Sistema de Información Científica Redalyc
Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

redalyc.org redalyc.org
Efeitos de Deslocamento do Desejo na Relação do Obsessivo Com a Histérica: um Ensaio Psicanalítico da Obra “Vestígios de Um Dia”
Fabíola Custódio Martins, Lilian Aparecida Ramos Santos, Vinicius de Albuquerque Borges da Silva, Lauro Take Tomo Veloso;
Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde 2015 19(4)
Resumen
Portugués Inglés
Motivados pela obra cinematográfica “Vestígios de um dia” e a obra literária “Resíduos do dia”, que originou o filme, procedemos a análise das posições subjetivas dos dois principais personagens: Mr. Stevens e Miss Kenton, obsessivo e histérica, respectivamente. Analisou-se também, a dinâmica desejante nesta interrelação. Fundamenta-se nos pressupostos teóricos da psicanálise freudo-lacaniana, partindo dos parâmetros da pesquisa bibliográfica e aplicada a um estudo de caso. O problema desta pesquisa se constituiu da observação, no senso comum, de que seres que a principio parecem “se completar” empreendem grandes embates e revelam grandes diferenças subjetivas. Formulou-se a hipótese de que na relação entre um obsessivo e uma histérica há uma dinâmica que envolve falta e desejo e que, no caso do obsessivo, seu movimento é o de escamotear a ambos, enquanto que no caso da histérica, seu movimento subjetivo foi de demover o obsessivo da sua condição. Nossa conclusão ratifica a hipótese apresentada, acrescida da percepção de que o laço, na relação conjugal, pareceu ser mais viável a partir da aceitação da sublime diferença que marca os diferentes sujeitos em suas posições subjetivas.

Palabras clave: Obsessão, Histeria. Desejo, Falta, Posição Subjetiva.
Ver Resumen
Universidad Autónoma del Estado de México
Sistema de Información Científica Redalyc ®
Versión 3.0 | 2018
redalyc@redalyc.org