redalyc.org

Sistema de Información Científica Redalyc
Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

redalyc.org redalyc.org
Uso do algoritmo de Gower na determinação da divergência genética entre acessos de tomateiro do grupo cereja
Mariella Camargo Rocha, Leandro Simões Azeredo Gonçalves, Rosana Rodrigues, Paula Renata Alves da Silva, Margarida Goréte Ferreira do Carmo, Antonio Carlos de Souza Abboud;
Acta Scientiarum. Agronomy 2010 32(3)
Resumen
Portugués Inglés
A análise conjunta de variáveis qualitativas e quantitativas tem sido apontada como ferramenta útil na estimativa da divergência genética entre os acessos de uma coleção de germoplasma. O presente trabalho teve como objetivos caracterizar uma coleção de germoplasma de tomateiro do grupo cereja, com base em descritores qualitativos e quantitativos e utilizar o algoritmo de Gower na quantificação da divergência genética. Estudaram-se 40 acessos de tomateiro cereja, cultivados em manejo orgânico nas condições de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro. Foram utilizados quatro descritores qualitativos relacionados aos frutos e nove descritores quantitativos. Os dados foram analisados de forma conjunta pelo algoritmo de Gower. Detectou-se variabilidade para coloração, formato e número de lóculos do fruto. A coloração vermelha foi observada em 25 acessos testados, registrando-se também a produção de frutos amarelos, laranjas e marrons. Para número de lóculos, foi registrada a ocorrência de frutos bi, tri, tetra e pluriloculares (com até sete lóculos). O método UPGMA foi o que obteve o maior coeficiente de correlação cofenética (0,80), observando-se a formação de sete grupos. Os grupos formados permitiram a distinção de frutos classificados como cereja e outros que não se adequaram a esta definição, por estarem acima do diâmetro equatorial proposto para esta classe.

Palabras clave: Solanum lycopersicum, análise multivariada, descritores qualitativos, descritores quantitativos, programa R.
Ver Resumen
Universidad Autónoma del Estado de México
Sistema de Información Científica Redalyc ®
Versión 3.0 | 2017
redalyc@redalyc.org