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O artigo discute as afinidades e ambiguidades entre messianismo e cultura de bem-estar social no espaço das Nações Unidas, em torno da seguinte questão: como poder, violência e políticas públicas conformam-se concretamente em seu espaço, manifestando-se em sua identidade? Sistematiza a discussão em dois eixos articulados: identidade emblemática onusiana e conjuntura internacional do passado e do presente. Aponta analistas das Relações Internacionais que contribuíram para a interpretação histórica, como Bauman, Moniz Bandeira, Fonseca Júnior, Garcia, Bertrand e Senarclens. Verifica que as Nações Unidas abarcam uma dialética de identidades, dependendo da lente adotada pelo analista para sua interpretação e do tipo de serviço que presta aos Estados Membros. Conclui que poder, violência e políticas públicas configuram-se no bojo das Nações Unidas, como instituição voltada para a disseminação do ideário messiânico e de cultura de bem- estar social.

Palabras clave: Messianismo, cultura de bem estar social, Nações Unidas, políticas públicas.
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Universidad Autónoma del Estado de México
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Versión 3.0 | 2017
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