Editorial
Ampliando horizontes
O Caderno Virtual de Turismo (CVT) se consolidou nos últimos anos como um dos principais veículos de comunicação científica da área de turismo do país. Desde sua criação, em 2001, o CVT deu importantes passos no sentido de fomentar a produção acadêmica nas diferentes temáticas direta ou indiretamente relacionadas ao fenômeno social do turismo. Buscamos o aprimoramento constante, tanto em termos tecnológicos quanto na qualificação dos processos editoriais, para que nossos leitores – profissionais, pesquisadores, professores e estudantes – interessados nos estudos turísticos, possam realizar suas pesquisas de modo simples e eficiente, acessando conteúdo de qualidade e gratuito.
Ao longo de sua história, o CVT vivenciou alguns ciclos de trabalho que culminaram em ganhos de qualidade em seus processos editoriais e nos conteúdos publicados. Foi assim quando implementamos o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) e, como consequência, passamos a ter uma circulação internacional, possibilitando um aumento substancial de sua visibilidade e capacidade de gerenciamento dos manuscritos submetidos. Em seguida, quando introduzimos a prática de duplo parecer cego, demos um salto de qualidade nos artigos publicados e passamos a ter a melhor avaliação no sistema Qualis/CAPES dentre os periódicos nacionais dedicados à temática do turismo.
Com a publicação deste número, iniciamos um novo e importante ciclo na gestão do periódico. Damos boas vindas a dois importantes parceiros: o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e o Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense (PPGTur/UFF).
A parceria com o IABS visa atender a duas demandas estratégicas do periódico. A primeira diz respeito à melhoria da produção editorial. Por meio a Editora IABS, o Instituto disponibilizará profissionais qualificados para a realização dos processos de revisão, normatização e diagramação. Assim, acreditamos que daremos mais agilidade e qualidade ao fluxo editorial de modo a reduzir o tempo de espera entre a submissão dos manuscritos e a publicação final dos artigos. Outro aporte importante fruto da parceria com o IABS será a retomada de uma prática que caracterizou o CVT em seus primeiros anos: a publicação de conteúdos diversos sobre os temas abordados no periódico para além do formato de artigos acadêmicos.
O Instituto, através de seu corpo técnico, será responsável pela produção e seleção de entrevistas, galeria de fotos, reportagens, dossiês, resenhas de livros, dentre outras seções. Essas inovações estarão disponíveis a partir deste número.
Já a parceria com o PPGTur/UFF formaliza uma colaboração tão antiga quanto o próprio CVT. O periódico nasceu como uma das ações do Instituto Virtual de Turismo para fomentar as pesquisas em turismo no Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, não havia cursos de bacharelado nas universidades públicas do Estado e os pesquisadores da área estavam distribuídos em diferentes universidades, programas de pós- -graduação e grupos de pesquisa. Hoje o cenário é outro e muitos dos nossos parceiros da época encontram-se vinculados ao PPGTur/UFF. O PPGTur/UFF é o primeiro programa de mestrado em turismo do Estado do Rio de Janeiro e nossa parceria visa ao fortalecimento mútuo, dando ainda mais credibilidade a ambas instituições.
Mas não pretendemos parar por aí. Nossa intenção é nos próximos anos envolver também os líderes de grupos de pesquisa dedicados ao estudo do turismo sediados no Estado do Rio de Janeiro de modo que o periódico seja o principal elemento de convergência da rede de pesquisadores do estado. Entendemos que a colaboração entre os protagonistas da pesquisa em turismo no estado será fundamental para o fortalecimento de nossas ações e a criação de um ambiente fértil para interações.
Acreditamos que o ciclo que se inicia conduzirá o Caderno Virtual de Turismo a um novo patamar, onde a eficiência na gestão dos processos editoriais e a qualidade das pesquisas divulgadas serão fundamentais para alcançarmos novas indexações nacionais e internacionais. Esperamos que você leitor seja o maior beneficiado desse esforço!