Dossiê Temático

Um esforço em rede para compreensão do turismo em tempos de pandemia

Eloise Silveira Botelho
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil
Carolina Todesco
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil
Sara Pugliesi Larrabure
Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal, Brasil

Um esforço em rede para compreensão do turismo em tempos de pandemia

Caderno Virtual de Turismo, vol. 21, núm. 3, 2021

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Um esforço em rede para compreensão do turismo em tempos de pandemia

O dossiê que compõe esta edição do CVT traz alguns resultados do trabalho da Rede Internacional de Pesquisa Turismo em Tempos de Pandemia: uma abordagem geográfica multi e trans-escalar, sob a liderança da Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP) e vice-liderança da Profa. Dra. Maria Goretti Tavares (UFPA). A Rede iniciou sua organização, em maio de 2020, logo após a deflagração de uma crise, sem precedentes na história, em diferentes interfaces da sociedade e, também, no turismo, devido à pandemia de Covid-19. A preocupação era deslocar o olhar de análises abrangentes e generalizantes, tais como os estudos de impactos da pandemia no setor turístico realizados pelos organismos internacionais e nacionais, e voltar-se para o lócus onde o turismo acontece, com o objetivo de compreender os desdobramentos socioeconômicos da crise nos lugares, em especial, nos que apresentam uma alta dependência dessa atividade.

Destarte, estão reunidos pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de diversas regiões do país, como também de instituições estrangeiras para desenvolver análises multi e trans-escalares. O grupo está organizado em doze equipes estaduais, oriundas do Amazonas, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, e três equipes estrangeiras, formada por pesquisadores da Argentina, Portugal e Moçambique. Em 2021, mais duas equipes estrangeiras se integraram à rede, pesquisadores da Bolívia e do Paraguai.

A adesão de acadêmicos de diferentes instituições indica a relevância do tema na atual agenda de pesquisas dos estudiosos do turismo, os quais possuem grande interesse em tratar sobre os impactos da pandemia: no desemprego e na precarização das condições de trabalho no setor de turismo; nas condições de funcionamento das empresas características e da gestão pública do turismo; na competitividade e nas estratégias do mercado turístico; nas mudanças temporárias e permanentes no comportamento dos turistas; no papel do Estado no enfrentamento de crises; na mobilidade e circulação nos espaços turísticos; na reconfiguração dos fluxos turísticos; entre tantos outros. Assim, o presente dossiê apresenta três estudos que perpassam os principais temas que mobilizam o debate em torno do turismo no contexto da pandemia.

O artigo "Consequências da pandemia da Covid-19 para o setor de turismo na região Bonito/Serra da Bodoquena", de Joyce Ávila de Oliveira (IFMS), Amilton Luiz Novaes (UFGD) e Edvaldo Cesar Moretti (UFGD), tem como foco evidenciar a situação dos trabalhadores do turismo dos municípios de Bodoquena, Bonito e Jardim, no Mato Grosso do Sul, durante o acirramento da crise (março a setembro de 2020), e identificar a atuação e/ou negligência do poder público no amparo aos trabalhadores nesse período.

O contexto da retomada dos fluxos turísticos ainda no ano de 2020 é alvo do estudo "Pequenas e grandes cidades turísticas do Nordeste: as diferenças na retomada do turismo no cenário pandêmico", de Carolina Todesco (UFRN), Maria Aparecida Pontes da Fonseca (UFRN) e Itamara Lúcia Fonseca (UFRN). O artigo apresenta como as configurações urbanas e populacionais e os casos de Covid-19 influenciaram as decisões de viagens e, consequentemente, impulsionaram uma recuperação maior do setor nas pequenas cidades comparada aos grandes centros urbanos.

Já o artigo "O turismo de Aracaju/SE em tempos de Covid-19: ameaças e tendências", de Cristiane Alcântara de Jesus Santos (UFS), Antônio Carlos Campos (UFS) e Larissa Prado Rodrigues (USP), trata sobre os impactos da pandemia nos empregos e empresas características do turismo do município de Aracaju, capital de Sergipe, assim como discute novas formas de turismo pós-Covid-19.

Os artigos que compõem esse dossiê são uma amostra qualificada de análises que permitem uma compreensão dos impactos nos lugares de uma crise global, e por isso acreditamos que sua leitura colabora com a discussão sobre o tema que permanecerá sendo alvo de muitos estudos, em virtude do aparecimento de novas variantes do vírus, que que continuam a colocar desafios para toda sociedade e para o turismo.

Ótima leitura a todos e todas!

HTML generado a partir de XML-JATS4R por