Editorial

Aprovação: 20 Junho 2018
EDITORIAL
Temos a grata satisfação de apresentar esse Número Especial da Encontros Bibli com artigos completos que participaram de um processo editorial a partir do Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (CGEI) que ocorreu em Florianópolis de 26 a 28 de Abril de 2017, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), evento que nasceu do interesse de pesquisadores dos Departamentos de Ciência da Informação das Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O objetivo foi criar um fórum específico de discussão de temáticas de Gestão da Informação, Empreendedorismo e Inovação em novo formato que envolvesse desde a iniciação científica, empresas juniores até o doutorado, incluindo a criação de um Consórcio Mestral e Doutoral, inédito na área de Ciência da Informação.
Além desses propósitos, também objetivou-se que as submissões a serem apresentadas tivessem oportunidade de participar de um processo editorial supervisionado por duas avaliações (blinded review) antes do evento e outra na apresentação, cujas recomendações e correções permitiram aos autores a publicação neste número especial da Encontros Bibli.
O primeiro artigo sobre a implantação de um Centro de digitalização e gestão de dados de pesquisa é representativo do ponto de inflexão que vive a sub-área de Gestão da Informação. Caracteriza o ecossistema de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em gestão e curadoria de dados da pesquisa, e observa os tipos de processos de inovação que casam com características desse ecossistema e o uso de uma ferramenta fundamentada em trabalho colaborativo.
O segundo artigo trata de um importante conceito para Gestão da Informação que é a inovação incremental ao abordar a construção do plano de classificação de documentos de arquivo funcional e que possibilita a detecção de processos não normatizados, contribuindo com a inovação incremental, uma vez que esta se caracteriza por melhoramentos a produtos /processos já existentes.
O terceiro artigo investiga a temática do empreendedorismo em ciência da informação e procura identificar se os alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás possuem um perfil consultor proporcionado pelos recursos oferecidos pela Empresa júnior do Curso.
O quarto artigo se trata de um estudo descritivo por meio da análise quantitativa multi e bivariada, em que se objetiva realizar uma análise criminal na base Global Terrorism Database, como forma de detectar padrões nos ataques terroristas em território brasileiro, temática de alta relevância para segurança pública e se destaca pelo uso de métodos quantitativos com uso de testes não paramétricos e Análise de Correspondência Múltipla.
O quinto artigo aborda a memória organizacional, como processo da Inteligência Organizacional na otimização da tomada de decisão. O enfoque informacional é o de recuperação da informação vinculada aos processos, instruções de trabalho, ferramentas e técnicas da organização aplicadas a uma empresa do setor tecnológico.
O sexto artigo propõem elementos para ampliar a participação do consumidor cocriação de valor no desenvolvimento de produtos. Com a popularização da Internet e a mudança no perfil do consumidor, em que eles estão mais informados e participativos as empresas podem identificar informações sobre o que é necessário para incluir o cliente no processo de inovação.
O sétimo artigo apresenta aplicação dos princípios do Pensamento Enxuto (Lean Thinking) como fatores facilitadores para a criação e disseminação de conhecimento organizacional, uma vez que considera os processos de gestão da informação e do conhecimento organizacional relevantes para o alcance de desempenho superior. Concluiu que a aplicação dos princípios do Pensamento Enxuto, via de regra, possibilita ganhos de eficiência e produtividade, que são auferidos pela eliminação de desperdícios nos processos de trabalho e que promove o desenvolvimento de um contexto adequado para a gestão do conhecimento organizacional.
O oitavo artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida sobre avaliação arquivística, que teve por problemática delinear os enquadramentos teóricos e investigar as abordagens utilizadas no âmbito nacional acerca de documentos na Arquivologia e em suas relações interdisciplinares para uma eficaz e eficiente gestão documental e da informação.
O nono artigo é resultado de um projeto de iniciação científica foi buscar fontes históricas sobre as Cataratas do Iguaçu por meio do levantamento, catalogação e a digitalização, por meio de fotografia digital, de documentos preservados e disponíveis em unidades de informação do Brasil e da Argentina e obteve como resultado a constituição de um acervo que conta com 138 fontes históricas.
O décimo artigo analisa dados recuperados da Web of Science (WoS) para identificar padrões nos estudos sobre Mineração de Textos voltados a escolha de ferramentas a serem utilizadas na aplicação de método de mineração de dados. Recuperaram-se referências de artigos no formato BibTeX na plataforma WoS para inserção de dados do formato BibTeX para um banco de dados MySQL.
O décimo primeiro artigo objetiva identificar os conhecimentos críticos voltados para o incremento do processo de inovação em startups catarinenses. O procedimento metodológico adotado é um estudo de casos múltiplos.
E o décimo segundo artigo é resultado do fórum de discussão dos signatários da Rede Sul de Gestão da Informação, ocorrido pré-evento e aborda o ordenamento jurídico nacional e os processos de inovação tecnológica e os instrumentos legais para a implantação de um sistema de inovação, bem como a proteção de direitos com base na Emenda Constitucional n. 85/2015 e a Lei n. 13.243/2016 que estipularam um modelo de sistema de inovação nacional caracterizado como um modelo de tripla hélice, mas estruturado a partir do Estado.
O conjunto dos artigos desse Número Especial da Encontros Bibli aponta para as novas fronteiras que a gestão da informação tem pela frente, particularmente em sua tarefa de promover e participar da interdisciplinaridade, como podemos ver nos artigos em diferentes medidas e dimensões. O processo editorial foi capaz de promover a interação off-line (referees) e on-line (evento), o que favoreceu a qualificação dos participantes-autores.
Por fim, espera-se que a Rede Sul de Gestão da Informação, hoje já ampliada com as participações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Universidade de Brasília (UNB) possa ser profícua nessa tarefa e surgir como espaço acadêmico qualificado para diversos tipos de interação acadêmica entre os envolvidos e extensiva aos interessados, da graduação ao pós-doutorado, incluindo a Iniciação Científica e as Empresas Juniores, com a compreensão da Ciência da Informação como amplo campo de conhecimento interdisciplinar e da Gestão da Informação como sub-área com potencial de interação com outras disciplinas, além das tradicionais.
Autor notes