Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
Editorial
Maísa de Souza Ribeiro; Amaury José Rezende
Maísa de Souza Ribeiro; Amaury José Rezende
Editorial
Revista de Contabilidade e Organizações, vol. 2, núm. 3, pp. 1-2, 2008
Universidade de São Paulo
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Editorial

Editorial

Maísa de Souza Ribeiro
Universidade de São Paulo, Brazil
Amaury José Rezende
Universidade de São Paulo, Brazil
Revista de Contabilidade e Organizações, vol. 2, núm. 3, pp. 1-2, 2008
Universidade de São Paulo

A Revista de Contabilidade e Organizações, em cumprimento com sua missão, apresenta o número 3 do volume 2, com as seguintes contribuições:

A pesquisa intitulada “RELACIONAMENTO ENTRE PERSISTÊNCIA DO LUCRO RESIDUAL E PARTICIPAÇÃO DE MERCADO EM FIRMAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO”, dos autores Antonio Carlos Dias Coelho e Andson Braga, avalia os efeitos da participação de mercado de firmas brasileiras sobre a série de lucros residuais, estimados pelo modelo de avaliação da firma de Ohlson (1995). Trata-se de uma pesquisa em que a amostra é coletada da base de dados da Economática e que utiliza três variáveis: índice de concentração industrial, crescimento do PIB e porte da firma. Os resultados do estudo indicam que, partindo-se da análise de lucros residuais, a participação de mercado não provoca ganhos anormais em firmas brasileiras.

Sirlei Lemes e Lycea Maria Maciel Nogueira, com “ESTUDO DO NÍVEL DE COMPARABILIDADE DOS AJUSTES PARCIAIS EM USGAAP E BRGAAP”, analisaram o nível de comparabilidade das empresas brasileiras que apuram seus resultados de acordo com os USGAAP. O estudo é exploratório, com pesquisa documental na coleta de dados. O índice utilizado para cálculo do nível de comparabilidade foi o Índice de Comparabilidade de Gray (1980). A pesquisa identificou que os ajustes que mais afetaram as reconciliações analisadas foram Combinações de Negócios e Intangíveis. O estudo demonstra também mensurações materialmente diferentes do lucro/ prejuízo líquido apurado segundo os BRGAAP e os USGAAP.

O estudo sobre “A INFLUÊNCIA DA COBERTURA DAS EMPRESAS DE RATING SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS DAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS”, de Camila Vasconcelos, Denilson Reis, Ivan Miyashiro e Edilson Paulo, discute a relação entre o comportamento discricionário dos gestores de companhias brasileiras e a cobertura das empresas de rating. O estudo enquadra-se como exploratório, utilizando-se também da pesquisa bibliográfica e empírica. Foram utilizados os modelos Jones e KS e a abordagem pooling of independent cross sections para mensurar os accruals discricionários. Os resultados evidenciam que não há relação entre o gerenciamento de resultados e a cobertura das empresas de rating no mercado brasileiro.

Suliani Rover, Fernando Dal-Ri Murcia, José Alonso Borba e Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, na pesquisa “DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O DISCLOSURE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS PERTENCENTES A SETORES DE ALTO IMPACTO AMBIENTAL”, examinam a divulgação voluntária de informações ambientais pelas empresas brasileiras. A técnica utilizada foi a análise de conteúdo, sendo que, como unidade de registro, optou-se pelo número de sentenças. A amostra do estudo são as empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo e pertencentes a setores de alto impacto ambiental, segundo a Lei 10.165/2000. O resultado da pesquisa evidenciou que a categoria com maior número de sentenças é a de “Políticas Ambientais”, seguida pela de “Informações Financeiras Ambientais”. A maioria das informações é declarativa, e não auditada, o que corrobora a Teoria do Disclosure Voluntário.

Marcos Antonio de Souza, Charline Barbosa Pires e Fabiana Costa Silveira abordam o tema “COLHEITA FLORESTAL: MENSURAÇÃO E ANÁLISE DOS EFEITOS DAS VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS E NÃO CONTROLÁVEIS NO CUSTO DAS ATIVIDADES DE CORTE E DESCASQUE MECANIZADO”, discutindo aspectos da classificação, mensuração e análise dos custos envolvidos na prestação de serviços da colheita florestal, mais especificamente nas atividades de corte e descasque. Trata-se de um estudo de caso único, que utilizou como fonte de dados a observação direta, entrevistas, documentos e registros em arquivos.

Chega-se a conclusão que o modelo apresentado oferece subsídios para decisões sobre custo, produtividade e preço de venda.O estudo “UMA APLICAÇÃO DA REGRESSÃO LOGÍSTICA NO INVENTÁRIO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE CANFIELD (LSI) SOB A ÓTICA DAS REPROVAÇÕES ACADÊMICAS”, dos autores Jacqueline Veneroso Alves Cunha, Edgard Bruno Cornachione Junior e Gilberto de Andrade Martins, tem como objetivo analisar o nível de repetência dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis no contexto brasileiro, utilizando as variáveis consideradas pelo Inventário de Estilos de Aprendizagem de Canfield (LSI). O estudo foi feito por meio de aplicação de questionário em uma das maiores instituições de ensino particulares do estado de Minas Gerais. Utilizou-se a regressão logística como ferramenta estatística.

A conclusão da pesquisa é que a reprovação está associada positivamente à preferência dos alunos por detalhes, quando se trata de aulas expositivas, e à alta expectativa com relação às suas notas. Sandra Rolim Ensslin e Beatriz Maurilia dos Santos da Silva, por meio do tema “INVESTIGAÇÃO DO PERFIL DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS CONGRESSOS DE CONTABILIDADE DA USP E DA UFSC COM ÊNFASE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA”, apresentam os artigos publicados nos anais dos Congressos USP de Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica em Contabilidade, no ano de 2004, e comparam com a produção dos Congressos UFSC de Controladoria e Finanças e Iniciação Científica em Contabilidade, no ano de 2007. A pesquisa tem caráter descritivo e busca apresentar as características das produções que contemplam a modalidade “Iniciação Científica”. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, que: o macro-tema Contabilidade Gerencial é o mais explorado pelos autores mais prolíficos; prevalecem os estudos empírico-teóricos; as referencias nacionais se sobressaem; os livros são as obras mais referenciadas.

Na pesquisa sobre “APLICAÇÃO DA ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS UTILIZANDO VARIÁVEIS CONTÁBEIS”, os autores Silvia Pereira de Castro Casa Nova e Ariovaldo dos Santos demonstram a importância do uso de técnicas estatísticas e matemáticas para testar os desempenhos econômico, financeiro e operacional das empresas. O objetivo do estudo é apresentar a aplicação dos pressupostos do modelo DEA na avaliação dos níveis de eficiência das empresas brasileiras, a partir de variáveis contábeis. A técnica utilizada permitiu traçar uma fronteira de eficiência para o conjunto de empresas analisadas, além de possibilitar a identificação das ações que a companhia considerada ineficiente deveria realizar para atingir a fronteira.

Boa leitura! Os Editores.

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc