EDITORIAL
A primeira edição, volume X, da Revista de Administração da UFSM contém dez artigos, recebidos de autores de diversos estados brasileiros, tais como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Esta edição tem início com o estudo intitulado Capital Social Organizacional em um Projeto Interorganizacional: um Estudo Desenvolvido no Terceiro Setor, de autoria de Rosana da Rosa Portella Tondolo, Claudia Cristina Bitencourt e Guilherme Luís Roehe Vaccaro busca identificar o nível de Capital Social Organizacional (CSO) das organizações sociais participantes de um projeto interorganizacional desenvolvido no Estado do Rio Grande do Sul.
A pesquisa de Fabricio Ziviani e Marta Araújo Tavares Ferreira, Práticas de gestão da inovação no setor elétrico brasileiro: a percepção dos gerentes de pesquisa e desenvolvimento é o segundo artigo dessa edição. A presente pesquisa buscou analisar as características e práticas organizacionais relacionadas à inovação presentes nas empresas do setor elétrico brasileiro.
O terceiro artigo desta edição, Relações entre Consumidores de Baixa Renda, Empresas e Governo: “eles lá e nós aqui” é da autoria de Marcus Wilcox Hemais e Leticia Moreira Casotti. Este artigo resgata a opinião de consumidores de baixa renda, com o objetivo de entender sua visão sobre a relação com empresas e governos.
Maria Aparecida Gouvêa, Ana Carolina Raduan Masano e Daielly Melina Nassif Mantovani são os autores do quarto artigo dessa edição, denominado Avaliação De Serviços Bancários No Segmento De Alta Renda Na Cidade De São Paulo. A pesquisa apresentou uma avaliação das expectativas e das percepções de clientes bancários na categoria de pessoa física e no segmento de alta renda no município de São Paulo.
Gastos Públicos: Análise Da Aplicação Da Lei De Responsabilidade Fiscal E Da Constituição Federal No Corede Alto Jacuí é o quinto artigo desta edição, de autoria de Cristiano Berlt, Reisoli Bender Filho e Pâmela Amado Tristão, trata do planejamento e o controle das contas públicas constituem-se em temas centrais no novo regime de administração pública. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou analisar a observância dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela Constituição Federal nos municípios do COREDE Alto Jacuí, na gestão administrativa 2005-2008.
O sexto artigo desta edição, Gestão Integrada Dos Recursos Hídricos Como Política De Gerenciamento Das Águas No Brasil é de autoria de Mayane Bento Silva, Mário Miguel Amin Garcia Herreros e Fabricio Quadros Borges e analisou como o Brasil está gerindo seus recursos hídricos, com o objetivo de avaliar sua proximidade com o modelo de Gestão Integrada de Recursos Hídricos - GIRH.
Liana Holanda Nobre, Alvaro Fabiano Pereira De Macedo, Fabio Chaves Nobre e Wesley Vieira Silva são os autores do sétimo artigo desta edição, denominado Análise Da Relação Entre Variáveis Demográficas E Escores De Tolerância Ao Risco De Decisores, este artigo buscou avaliar quais variáveis demográficas podem ser utilizadas para classificar os decisores quanto ao grau de tolerância ao risco.
A Emergência da General Motors do Brasil como Centro de Engenharia Global é o oitavo artigo desta edição, desenvolvido por Flavia Consoni, Roberto Carlos Bernardes e Gabriela Scur. Esse artigo se propôs a pensar criticamente o papel que coube à subsidiária brasileira dentro desse novo contexto, nas oportunidades de adensamento das atividades de P&D e os benefícios para a sua engenharia de desenvolvimento de produtos.
O texto intitulado A mudança organizacional sob a ótica do discurso: um caso de ensino sobre uma comunidade de pessoas com e sem deficiências de aprendizado é o nono artigo desta edição, de autoria de Leonardo Blanco dos Santos e Silvia Marcia Russi De Domenico. Este artigo apresenta um caso de ensino voltado à discussão da mudança organizacional, sob a óptica do paradigma interpretativista e dos estudos dos discursos organizacionais. Descreve-se o processo de mudança pelo qual está passando uma organização não-governamental, onde vivem pessoas com e sem dificuldades de aprendizado, estes últimos denominados assistentes.
O artigo que finaliza esta edição, O Impacto Da Aplicabilidade Das Técnicas Do Trabalho Colaborativo Suportado Por Computador Nas Compras Do Governo Federal - Pregão Eletrônico, de autoria de Antonio José Caulliraux Pithon, Magali da Rocha Martins e José Luiz Fernandes tem por objetivos analisar até que ponto as compras públicas podem ser agilizadas com a introdução das técnicas do trabalho colaborativo a fim de controlar a informação de modo consistente e eliminar as tarefas improdutivas, assim como a burocracia desnecessária, e como consequência aumentar a eficiência e a qualidade do processo.
A primeira edição da ReA, do ano de 2017, contempla temáticas de grande interesse da comunidade científica e empresarial e da sociedade de modo geral. Nela são abordados temas de diversas áreas, como: Administração Geral, Gestão de Organizações Sociais, Gestão Pública, Marketing e Gestão de Pessoas.
A presente edição, volume X, número 1, relativa ao primeiro trimestre de 2017, é publicada em versão eletrônica e pode ser acessada no seguinte endereço: http://www.ufsm.br/reaufsm.
Agradecemos aos autores, avaliadores e membros do Conselho Editorial, do Comitê Executivo e da Equipe Técnica da ReA, pelo esforço e pela dedicação na elaboração desta edição.
Cordiais saudações,
Clandia Maffini Gomes, Drª Editora da ReA