EDITORIAL
EDITORIAL
A quinta edição, volume X, da Revista de Administração da UFSM contém dez artigos, recebidos de autores de diversos estados brasileiros, tais como Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, São Paulo e Alagoas.
O primeiro artigo desta edição, intitulado “Participação cidadã local: reflexões a partir da literatura espanhola sobre o tema”, de autoria de Marcia Prezotti Palassi, Alfredo Rodrigues Leite da Silva e Rogerio Zanon da Silveira, teve como objetivo identificar e discutir contribuições da experiência espanhola para o desenvolvimento do tema participação cidadã local.
A pesquisa de Fabio da Silva Piñeiro, Janaina Mendes de Oliveira, Anderson Cougo da Cruz e Tiago Zardin Patias, “Modelos de negócio em startups: um estudo multicaso” é o segundo artigo desta edição. Esse artigo buscou verificar como as empresas utilizaram o modelo de negócios. Foram objetos da análise três startups localizadas na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, escolhidas por apresentarem diferentes especificidades.
O terceiro artigo desta edição, “Abordagem multiparadigmática em estudos organizacionais: avanços e limitações”, é de autoria de Nério Amboni, Daniel Ouriques Caminha, Rui Otávio Bernardes de Andrade e Maurício Fernandes e tem por objetivo discutir os avanços e as limitações da abordagem multiparadigmática no desenvolvimento de estudos organizacionais.
Monize Sâmara Visentini, Olinto César Bassi de Araújo, Denis Borenstein e Alberto Francisco Kummer Neto são os autores do quarto artigo desta edição, intitulado “Resolução integrada de problemas do planejamento do transporte público: foco na tabela de horários e no escalonamento
de veículos com frota heterogênea”. O artigo propõe um novo modelo de Programação
Linear Inteira, baseado em uma rede tempo-espaço, que integra os problemas de geração da
tabela de horários e o escalonamento de veículos com frota heterogênea.
“Pesquisa operacional aplicada à Administração: um estudo sobre os artigos internacionais publicados entre 1993 e 2013” é o quinto artigo desta edição, de autoria de Wellington Furtado Santos, Eugenio de Oliveira Simonetto e David Luiz Silva Ferreira. Os autores analisam a produção científica internacional em pesquisa operacional aplicada em Administração, publicada
entre os anos de 1993 e 2013.
O sexto artigo desta edição, “Estratégias de legitimidade de Suchman evidenciadas pelas empresas brasileiras destinatárias do pedido do Carbon Disclosure Project”, é de autoria de Luana das Graças Queiroz de Farias, José Célio Silveira Andrade e Sônia Maria Silva Gomes. O estudo identificou as tipologias de estratégias de legitimidade de Suchman (1995) mais evidenciadas pelas empresas brasileiras destinatárias do pedido do Carbon Disclosure Project (CDP) no período de 2006 a 2010.
Marcelo Yoshinori Kameiya, Maria do Carmo Romeiro e Claudia Terezinha Kniess são os autores do sétimo artigo desta edição, intitulado “Boas práticas em gestão de projetos: um estudo na Prefeitura de Praia Grande”, que teve como objetivo identificar as práticas de gerenciamento de projetos, segundo o padrão de boas práticas PMBoK.
“Confiança, comportamento oportunista e quebra de contratos na cadeia produtiva do tabaco” é o oitavo artigo desta edição, desenvolvido por Heron Sergio Moreira Begnis, Silvio Cesar Arend e Rejane Maria Alievi. Esse estudo analisou as características socioeconômicas dos produtores, as quais podem estar relacionadas ao comportamento oportunista e à quebra de contrato na cadeia produtiva do tabaco no Sul do Brasil.
O texto intitulado “Avaliação de eficiência de estratégias de hedge para o risco de preço do café do brasil com o uso de contratos da BM&FBOVESPA” é o nono artigo desta edição, de autoria de Waldemar Antonio da Rocha de Souza, André Ricardo Reis Costa, Tristão Sócrates Baptista Cavalcante, Claudio Zancan e Pedro Valentim Marques. O trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência das estratégias sem hedge, hedge simples (naïve), hedge estático e hedge dinâmico calculado pelo modelo GARCH-BEKK na gestão de risco dos preços do café das principais regiões produtoras brasileiras.
O artigo que finaliza esta edição, “Adoção de Tecnologia da Informação e sua relação com a Gestão de Negócios em Micro e Pequenas Empresas (MPEs)”, de autoria de Guilherme Lerch Lunardi, Décio Bittencourt Dolci e Pietro Cunha Dolci, teve por objetivo compreender melhor a adoção da Tecnologia da Informação e sua associação com diferentes atividades administrativas nas MPEs.
A quinta edição da ReA, do ano de 2017, contempla temáticas de grande interesse da comunidade científica e empresarial e da sociedade em geral. Nela foram abordados temas de diversas áreas, como: Administração Pública, Empreendedorismo, Estudos Organizacionais, Pesquisa Operacional, Gestão Ambiental, Gestão de Projetos, Finanças e Sistemas de Informação.
A presente edição, volume X, número 5, edição especial, é publicada em versão eletrônica e pode ser acessada no seguinte endereço: www.periodicos.ufsm.br/reaufsm/.
Agradecemos aos autores, avaliadores e membros do Conselho Editorial, do Comitê Executivo e da Equipe Técnica da ReA, pelo esforço e pela dedicação na elaboração desta edição.
Cordiais saudações,
Clandia Maffini Gomes,
Drª Editora da ReA