EDITORIAL
A sexta edição, volume X, da Revista de Administração da UFSM contém dez artigos, recebidos de autores de diversos estados brasileiros, tais como Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Nordeste, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
O primeiro artigo desta edição intitulado O comportamento de consumo de tecnologías digitais pelo público feminino de autoria de Samuel Lincoln Bezerra Lins, Karina de Lemos Weiler, Rita de Cássia de Faria Pereira e Ceres Grehs Beck investiga o comportamento de consumo de tecnologias digitais por mulheres.
A pesquisa de Laércio André Gassen Balsan, Vânia Medianeira Flores Costa, Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, Luis Felipe Dias Lopes, Mauren Pimentel Lima e Andressa Schaurich dos Santos intitulada A influência do comprometimento, do entrincheiramento e do suporte à transferência de treinamento sobre o impacto do treinamento no trabalho é o segundo artigo dessa edição e tem como objetivo verificar a influência dos vínculos no trabalho – Comprometimento e Entrincheiramento Organizacionais - e do Suporte à transferência sobre o impacto do treinamento no trabalho em membros de uma Instituição Pública de Ensino Superior.
O terceiro artigo desta edição, Os discursos do empreendedorismo na administração pública brasileira: análise crítica de uma experiência contemporânea, de autoria de Josiel Lopes Valadares, Valderí de Castro Alcântara, Ana Alice Vilas Boas e Magnus Luiz Emmendoerfer analisa os elementos da prática social presentes no discurso de incorporação do empreendedorismo na recente experiência do setor público de Minas Gerais.
Cassio Roberto Conceição de Menezes e Rivanda Meira Teixeira são os autores do quarto artigo dessa edição, denominado Inovações em pequenas empresas do setor de serviços: estudo multicasos em escolas particulares de Sergipe. O artigo tem como objetivo analisar as inovações implementadas por empreendedores em escolas particulares, tomando por base teórica as categorias de inovação em serviços de Sundbo e Gallouj (1998) e o modelo de inovação de Hansen e Birkinshaw (2007).
Repatriação de profissionais brasileiros: uma análise das políticas praticadas pelas empresas brasileiras é o quinto artigo desta edição, de autoria de Thaís Ettinger Salgado, Eduardo Camargo Oliva, Edson Keyso de Miranda Kubo, Darticleia Almeida Sampaio da Rocha Soares e Marcos Eduardo Zambanini. O presente estudo analisa as políticas nos programas de repatriação praticados nas transnacionais brasileiras, e se concentrou em estudar a gestão internacional de RH, bem como, se aprofundar nas políticas e práticas das empresas brasileiras que possuem programas de repatriação.
O sexto artigo desta edição, Políticas organizacionais para incentivar bicicletas na mobilidade urbana em Porto Alegre/RS é de autoria de Daniele Eckert Matzembacher e Luis Felipe Machado do Nascimento. O objetivo deste artigo consiste em identificar as políticas de incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte desenvolvidas por organizações em Porto Alegre/RS.
Renata Gonçalves Santos Silva, Patrícia Liebesny Broilo, Ricardo Saraiva Frio, Claudio Hoffmann Sampaio e Marcelo Gattermann Perin são os autores do sétimo artigo desta edição, denominado Escala de inovatividade organizacional: evidências de validação para o contexto brasileiro. No presente estudo, investiga-se a validade desta escala no contexto brasileiro, contemplando organizações de diferentes setores.
Modelo orçamentário das universidades federais: fatores motivadores e inibidores de sua institucionalização é o oitavo artigo desta edição, desenvolvido por Cisne Zélia Teixeira Reis, Adriel Rodrigues de Oliveira, Suely de Fátima Ramos Silveira e Nina Rosa da Silveira Cunha. Este estudo investiga o empenho da universidade em aprimorar as suas capacidades gerenciais em benefício da incorporação efetiva do modelo orçamentário em seus hábitos e rotinas.
O texto intitulado Estruturasde Governança Híbridas em Redes de Cooperativas de Crédito Brasileiras e Canadenses sob a ótica da Teoria dos Custos de Transação é o nono artigo desta edição, de autoria de Alessandro Gustavo Souza Arruda, Ana Cristina de Faria, Maria do Carmo Romeiro e Francisco Carlos Fernandes. Este trabalho objetiva analisar a influência das Estruturas de Governança (EG) nos Custos de Transação (CT) de Cooperativas de Crédito (CC) brasileiras e canadenses.
O artigo que finaliza esta edição, About Social Innovation: epistemological, technical theoretical and methodological considerations on the academic production from 2008 to 2012 de autoria de Sueli Menelau e Breno Giovanni Adaid-Castro, tem como objetivo delimitar o conceito de inovação social em seus aspectos epistemológico, morfológico, teórico e técnico, com a finalidade de embasar estudos sobre inovações que buscam resultados sociais.
A sexta edição da ReA, do ano de 2017, contempla temáticas de grande interesse da comunidade científica e empresarial e da sociedade em geral. Nela foram abordados temas de diversas áreas, como: Marketing, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Inovação, Internacionalização, Sustentabilidade e Administração Financeira.
A presente edição, volume X, número 6, edição especial, é publicada em versão eletrônica e pode ser acessada no seguinte endereço: www.periodicos.ufsm.br/reaufsm/
Agradecemos aos autores, avaliadores e membros do Conselho Editorial, do Comitê Executivo e da Equipe Técnica da ReA, pelo esforço e pela dedicação na elaboração desta edição.
Cordiais saudações,
Clandia Maffini Gomes, Drª
Editora da ReA