Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO
Interações, vol. 11, núm. 19, p. 0, 2016
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Apresentação

APRESENTAÇÃO

Interações, vol. 11, núm. 19, p. 0, 2016
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Apresentamos com muita satisfação o novo número da Interações, que traz como tema de seu dossiê a Teopoética, tema emergente dos estudos literários e teológicos contemporâneos.

No primeiro artigo de nosso dossiê –Teologia e Literatura: bases para um diálogo –Antônio Manzatto nos apresenta em linhas gerais o trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa em Literatura, Religião e Teologia (LERTE – PUC SP) e indica como o estudo das relações entre teologia e literatura tem-se intensificado ultimamente.

Em A liberdade dentro da fé: cristianismo, poesia e contemporaneidade em Murilo Mendes, Luciano Costa Santos analisa a obra do poeta mineiro, defendendo a ideia de que o autor descortina uma leitura da perspectiva cristã que possibilita o sujeito à abertura para um permanente diálogo com a transcendência.

Eduardo Losso, em O que há de magia na poesia? Comparando poéticas do encantamento, reflete sobre as relações entre a poesia, mística e magia a partir do estudo de Platão, Martin Opitz e Novalis. Para o autor, ao comparar as três perspectivas, percebe-se que a magia é essencial à origem e atuação da poesia.

No quarto artigo do dossiê –Recuperar a lógica poética da Revelação: uma contribuição do diálogo entre Teologia e Literatura –Alex Villas Boas propõe uma reflexão sobre como a teologia pode contribuir com a questão da busca de sentido da vida/patodiceia, buscando critérios para a formulação de uma “lógicapoética”elementoformal à propostacomo.

No quinto artigo–Ofício das trevas: Alceu Amoroso Lima na noite do arbítrio – Marcelo Timotheo da Costa analisa como o leigo católico e intelectual reagiu à decretação do Ato Institucinal número 5, utilizando-se das cartas endereçadas à sua filha, a monja beneditina Maria Teresa ao longo de 1969.

Leandro Garcia, em Tristão de Athayde e os Três Andrades – o problema de Deus, concentra-se na troca missivista entre Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde) e Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade, concentrando-se nas questões religiosas, além de discutir alguns aspectos do gênero epistolar e sua importância nos Estudos Literários e Culturais.

No sétimio artigo do dossiê – Fora da beleza não há salvação: aproximações entre Teologia e Estética. Uma introdução – Carlos Caldas Ribeiro Filho, partindo da ideia de que o humano é marcado pela sensibilidade para com o belo e o transcendente ,reflete sobre as aproximações entre teologia e estética a partir de uma perspectiva da teologia protestante.

Em Para uma leitura teológica de Caim, de José Saramago, Marcus Aurélio Alves Mariano analisa como o escritor português apresenta na obra a imagem de Deus, levantando a hipótese de que Saramago se opõe àquela veiculada pelas instituições religiosas, sobretudo o judaísmo e o cristianismo.

A seção de Artigos traz o texto de Ceci Maria Costa Baptista Mariani

– Ave Maria cheia de faces: sobre a emergência do espiritual em meio ao retorno do religioso na pós-modernidade. Partindo da obra de Carlos Mendoza-

Álvarez, a autora nos ofereceMariaumacheia deinterpre faces” da Escola de Samba Águia de Ouro no c

O número finaliza com a resenha da obra Do ódio, de Gabriel Liiceanu, escrita por Rodrigo Coppe Caldeira.

Uma ótima leitura!

Rodrigo Coppe Caldeira - EDITOR

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc