Apresentação
APRESENTAÇÃO
Apresentamos o novo número da revista Interações, que traz como dossiê o tema da Espiritualidade e Saúde. Além de artigos de autores brasileiros, contamos também nesse dossiê com autores da Suíça, França e Canadá (Québec). Avançam-se, assim, as parcerias internacionais em busca de maior circulação de conhecimentos da área.
O primeiro texto, como de costume, é o Editorial, que dessa vez é assinado pela professora e pesquisadora Marta Helena de Freitas, que realiza uma reflexão sobre o campo de estudos que tem como objeto as relações entre a espiritualidade e a saúde.
No primeiro artigo do dossiê – Spiritualité et bien-être chez des personnes âgées : le cas des résidents dans une institution en Suisse – Zhargalma Dandarova, Karine Laubscher, Pierre-Yves Brandt apresentam os primeiros resultados de um estudo exploratório sobre espiritualidade e bem- estar em pessoas idosas residentes de um estabelecimento médico suíco.
No segundo artigo – Santé, bien-êtreet spiritualité. Une évaluation critique
– Guy Jobin defende a ideia de que a abertura da biomedicina à experiência espiritual dos pacientes implica na transformação da noção de espiritualidade, qual seja, sua eticização, afastando-a do significado que ela possue nas tradições cristãs.
No terceiro artigo – Comment parler de spiritualité avec des patients atteints de cancers avancés? – Nicolas Pujol aborda as questões éticas e epistemológicas do recurso ao conceito de “espiritualidade” no contexto de uma doença grave.
Paulo Sérgio Carrara, em Espiritualidade e saúde na logoterapia de Victor Frankl, estuda a pertinência da proposta do psicólogo austríaco sobre a relação entre espiritualidade e saúde, partindo de sua perspectiva sobre a vontade de sentido que caracteriza o ser humano.
No quinto artigo – Espiritualidade, religiosidade e saúde: velhos debates, novas perspectivas – Tania Valente busca estudar os conceitos de religião e espiritualidade no contexto de suas relações com o tema da saúde e da prática clínica.
No sexto artigo do dossiê - Problematizações, desafios e possibilidades da inserção da religiosidade/espiritualidade (R/E) no contexto hospitalar brasileiro – Luciana Fernandes Marques e Tiago D’Oliveira e Silva estudam o tema da religiosidade e da espiritualidade no ambiente hospitalar, perguntando se os profissionais de saúde no Brasil estão preparados para lidar com as diferentes expressões religiosas que podem surgir nesse ambiente.
No artigo sétimo, Espiritualidade e saúde: a experiência grega arcaica, Fabrício Possebon realiza um estudo filosófico, buscando compreender os conceitos de espiritualidade e saúde na tradição grega arcaica.
Em A religiosidade/espiritualidade na prática do cuidado entre profissionais da saúde, finalizando o dossiê, Lucas Guilherme Teztlaff de Gerone apresenta uma revisão de literatura sobre espiritualidade, religiosidade e saúde, buscando evidenciar as metodologias destas literaturas no intento de apontar o papel da teologia na prática do cuidado entre profissionais da saúde.
Na seção Artigos trazemos dois textos:
Em Conhecendo os paradigmas catequéticos, Solange Maria do Carmo e Alex Cristiano dos Santos visam apresentar os três paradigmas catequéticos que se delinearam na história.
Áurea Marin Burocchi, em A criação, esplendor da Trindade, apresenta parte de um capítulo de sua tese de doutorado que versa sobre o pensamento de Bruno Forte e sua perspectiva teológica trinitária.
Por fim, podemos ler a resenha escrita por João Ferreira Júnior sobre a obra Catequese no mundo atual: crise, desafios e um novo paradigma catequético de Solange Maria do Carmo.
Boa leitura!
Rodrigo Coppe Caldeira
Editor