Apresentação

Apresentação

Flávio Senra *
Ozenildo Rocha **

Apresentação

Interações: Cultura e Comunidade, vol. 13, núm. 23, pp. 5-7, 2018

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Com o presente volume, Interações inicia um novo ciclo. Em seu corpo editorial, a publicação conta com um novo editor-gerente do PPGCR PUC Minas e com novos editores-associados, discentes do Curso de Doutorado, bolsistas CAPES, em estágio de docência. Dessa forma, Interações incorpora a missão de valorizar a formação de recursos humanos qualificados.

Interações acolhe a produção qualificada de docentes e de discentes de Programas de pós-graduação da área e áreas afins, executando o mesmo procedimento de avaliação por pares através do método Double Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois pareceristas especialistas na área com elevada titulação acadêmica.

Interações se concentra prioritariamente na área de conhecimento de Ciências da Religião e de Teologia, mas também recebe trabalhos de áreas afins. Os seus números temáticos serão organizados a partir dos temas correlatos às subáreas da árvore do conhecimento de Ciências da Religião e Teologia, tais como, Ciência da religião aplicada; Ciências da linguagem religiosa; Ciências empíricas da religião; Epistemologia das ciências da religião; História das teologias e religiões; Teologia fundamental-sistemática; Teologia prática; Tradições e escrituras sagradas. Com essa decisão editorial, os números de cada volume passarão a guardar uma maior unidade entre si.

No presente volume, Interações se concentra na subárea da Epistemologia das Ciências da Religião, tema correlato ao V Colóquio do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. Este número conta com seis artigos, no Dossiê temático, que aqui vão apresentados.

No primeiro deles, intitulado A Epistemologia da Ciência da Religião - Elementos para uma visão deflacionária, Eduardo Rodrigues da Cruz apresenta “alguns desafios para a Ciência da Religião no Brasil, no plano epistemológico” a partir de discussões recentes no campo da epistemologia e das ciências naturais.

Com o título A tradição da segunda ordem como fonte identitária da Ciência da Religião – reflexões epistemológicas e concretizações, o segundo artigo é de autoria do Frank Usarski. Nesse texto, é discutido o perfil meta-teórico da Ciência da Religião, no qual “apresenta os elementos epistemológicos e metodológicos constitutivos para esta disciplina autônoma”.

Fabiano Victor Campos é o autor do terceiro artigo. Intitulado Explicar e compreender: a querela em torno do procedimento epistemológico próprio da Ciência da Religião, o artigo discute a “questão da polaridade dicotômica entre explicação e compreensão como um problema subjacente às reflexões epistemológicas que perpassam a Ciência da Religião”.

No quarto artigo, Problemas metodológicos em Ciências da Religião: uma estranha familiaridade, o Mailson Fernandes Cabral de Souza analisa “a constituição e circulação de sentidos dos discursos que versam sobre a metodologia das Ciências da Religião no Brasil”.

Desafios das epistemologias decoloniais e do paradigma ecológico para os Estudos de Religião, de autoria do Paulo Agostinho Nogueira Baptista é o quinto artigo do dossiê. O artigo trata de “questões básicas da epistemologia apresentado de forma panorâmica, o paradigma ecológico e as origens e ideias principais das teorias críticas pós-coloniais”.

O dossiê temático se encerra com o artigo Perspectivas de gênero nos estudos da religião: contribuições das ciências feministas, de autoria da Ana Ester Pádua Freire. Em seu texto, a autora apresenta uma epistemologia feminista que “contribua para o estudo das Ciências da Religião e que resgate as mulheres de sua invisibilidade, interpretando-as a partir do concreto de sua existência”.

Na sessão Artigos, com temática livre, a Revista conta com quatro textos.

Lourival José Martins Filho, no artigo intitulado Formação de professores e diversidade cultural religiosa: licenciaturas em foco socializa parte da pesquisa que desenvolveu junto ao Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente, na qual analisa a “inclusão/exclusão da temática diversidade cultural religiosa nos cursos de licenciatura do estado de Santa Catarina, por meio do mapeamento das matrizes curriculares presentes nos websites das universidades catarinenses”.

Alessandra Buriol Farinha e Fabio Vergara Cerqueira fazem uma “análise de estratégias de sociabilidade utilizadas pelo padre jesuíta Pedro Balduíno Rambo, o qual, marcou a gênese, a história e a religiosidade dos moradores da Várzea, bairro Nossa Senhora de Fátima, em meados do século XX”, em Pelotas, Rio Grande do Sul.

Marcia das Dores Cunha Alves Valim, Francisco Carlos Franco, Rosália Maria Netto Prados, Luci Mendes de Melo Bonini refletem “sobre o tempo cíclico que mantém as festas populares presentes mesmo diante do cenário da globalização”.

No artigo O kafkiano elogio de Abraão, Mauro Rocha Baptista discute sobre “uma carta de Franz Kafka escrita em 1921, na qual ele apresenta a seu amigo Robert Klopstock sua interpretação do personagem bíblico Abraão”.

Na sessão Debates e comunicações, contamos com duas contribuições:

Na comunicação intitulada Mito e magia em Claude Lévi Strauss, Tatiane Almeida apresenta um estudo breve sobre o pensamento deste antropólogo e filósofo francês com base nos textos A Estrutura dos Mitos, O feiticeiro e sua magia e A eficácia simbólica.

Em Direitos Humanos, religião e política por um despertar do anseio ético, Matheus Souza Gomes discute a relação que se estabelece entre a religião e o espaço público no Brasil e como esta presença religiosa pode ser avaliada em termos de atuação ética. Para tanto, intenta “a partir das noções de moral e virtude dinamogência propostas por Durkheim” caminhos possíveis que contribuam para ampliação do tema.

Na sessão Resenhas temos a contribuição de Luís Gabriel Provinciatto, que apresenta a resenha da obra Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos, do autor Márcio Tavares de Amaral. Temos também a resenha apresentada por Felipe Freitas de Souza sobre a obra The fear of Islam: an introduction to islamophobia in the West, de autoria de Todd H. Green.

Esperamos que este volume da Interações contribua com o debate em torno da epistemologia na área Ciências da Religião e de Teologia como também nas pesquisas acadêmicas nas quais o tema for objeto de interesse.

Autor notes

* Flávio Senra, PhD em Filosofia, professor do Departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Bolsista Produtividade do CNPq. E-mail: flaviosenra@pucminas.br
** Ozenildo Santos Xavier da Rocha é mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta e doutorando em Ciências da Religião. Atualmente é professor da Faculdade Batista de Minas Gerais e Bolsista CAPES. E-mail: ozenildosantos@yahoo.com.br
HMTL gerado a partir de XML JATS4R por