Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


APRESENTAÇÃO
PRESENTATION
Interações, vol. 15, núm. 1, 2020
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

APRESENTAÇÃO



Flávio Senra

INTERAÇÕES tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu décimo quinto volume. Nos orgulhamos de um caminho percorrido com muita dedicação por parte de uma equipe que se coloca a serviço da área Ciências da Religião e Teologia.

Nesse ano se completam 15 anos desde a fundação da revista na Faculdade Católica de Uberlândia, sob responsabilidade da sua primeira editora, a Prof.a Vani Terezinha de Rezende. Com a incorporação da Faculdade, INTERAÇÕES passou a compor o conjunto dos periódicos da PUC Minas, sob responsabilidade do Departamento de Ciências da Religião e do seu Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião.

Para celebrar um ano especial, INTERAÇÕES realiza, a partir desse volume, algumas importantes atualizações em seu processo editorial. A primeira delas pode ser observada na forma através da qual os números passam a ser indicados. Dando sequência aos volumes, cada número semestral será agora indicado pelos numerais um e dois, respectivamente. A numeração sequenciada dos números se encerra, portanto, com o número 14(26) no ano de 2019. A partir de 2020 inauguramos, no primeiro semestre, o volume 15(1) e, no segundo semestre, o número 15(2).

Os trabalhos recebidos pela revista estão agora organizados em três sessões: artigos, debates e comunicações, resenhas. Com essa mudança, INTERAÇÕES abre maior espaço para a qualificação de publicações em temática livre. A equipe editorial procurará sempre articular e organizar as contribuições a partir dos eixos temáticos das oito subáreas que orientam a área Ciências da Religião e Teologia no Brasil.

Consolidamos com o presente número o processo de implantação da Plataforma OJS, versão 3.0, com atualização dos metadados para os idiomas inglês e português nos últimos cinco anos. Daremos início, a partir desse número, à tradução dos metadados também para o idioma espanhol. Com isso, a partir dessa publicação, novas submissões deverão ter os seus metadados nos três idiomas (português, espanhol e inglês). INTERAÇÕES avança em seu processo de internacionalização, preparando-se para receber, de sua área de atuação, trabalhos da comunidade acadêmica internacional, especialmente a comunidade latino- americana.

Brindamos os nossos usuários e usuárias, a partir do presente número com um conjunto precioso de orientações em versão trilíngue dos Manual de submissão de artigos e do Manual de avaliação de artigos. O trabalho que contou com a participação do nosso Conselho Editorial foi levado a cabo pelo Prof. Brasil Fernandes de Barros.

No presente número temos a satisfação de contar com um conjunto de artigos que outrora estavam previstos para compor um dossiê sobre Teologia política, a cargo do Prof. Dr. Glauco Barsalini, da PUC Campinas, que também assina o Editorial como editor de sessão. Agradecemos ao Prof. Glauco pelo primoroso trabalho realizado e pela compreensão com que acolheu as mudanças em nosso projeto editorial. Aos autores e autoras que assinam os oito artigos que tratam da temática da teologia política, também agradecemos por terem acolhido a mudança em nosso editorial a partir já do presente número.

INTERAÇÕES apresenta na sessão Artigos um conjunto destacado de contribuições sobre teologia política. Enumeramos, a seguir, os títulos das contribuições e seus autores e autoras, a saber: TEOLOGIA POLÍTICA: Disciplina de estudos e pesquisas acerca da relação entre religião, teologia e política, de Douglas Ferreira Barros; DIALÉCTICA DA TEOLOGIA POLÍTICA: Carl Schmitt, Erik Peterson e Giorgio Agamben, de Alexandre Franco de Sá; DOGMA TRINITÁRIO E A TEOLOGIA POLÍTICA: aproximações entre Jürgen Moltmann e Giorgio Agamben, de Mariana Pfister; A TEOLOGIA PÚBLICA NO BRASIL: análise de um mapeamento, de Jefferson Zeferino; RELIGIÃO, VIOLÊNCIA E POLÍTICA NO BRASIL: vivemos em uma democracia ou em um estado de exceção?, de Glauco Barsalini; TRINDADE E A GLÓRIA DO ESTADO MODERNO: uma análise a partir dos acontecimentos de junho de 2013, de Daniel Santos Souza; TEOLOGIA E POLÍTICA: uso e abuso do nome de Deus, de Roberto Ervino Zwetsch e Hans Alfred Trein; A LIBERTAÇÃO DOS EGÍPCIOS (EX 3, 22; 12, 36), de Matthias Grenzer e Patricia Carneiro de Paula. O número conta ainda com os artigos sobre outras temáticas, tais como o artigo intitulado TEXTOS QUE ABREM PORTAS: Leitura Popular da Bíblia apresentada a partir de textos bíblicos, de Joilson de Souza Toledo e, também, o artigo intitulado TRAJETÓRIAS DA MÚSICA ROCK NA COMUNIDADE CAVERNA DE ADULÃO, de Flávio Lages Rodrigues.

Na sessão Debates e Comunicações, INTERAÇÕES conta com a entrevista intitulada “QUANDO ALGUÉM LÊ ISAIAH BERLIN, SENTE-SE EM BOAS MÃOS”: uma conversa com Henry Hardy, realizada por Jonathan Goudinho e Rodrigo Coppe Caldeira e com a comunicação cujo título é MATAR NOSSOS DEUSES, de Solange do Carmo e Eduardo César Rodrigues Calil.

Por fim, na sessão Resenhas temos o trabalho enviado por Flávio Pereira Bastos sobre o livro CIÊNCIA DA RELIGIÃO APLICADA: ensaios pela autonomia e aplicação profissional.

A equipe editorial deseja aos seus leitores e às suas leitoras que as reflexões aqui propostas ensejem boas reflexões, debates e o avanço dos trabalhos acadêmicos na área Ciências da Religião e Teologia.



Buscar:
Ir a la Página
IR
Visor de artículos científicos generados a partir de XML-JATS4R por