Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO
PRESENTATION
Interações, vol. 15, núm. 1, 2020
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

PRESENTATION

Interações, vol. 15, núm. 1, 2020
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Flávio Senra

INTERAÇÕES tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu décimo quinto volume. Nos orgulhamos de um caminho percorrido com muita dedicação por parte de uma equipe que se coloca a serviço da área Ciências da Religião e Teologia.

Nesse ano se completam 15 anos desde a fundação da revista na Faculdade Católica de Uberlândia, sob responsabilidade da sua primeira editora, a Prof.a Vani Terezinha de Rezende. Com a incorporação da Faculdade, INTERAÇÕES passou a compor o conjunto dos periódicos da PUC Minas, sob responsabilidade do Departamento de Ciências da Religião e do seu Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião.

Para celebrar um ano especial, INTERAÇÕES realiza, a partir desse volume, algumas importantes atualizações em seu processo editorial. A primeira delas pode ser observada na forma através da qual os números passam a ser indicados. Dando sequência aos volumes, cada número semestral será agora indicado pelos numerais um e dois, respectivamente. A numeração sequenciada dos números se encerra, portanto, com o número 14(26) no ano de 2019. A partir de 2020 inauguramos, no primeiro semestre, o volume 15(1) e, no segundo semestre, o número 15(2).

Os trabalhos recebidos pela revista estão agora organizados em três sessões: artigos, debates e comunicações, resenhas. Com essa mudança, INTERAÇÕES abre maior espaço para a qualificação de publicações em temática livre. A equipe editorial procurará sempre articular e organizar as contribuições a partir dos eixos temáticos das oito subáreas que orientam a área Ciências da Religião e Teologia no Brasil.

Consolidamos com o presente número o processo de implantação da Plataforma OJS, versão 3.0, com atualização dos metadados para os idiomas inglês e português nos últimos cinco anos. Daremos início, a partir desse número, à tradução dos metadados também para o idioma espanhol. Com isso, a partir dessa publicação, novas submissões deverão ter os seus metadados nos três idiomas (português, espanhol e inglês). INTERAÇÕES avança em seu processo de internacionalização, preparando-se para receber, de sua área de atuação, trabalhos da comunidade acadêmica internacional, especialmente a comunidade latino- americana.

Brindamos os nossos usuários e usuárias, a partir do presente número com um conjunto precioso de orientações em versão trilíngue dos Manual de submissão de artigos e do Manual de avaliação de artigos. O trabalho que contou com a participação do nosso Conselho Editorial foi levado a cabo pelo Prof. Brasil Fernandes de Barros.

No presente número temos a satisfação de contar com um conjunto de artigos que outrora estavam previstos para compor um dossiê sobre Teologia política, a cargo do Prof. Dr. Glauco Barsalini, da PUC Campinas, que também assina o Editorial como editor de sessão. Agradecemos ao Prof. Glauco pelo primoroso trabalho realizado e pela compreensão com que acolheu as mudanças em nosso projeto editorial. Aos autores e autoras que assinam os oito artigos que tratam da temática da teologia política, também agradecemos por terem acolhido a mudança em nosso editorial a partir já do presente número.

INTERAÇÕES apresenta na sessão Artigos um conjunto destacado de contribuições sobre teologia política. Enumeramos, a seguir, os títulos das contribuições e seus autores e autoras, a saber: TEOLOGIA POLÍTICA: Disciplina de estudos e pesquisas acerca da relação entre religião, teologia e política, de Douglas Ferreira Barros; DIALÉCTICA DA TEOLOGIA POLÍTICA: Carl Schmitt, Erik Peterson e Giorgio Agamben, de Alexandre Franco de Sá; DOGMA TRINITÁRIO E A TEOLOGIA POLÍTICA: aproximações entre Jürgen Moltmann e Giorgio Agamben, de Mariana Pfister; A TEOLOGIA PÚBLICA NO BRASIL: análise de um mapeamento, de Jefferson Zeferino; RELIGIÃO, VIOLÊNCIA E POLÍTICA NO BRASIL: vivemos em uma democracia ou em um estado de exceção?, de Glauco Barsalini; TRINDADE E A GLÓRIA DO ESTADO MODERNO: uma análise a partir dos acontecimentos de junho de 2013, de Daniel Santos Souza; TEOLOGIA E POLÍTICA: uso e abuso do nome de Deus, de Roberto Ervino Zwetsch e Hans Alfred Trein; A LIBERTAÇÃO DOS EGÍPCIOS (EX 3, 22; 12, 36), de Matthias Grenzer e Patricia Carneiro de Paula. O número conta ainda com os artigos sobre outras temáticas, tais como o artigo intitulado TEXTOS QUE ABREM PORTAS: Leitura Popular da Bíblia apresentada a partir de textos bíblicos, de Joilson de Souza Toledo e, também, o artigo intitulado TRAJETÓRIAS DA MÚSICA ROCK NA COMUNIDADE CAVERNA DE ADULÃO, de Flávio Lages Rodrigues.

Na sessão Debates e Comunicações, INTERAÇÕES conta com a entrevista intitulada “QUANDO ALGUÉM LÊ ISAIAH BERLIN, SENTE-SE EM BOAS MÃOS”: uma conversa com Henry Hardy, realizada por Jonathan Goudinho e Rodrigo Coppe Caldeira e com a comunicação cujo título é MATAR NOSSOS DEUSES, de Solange do Carmo e Eduardo César Rodrigues Calil.

Por fim, na sessão Resenhas temos o trabalho enviado por Flávio Pereira Bastos sobre o livro CIÊNCIA DA RELIGIÃO APLICADA: ensaios pela autonomia e aplicação profissional.

A equipe editorial deseja aos seus leitores e às suas leitoras que as reflexões aqui propostas ensejem boas reflexões, debates e o avanço dos trabalhos acadêmicos na área Ciências da Religião e Teologia.

Material suplementario
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visor de artículos científicos generados a partir de XML-JATS4R por Redalyc