ARTIGOS

ENSINO RELIGIOSO EM TESES: o estado da arte nas pesquisas em construção

RELIGIOUS EDUCATION IN THESES: the state of the art in researches under construction

Sergio Rogeio JUNQUEIRA
Doutor e Mestre em Ciências da Educação da Universidade Pontifícia Católica Salesiana (Roma, Itália).Livre Docente e Pós-Doutor em Ciência da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Geografia Cultural pela Universidade Federal do Paraná.Licenciado em Pedagogia na Universidade de Uberaba, Brasil
Sonia ITOZ
Mestre em Educação, PUC/SP. Graduação em Filosofia e Teologia., Brasil

ENSINO RELIGIOSO EM TESES: o estado da arte nas pesquisas em construção

Interações, vol. 15, núm. 2, 2020

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Recepção: 28 Outubro 2018

Aprovação: 17 Junho 2019

Resumo: A análise aqui descrita é resultado de mais uma etapa do Projeto Concepções e Produção, desenvolvido no Programa Concepções e Recursos Didáticos do Ensino Religioso, pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER). Projeto iniciado no ano de 2000, visando estabelecer a memória da construção do Ensino Religioso, assim como organizar e sistematizar as fontes produzidas no país para fundamentar a pesquisa. O artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, e se propôs realizar o Estado da Arte sobre o Ensino Religioso a partir das Teses disponibilizadas na sua integralidade. Compreendendo que a Tese é um trabalho de significado, para uma carreira acadêmica. As Teses foram localizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, como também nas publicações do Grupo de Pesquisa em Ensino Religioso – GPER, com identificação de produção acadêmico-científica, sobre o Ensino Religioso em 2018. Para isto, foram selecionados autores, para dialogar com os dados a partir da Ciência da Informação e da Metodologia Científica.

Palavras-chave: Ensino Religioso, Produção de conhecimento, Estado da Arte.

Abstract: The analysis described here is the result of a further stage of the Conceptions and Production Project, developed in the Conceptions and Teaching Resources Program of Religious Education, by researchers from the Education and Religion Research Group (GPER). Project started in the year 2000, aiming to establish the memory of the construction of Religious Education, as well as organize and systematize the sources produced in the country to base the research. The article is the result of a bibliographical research, and it was proposed to carry out the State of the Art on Religious Education from the Theses available in its entirety. Understanding that Thesis is a work of meaning, for an academic career. The Theses were located in the Bank of Dissertations and Theses of CAPES, as well as in the publications of the Group of Research in Religious Education - GPER, with identification of academic-scientific production, on Religious Education in 2018. For this, authors were selected for dialogue with data from the Information Science and Scientific Methodology.

Keywords: Religious education, Knowledge production, State of art.

1 INTRODUÇÃO

Este projeto foi iniciado no ano de 2000, visando estabelecer a memória e as concepções do Ensino Religioso, como também sistematizar as fontes que dialogam com este componente curricular produzidas no país, para fundamentar a pesquisa. O artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que visa verificar, nas Teses disponibilizadas na sua integralidade, quais os temas, as fontes, os referenciais e metodologia definidos pelos pesquisadores com seus respectivos orientadores. Compreendendo que as Teses são trabalhos de peso e de muito significado para uma carreira acadêmica. As Produções foram localizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES e nos arquivos, com identificação de produção científica sobre o Ensino Religioso em 2018, publicado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino Religioso – GPER. Nestes arquivos o critério de seleção foram os de autores que nos títulos e nas palavras-chaves indicaram que o estudo foi sobre este componente curricular.

2 O ENSINO RELIGIOSO COMO ESPAÇO DE PESQUISA

O Ensino Religioso como um componente do currículo de educação básica é compreendido sob diferentes campos do conhecimento. Dentre estes podemos citar educação, teologia, ciência da religião, filosofia, direito, sociologia, antropologia, psicologia, pedagogia e outros. Este componente curricular é identificado nas pesquisas como um tema que entre de forma direta ou tangencialmente no trabalho didático- pedagógico da educação básica. A produção de conhecimento científico sobre o Ensino Religioso é organizada a partir do reconhecimento de situações problemas, sobre a qual o pesquisador se debruça, formula possíveis hipóteses e propõe a busca da causa e efeito para propor algum encaminhamento ou até solução da situação. Um tema bastante incidente e recorrente na realidade atual, por exemplo, é o da intolerância, tão evidenciada no trato com o diferente, como em diferenciadas expressões e práticas das manifestações religiosas. A partir de situações constatadas e postas num cenário real, utiliza-se o espírito investigativo. E, metodicamente, busca-se verificar cada uma das hipóteses, provocadas pela situação problema, para finalmente, com a constatação ou não, elaborar leituras de análise e produzir novas concepções e conhecimentos.

No entanto, é importante frisar que mesmo com todo o esforço metódico acadêmico-científico, para produzir conhecimento, é preciso ter em mente que a ciência empírica é passível de visões limitadas e mesmo de falhas, existindo assim a possibilidade de o conhecimento ser questionado ou refutado.

De qualquer forma para que a realidade do conhecimento científico seja estabelecida, sua comprovação efetivada, demonstrada e experimentada, é necessário um método acadêmico. “O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica” (HÜHNE, 1997, p.45). Como ressalta Lakatos e Marconi,

[...] o conhecimento científico possui as seguintes características: real, porque lida com ocorrências ou fatos; contingente, pois suas proposições ou hipóTeses têm veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão; sistemático, por se tratar de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias conexas; verticalidade: os resultados devem estar explícitos, e serem comprovados; falível, não é absoluto, definitivo; aproximadamente exato, pois novas proposições e pesquisas podem gerar resultados diferentes, reformulando assim o acervo existente. (MARCONI; LAKATOS, 1985, p. 80)

É possível constatar que na integralidade das Teses publicadas apresentaram-se estudos bibliográficos e ou documental, como também a utilização de informações de campo para ilustrar as ideias expostas nos textos. O que torna verificável o conhecimento sistematizado, nas áreas da história e de fundamentos pedagógicos e filosóficos, para o reconhecimento dos componentes básicos do conhecimento religioso, e o tratamento didático dos seus conteúdos, que se realiza em nível de análise e síntese. “Pelo fato de ser um conhecimento construído na pluralidade cultural da sala de aula, não se trata de um conhecimento fragmentário e simples; antes o Ensino Religioso é um conhecimento complexo” (OLIVEIRA, 2009, p, 66).

Portanto, a área de Ensino Religioso, desde a última década do século XX e ao longo das duas décadas do século XXI, demonstrou um significativo crescimento de produção acadêmico-científico. Como afirma Lloyd (1995). para uma Área de Conhecimento reconhecer suas estruturas de produção e comunicação e para se estabelecer como ciência precisa demonstrar ter um patrimônio de produção acadêmico-científica. Segundo Lakatos (1985), a produção de conhecimento é um sistema de elaborar, organizar, documentar e adquirir conhecimento. Sendo baseado no método científico, fundamentado em um corpus de conhecimento, estruturado em pesquisas e fontes de informações.

Assim, a produção de ciência é realizada por pesquisadores, ou grupos de pesquisa, que se fundamentam no método científico. E, para ser reconhecida como Área produtora de conteúdos, que servirão para o ensino e aprendizagem, precisa documentar, tornar público e divulgar os resultados de suas pesquisas, nos canais adequados. O registro documental também é a única forma passível de uma produção acadêmica ser avaliada, tanto pelos pares, como reconhecida pela sociedade. Na formação de um pesquisador, a produção de Tese é que pode identificar a posição intelectual do mesmo sobre uma temática. Neste caso, o estudo sobre as Teses, que optaram por identificar o Ensino Religioso como objeto de conhecimento, é uma estratégia para verificar como pesquisadores estão compreendendo este componente curricular no contexto brasileiro.

3 UMA AÇÃO PARA COMPREENDER O ENSINO RELIGIOSO: ESTUDO A PARTIR DAS TESES.

Efetivamente a Tese, que em sua origem Tésis (grego) significa proposição, no campo acadêmico passou a ser compreendida como proposição intelectual que visa apresentar resultados de pesquisas, sobre temas específicos, ressaltando a teoria encontrada sobre um determinado tema e dar a conhecer análises consistentes e definitivas. A Tese, como um registro do aluno de curso superior, é apresentada publicamente para um corpo de jurados e doutores para receber e ter direito ao título de doutorado.

Pretende-se, com a Tese do doutorando, apresentar uma abordagem completa sobre um único tema, seguindo uma metodologia científica específica e que, amparada por autores na área e influentes no meio acadêmico, possa respaldar um método investigativo. A Tese pode ser documental, experimental, histórica, filosófica, teórica ou de pesquisa de campo. A conclusão deve ser baseada em conhecimento, pesquisa e experimentação, obedecendo um raciocínio lógico, e apresentando evolução na área estudada.

Uma das formas de verificar a maturação de uma área de pesquisa é a produção de trabalhos realizados, junto aos programas de pós-graduação stricto senso (Mestrado e Doutorado). A importância desta etapa da escolarização, desde o Parecer n. 977/1965 (CFE, 3 de dezembro de 1965) da Comissão de Ensino Superior que definiu os Cursos de Pós-Graduação, passou a orientar estes cursos no Brasil. A pós-graduação torna-se, assim, na universidade moderna, o ponto culminante dos estudos acadêmicos, pois é um sistema especial de cursos que exige pesquisa científica e um treinamento avançado.

O objetivo da Tese é proporcionar ao pesquisador aprofundamento do conhecimento e alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional. Além dos interesses práticos imediatos, a pós-graduação tem por fim oferecer, dentro da universidade, ambiente e recursos adequados para a livre investigação científica, e afirmar a gratuidade criadora da cultura universitária. Três aspectos orientam a pós-graduação: formar professorado competente, para atender a expansão do ensino superior, garantindo a qualidade; estimular o desenvolvimento da pesquisa científica, pela preparação adequada de pesquisadores; assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores.

Os Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) compreendem uma área de concentração, à escolha do pesquisador, e matérias conexas. No doutorado, a Tese representa um trabalho de pesquisa, que contribui para o conhecimento do tema. O Mestrado é registrado por uma dissertação, que é uma memória ou ensaio de pesquisa, e sobre a qual será examinado o domínio do tema escolhido e a capacidade de sistematização.

As pesquisas apresentadas neste trabalho, de diferentes Instituições de Ensino Superior e de programas de pós-graduação, permitiram estruturar a área de conhecimento Ensino Religioso, organizado nas escolas brasileiras. Alguns poucos trabalhos estenderam- se a produções do exterior do Brasil, mas acentuadamente tratam da realidade nacional.

Em grande parte, os temas das produções encontradas colocam-se em torno da redescoberta da relevância do componente curricular Ensino Religioso nas escolas. As pesquisas tratam da elaboração de uma proposta curricular específica e da preocupação na preparação de professores para desenvolver os conteúdos. Acentuadamente está presente ainda nas pesquisas a descrição histórica do Ensino Religioso e de seus fundamentos. Outros enfoques abordados, embora menos recorrentes, foram o ensino como espaço de cidadania; questões de gênero; expressão ecumênica, como capacidade de convivência das pessoas, diante da diversidade cultural; e o resgate da afetividade e da corporeidade, neste componente curricular.

No entanto, é importante considerar que há também pesquisas acadêmicas em menor escala que apresentam um posicionamento crítico quanto à presença do Ensino Religioso nas escolas públicas, bem como, questionam o papel dessa disciplina e as metodologias aplicadas nas escolas, ou seja, há autores que analisam a incompatibilidade entre o Ensino Religioso e a escola laica. E há ainda a preocupação de outros autores com a presença dessa disciplina nas escolas, deixando de lado um debate que importa não só para àqueles que militam contra essa disciplina, mas também para àqueles que militam a favor, uma vez que importa saber os diferentes posicionamentos que cercam o ensino religioso.

Especificamente no campo do Ensino Religioso a primeira Tese defendida em um programa de pós-graduação no Brasil tem o seu registro no ano de 2000 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em um programa de Teologia, que foi até 2018, foram localizadas quarenta e uma Teses, que de alguma forma sempre discute o Ensino Religioso no cenário brasileiro.

Destas Teses 24 foram defendidas em programas da Região Sudeste (Minas Gerais – Rio de Janeiro e São Paulo); 14 na Região Sul (Paraná – Santa Catarina – Rio Grande do Sul); 03 Teses em outras Regiões (01 Nordeste/ Ceará e 02 Centro Oeste/ Goiás). Não temos registro de trabalhos efetivos na Região Norte. O maior número de Teses defendidas ocorre na área de Programas em Estudos da Religião (21 Teses); 07 em Ciência da Religião e 14 em Teologia. A segunda área é com certeza a Educação (11 Programas) com 16 Teses. Finalmente em três Programas (Direito; Linguística e Língua Portuguesa e de Sociologia e Antropologia) foram defendidas 04 Teses. Estes trabalhos foram aprovados em 17 Instituições de Ensino Superior, sendo 08 em Instituições Confessionais e 09 Instituições Públicas (06 Federais e 03 Estaduais).

Quadro 01
Distribuição das Teses no cenário brasileiro
TesesInstituição de Ensino SuperiorTipologiaUnidade FederativaProgramaNúmero de Teses
01 TesePontifícia Universidade Católica de Minas GeraisPrivada ConfessionalMinas GeraisDireito01 Tese
Universidade do Vale do Rio dos SinosPrivada ConfessionalRio Grande do SulEducação01 Tese
Universidade Metodista de São PauloPrivada ConfessionalSão PauloCiência da Religião01 Tese
Universidade Federal de Juiz ForaPública FederalMinas GeraisCiência da Religião01 Tese
Universidade Federal de Minas GeraisPública FederalMinas GeraisEducação01 Tese
Universidade Federal de Santa CatarinaPública FederalSanta CatarinaEducação01 Tese
Universidade Federal do CearáPública FederalCearáEducação01 Tese
Universidade Federal do ParanáPública FederalParanáEducação01 Tese
Universidade Federal do Rio de JaneiroPública FederalRio de JaneiroSociologia e Antropologia01 Tese
02 TesesPontifícia Universidade Católica de GoiásPrivada ConfessionalGoiásCiência da Religião Educação01 Tese 01 Tese
Pontifícia Universidade Católica do ParanáPrivada ConfessionalParanáTeologia02 Teses
Universidade do Estado do Rio de JaneiroPública EstadualRio de JaneiroEducação02 Teses
Universidade Estadual de CampinasPública EstadualSão PauloEducação02 Teses
03Universidade EstadualPúblicaSão PauloLinguística e01 Tese
TesesPaulista Júlio deEstadualLíngua02 Teses
Mesquita FilhoPortuguesa
Educação
04 TesesPontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrivada ConfessionalRio de JaneiroEducação Teologia01 Tese 03 Teses
08PontifíciaPrivadaSão PauloDireito01 Tese
TesesUniversidade CatólicaConfessionalEducação03 Teses
de São PauloCiência da04 Teses
Religião
09 TesesEscola Superior de TeologiaPrivada ConfessionalRio Grande do SulTeologia09 Teses
4117 IES08 Privadas04 IES SãoPrograma de11
TesesConfessionaisPaulo - SDEducaçãoProgramas
06 Públicas03 IES MinasPrograma de(NE –SD –
FederaisGerais - SDCiência daCO – SL)
03 Públicas03 IES Rio deReligião04
EstaduaisJaneiro – SDPrograma deProgramas
02 IESTeologia(SD – CO)
Paraná - SLPrograma de03
02 IES RioDireitoProgramas
Grande doPrograma de(SD-SL)
Sul - SLLinguística e02
01IES Ceará -LínguaProgramas
NEPortuguesa(SD)
0 IES Goiás-Programa de01
COSociologia ePrograma
01 IES SantaAntropologia(SD)
Catarina - SL01
Programa
(SD)
Organizado pelo Autor a partir do Currículo Lattes dos Orientandos

Verifica-se que desde as duas primeiras Teses, identificadas no ano de 2000, até o primeiro semestre de 2018, o número de trabalhos não é regular. Há períodos sem nenhuma defesa (2001-2006-2017), e até 2016 com um número significativo de cinco publicações. É necessário ainda aguardar um lastro maior de tempo e publicações, para verificar empiricamente o potencial deste tema, e trata-lo como objeto de pesquisa, assim como as três áreas como maior concentração de pesquisa são Educação (14), Teologia (11) e Ciência da Religião (07), compreensivo por ser uma questão vinculada a escola e aos estudos de religião.

Entre as Teses temos posicionamentos favoráveis e contrários ao Ensino Religioso com destaque sobre o posicionamento na escola pública, podemos identificar perspectivas de militantes e outras contrárias a presença da disciplina nos currículos. Verificamos que ainda é necessário aprimorar um posicionamento dos paradigmas para uma análise efetiva dos dados.

Distribuição Cronológica das Teses
Gráfico 01
Distribuição Cronológica das Teses
Organizado pelo Autor

Quadro 02
Distribuição das Teses pelo Programas de Pós-Graduação
PeríodoTesesProgramas
200002 TesesTeologia (02)
200201 TeseTeologia
200304 TesesDireito - Linguística e Língua Portuguesa - Teologia (02)
200401 TeseTeologia
200503 TesesEducação (03)
200701 TeseEducação
200803 TesesCiência da Religião (02) - Educação
200902 TesesEducação – Teologia
201003 TesesCiência da Religião – Educação - Teologia
201103 TesesEducação - Sociologia e Antropologia - Teologia
201203 TesesCiência da Religião – Educação Teologia
201303 TesesEducação (02) – Teologia
201401 TeseDireito
201504 TesesCiências da Religião - Educação (02) – Teologia
201605 TesesCiências da Religião (02) - Educação (03)
201802 TesesTeologia (02)
18 anos41 Teses06 Programas
Organizado pelo Autor

Entre os 37 Orientadores/as, dos 41 pesquisadores, foram localizados professores com formação em áreas como Teologia (12); Educação (09); História (04); Psicologia, Filosofia e Direito (03). Porém, com formação em Ciência da Religião foi encontrado apenas um. Há ainda nas áreas de Antropologia, Ciências Sociais e Engenharia Elétrica. Informações estas recolhidas na Plataforma Lattes. Ao confrontar a formação e a pesquisa dos Orientadores verifica-se que Ensino Religioso não é o campo de estudo da maioria destes profissionais, ou então são de áreas aproximadas. Isto é verificado na bibliografia utilizada (ARAÚJO, 2006, p. 11-12), assim como constatado nos argumentos que não acompanham os estudos realizados e atualizados no que se refere ao Ensino Religioso.

Quadro 03
Distribuição dos Orientadores e Orientandos
Orientadores/asFormaçãoOrientandos/asPrograma
Ana Maria Bandeira de Mello MagaldiDoutorado em HistóriaORLANDO, Evelyn de AlmeidaEducação
Circe Maria Fernandes BittencourtDoutorado em HistóriaMARTINS, Andreia.Educação
Cynthia Greive VeigaDoutorado em HistóriaFLECHA, Renata DumontEducação
Helenice CiampiDoutorado em HistóriaBRITO, Lucelmo Lacerda deEducação
Maria Clara Lucchetti BingemerDoutorado em TeologiaXAVIER, Mateus GeraldoTeologia
Maria GarciaDoutorado em DireitoJÚNIOR, Hédio SilvaDireito
Maria Suzana de Stefano MeninDoutorado em PsicologiaLIMA, Aline Pereira.Educação
Vera CandauDoutorado em EducaçãoGUEDES, MaristelaEducação
Wanda DeifeltDoutorado em FilosofiaKLEIN, RemiTeologia
Remi Klein (03)Doutorado em TeologiaTEIXEIRA, Talita Bender SCHOCK, Marlon Leandro SCUSSLE, Marcos AndréTeologia Teologia Teologia
Nestor Luiz João Beck (02)Doutorado em TeologiaERANDI, Brandenburg, Laude OLIVEIRA, Lilian Blanck deTeologia Teologia
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira (02)Doutorado em EducaçãoFRACARO, Edile Maria JALUSKA, TacianeTeologia Teologia
Ademir Valdir dos SantosDoutorado em EducaçãoCECCHETTI, ElcioEducação
Alberto da Silva MoreiraDoutorado em TeologiaBRASILEIRO, Marislei de Sousa EspídulaCiências da Religião
Antonio ChizzottiDoutorado em EducaçãoCARON, LurdesEducação
Antonio da Silva PereiraDoutorado em TeologiaSEFFRIN, Carmencita de Araújo CostaTeologia
Brendan Coleman Mc DonaldDoutorado em TeologiaBECKER, Michael Reinhard MariaEducação
Emerson Alessandro GiumbelliDoutorado em AntropologiaLUI, Janayna de AlencarSociologia e Antropologia
Faustino Luiz Couto TeixeiraDoutorado em TeologiaSIQUEIRA, Giseli PradoCiências da Religião
Frank UsarskiDoutorado em Ciência da ReligiãoANDRADE, Rosana Cássia Rodrigues.Ciências da Religião
João Edênio dos Reis ValleDoutorado em PedagogiaRODRIGUES, Janice Machado RibeiroCiências da Religião
Joel Portella AmadoDoutorado em TeologiaSANTOS, Jacirema Maria Thimoteo dosTeologia
José J. QueirozDoutorado em DireitoMOCELLIM, Teresinha MariaCiências da Religião
José Maria BaldinoDoutorado em EducaçãoCASTRO, Raimundo Márcio Mota deEducação
Lauri Emilio WirthDoutorado em TeologiaLAGES, José Antônio Corrêa.Ciências da Religião
Lúcio KreutzDoutorado em EducaçãoRUEDELL, PedroEducação
Luiz Cavaliere BazílioDoutorado em EducaçãoOLIVEIRA, Cássia Maria Baptista deEducação
Luiz Felipe PondéDoutorado em FilosofiaCÂNDIDO, Viviane CristinaCiências da Religião
Manfredo Carlos WachsDoutorado em TeologiaFILHO, Lourival José MartinsTeologia
Mário Lúcio Quintão SoaresDoutorado em DireitoMORAIS, Márcio Eduardo PedrosoDireito
Newton DuarteDoutorado em EducaçãoDERISSO, José LuisEducação
Oneide BobsinDoutorado em Ciências SociaisVEIGA, Celma Christina Rocha daTeologia
Paulo de Tarso GalembeckDoutorado em FilosofiaKAPPEL, Irma Beatriz AraújoLinguística e Língua Portuguesa
Paulo Vinicius Baptista da SilvaDoutorado em PsicologiaNASCIMENTO, Sergio Luis doEducação
Roberto Antonio DaunisDoutorado em TeologiaSTRECK, Gisela Isolde WaechterTeologia
Sérgio Ferreira do AmaralDoutorado em Engenharia ElétricaANTONIO, Liliane de QueirozEducação
Silvio Ancizar Sanchez GamboaDoutorado em EducaçãoOLIVEIRA, Fernando Henrique Cavalcante deEducação
09 Orientadoras 28 Orientadores12 Doutores em Teologia 09 Doutores em Educação16 Orientandos 25 Orientandas06 Programas
04 Doutores em História 03 Doutores em Psicologia 03 Doutores em Filosofia 03 Doutores em Direito 01 Doutor em Antropologia 01 Doutoro em Ciência da Religião 01 Doutor em Ciências Sociais 01 Doutor em Engenharia Elétrica
Organizado pelo Autor

A partir dos assuntos, desenvolvidos nestas 41 Teses, propomos uma classificação nos seguintes temas: História do Ensino Religioso e no cenário da Educação (07 Teses). Sobre as Legislações e Organização da disciplina no Sistema de Ensino (05 Teses). E Epistemologia, sobre o que estudar no Ensino Religioso (05 Teses). Quanto aos Fundamentos pedagógicos, didáticos, sociológico e filosófico para estruturar a disciplina (14 fundamentos). Assim como os trabalhos sobre a Formação dos professores, tanto a formação inicial, quanto à continuada, para o Ensino Religioso (04 Teses). Dois temas específicos e tangenciais sobre o Ensino Confessional (03 Teses); e da Diversidade no campo da cultura e étnico-racial (03 Teses).

Quadro 04
Distribuição das Teses por temática
TemáticaTeseAno
Diversidade (Cultura – Étnico-Racial) 03 TesesA inculturação da fé no Ensino Religioso escolar - uma questão multidimensional2000
Educação em terreiros e como a escola se relaciona com crianças que praticam candomblé2005
Políticas de Ensino Religioso e educação das relações étnico-raciais no Brasil2015
Ensino Confessional (Escolas de Tradições Religiosas) 03 TesesEnsino religioso com adolescentes em escolar confessionais Luteranas da IECLB2000
Do pedaço social ao pecado social: a solidariedade na reatualização do Ensino Religioso da Companhia de Jesus2009
Ensino Religioso: um estudo comparativo entre duas escolas católicas no norte de Minas2015
pistemologia (Objeto de estudo do Ensino Religioso)Epistemologia da controvérsia para o Ensino Religioso: aprendendo e ensinando na diferença, fundamentados no pensamento de Franz Rosenzweig.2008
05 TesesEnsino Religioso na escola: o papel das Ciências das Religiões2010
Aportes epistemológicos para o Ensino Religioso na escola: um estudo analítico-propositivo2012
O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: implicações epistemológicas em um discurso conflitivo, entre laicidade e confessionalidade num estado republicano.2012
Ensino do Fenômeno Religioso na escola pública: área de conhecimento necessária para uma sociedade secularizada2016
Formação de professor (Formação inicial e continuada de professores do ER) 04 TesesFormação de docentes para o Ensino Religioso: perspectivas e impulsos a partir da ética social de Martinho Lutero2003
Impacto do programa de capacitação no ambiente virtual: estudo de caso de uma rede de professores2005
Políticas e práticas curriculares: formação de professores de Ensino Religioso2007
Ensino Religioso e Formação Docente: uma análise a partir do curso de graduação de Ciências da Religião da Unimontes, no período de 2001 a 2012.2016
Fundamentos (Pedagógicos – Didáticos – Sociológicos – Filosóficos) 14 TesesO lugar da participação na interação pedagógica no Ensino Religioso escolar: perspectivas a partir da teoria e da prática2002
Um olhar sobre a constituição da identidade religiosa a partir dos parâmetros curriculares nacionais de Ensino Religioso2003
Histórias em jogo: rememorando e resinificando o processo educativo-religioso sob um olhar etnocartográfico2004
Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich - Perspectivas pedagógica aberta frente aos dispositivos legais vigentes.2005
O mal estar no Ensino Religioso: localização, contextualização e interpretação.2008
Templos de consumo. Ensino Religioso e escola na contemporaneidade2008
A centralidade da pessoa no Ensino Religioso: Identidade curricular a partir da mística inaciana2010
Educação, laicidade, religião: controvérsias sobre a implementação do Ensino Religioso em escolas públicas.2011
O Ensino Religioso na escola pública: perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico didática magna de João Amós Comenius.2011
O relativismo do pensamento pós-moderno como legitimação para o Ensino Religioso na escola pública2012
Educar por competências: ressignificar o Ensino Religioso2013
A pessoa humana: implicações de um conceito teológico para a compreensão do Ensino Religioso2015
A Educação patrimonial no espaço sagrado: o potencial educativo nas Obras de Cláudio Pastro na ambientação do Santuário de Aparecida/SP segundo as percepções de visitantes e turistas2018
Retratos da diversidade cultural religiosa – contribuições para uma formação de professores de ensino religioso2018

Quadro 04
Distribuição das Teses por temática
História (Processo histórico da disciplina do Ensino Religioso) 07 TesesEnsino Religioso entre catequese e ciências da religião: uma avaliação comparativa da formação dos professores do Ensino Religioso no Brasil e da aprendizagem inter- religiosa na Alemanha em busca de um Ensino Religioso interteológico e interdisciplinar2010
O Ensino Religioso e o movimento nova era.2011
“Educar-se para educar”: o projeto pedagógico do monsenhor Álvaro Negromonte dirigido a professoras e famílias através de impressos (1936-1964)2013
Histórias e memórias do Ensino Religioso na escola pública: lembranças de tempos discentes e docentes.2013
Modelos divergentes de Ensino Religioso? Análise das experiências do RJ e SC2015
A laicização do Ensino Religioso no Brasil (1889-1934)2016
O Ensino Religioso nas escolas públicas paulistas: relações entre Estado, Igreja e Educação (1931-1961).2016
Legislação (Aspectos legislativos) 03 TesesA liberdade de crença como limite à regulamentação do Ensino Religioso2003
O discurso institucional legal do Ensino Religioso2003
A liberdade religiosa como direito fundamental no estado democrático de direito em face do Ensino Religioso2014
Organização (Sistemas de Ensino e Organização) 02 Teses"Tem azeite na botija?" Ensino Religioso nos anos iniciais do ensino fundamental em Florianópolis - SC.2009
O Ensino Religioso na escola pública: regras que cooperam para sua organização2016
Organizado pelo Autor

O maior grupo de Teses refere-se aos Fundamentos (14) com perspectivas diferenciadas, porém verifica-se que os pesquisadores não consideram trabalhos anteriores, nem sempre retomando ideias e conclusões já abordadas por pesquisas desenvolvidas. Esta perspectiva verifica-se em outras temáticas, como a Epistemologia (05). No entanto, constata-se que para consolidar e aprofundar os estudos no campo do Ensino Religioso é importante ter presente, consultar e refletir sobre pesquisas anteriores, visando um processo de construção conceitual e adequação para este componente do currículo escolar da educação básica.

4 IMPACTO DA PRODUÇÃO SOBRE AS TESES

Para compreender o impacto desta produção, os estudos métricos de informação descrevem a análise da produção científica, que ocorre em três níveis diferentes. São eles: o micro, quando se estuda um autor ou grupo de pesquisa; o médio, quando o estudo foca um departamento, uma instituição ou um periódico; o macro, que compreende uma região, país, grupo ou área do conhecimento. Em cada área se verifica um comportamento diferenciado e com características específicas, o que identifica particularidades e colabora para estabelecer indicadores, compreendidos como dados estatísticos, usados para mensural algo intangível. O indicador é uma informação primária, sobre algo significativo mais amplo, que permite evidenciar um fenômeno com certa precisão, ou um nível de avaliação e interesse do fenômeno detectado. Com os indicadores é possível apresentar dados relevantes de um grande dossiê documental. A construção de indicadores mostra-se ainda, no cenário científico, uma importante fonte de informação para o norteamento de tomadas de decisões, para os envolvidos em cada área do conhecimento, evidenciando pesquisadores, temáticas, áreas do conhecimento, redes de colaboração entre cientistas, grupos, instituições ou países e as redes de citação ou cocitação (OLIVEIRA; GRACIO, 2009).

Lembrando que o a Bibliometria foi organizada no século XIX, visando avaliação dos acervos bibliográficos, como um instrumento de avaliação. Esta técnica surgiu para propor a racionalização dos recursos, dentro das bibliotecas (ARAÚJO, 2006). Esta proposta de pesquisa encontra-se na Ciência da Informação, visando quantificar os processos de comunicação científica escrita, com aplicação de métodos numéricos específicos (PRITCHARD, 1969; FORESTI, 1989). Notório que a Bibliometria passou por transformações ao longo do século XX, como o impacto das publicações com base nas citações e outras decorrências. E, estes estudos métricos da informação, visam contribuir para identificar a relevância das informações e das fontes, para estabelecer o impacto da pesquisa e da produção sobre as áreas do conhecimento (JUNQUEIRA et al., 2017, 56-58). O que faz com que estes estudos contribuam para a articulação de indicadores e possibilitam realizar cruzamentos e analisar o desenvolvimento das pesquisas.

Considerando que os pesquisadores visam o reconhecimento de seus pares, e que tem como premissa a citação bibliográfica, que se apresenta como evidência do comportamento derivativo e cumulativo da literatura de uma área, na medida em que é feita a partir de trabalhos anteriores (ZIMAN, 1979). E, assim, constituem-se em fundamento, para trabalhos posteriores, explicitando relações ou cruzamentos de informações. De modo geral, as citações refletem os processos de desenvolvimento das ciências, reconhecendo a contribuição prévia dos pesquisadores por seus pares, ao mesmo tempo em que são importantes sinalizações, pois indicam não apenas o ambiente teórico. É onde também se processam interpretações acadêmicas e ainda onde os circuitos acadêmicos as legitimam (SILVA, 2000).

Entre os livros mencionados, nas 38 Teses que utilizaram obras teóricas sobre o Ensino Religioso, foram verificados 63 livros. Sendo que em alguns textos, das obras mencionadas, verifica-se uma autorreferência. Ou seja, o orientando mencionou seus próprios trabalhos, que por sua vez não foram referenciados por mais nenhum outro pesquisador. Entre os autores mais referenciados destacam-se JUNQUEIRA (14 obras); CNBB (05 obras); com três obras FRACARO, FIGUEIREDO e BRANDENBURG; sendo com duas obras: CARON, SOARES, POZZER, PASSOS e KLEIN.

Quadro 05
Livros utilizados nas Teses
ObrasReferenciada
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; WAGNER, Raul (Orgs.). Ensino religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2004/2011.22
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO, Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. São Paulo: Editora Ave Maria, 1997.17
PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.11
GRUEN, Wolfang. O ensino religioso na escola. Petrópolis: Vozes, 199510
SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.10
DINIZ, Débora; LIONÇO, Tatiana; CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília: UNESCO, Letras Livres, 2010.09
JUNQUEIRA, S R A. História, Legislação e Fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 200808
JUNQUEIRA, S. R. A. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.08
ALVES, L. JUNQUEIRA, Sérgio R. (Orgs.). Educação Religiosa: construção da identidade do Ensino Religioso e da Pastoral Escolar. Curitiba: Champagnat, 2002.07
FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. O ensino religioso no Brasil: tendências, conquistas, perspectivas. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995.07
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; OLIVEIRA, Lílian Blanck de (Org.) Ensino Religioso: memória e perspectivas. Curitiba: Champagnat, 2005.07
FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso: perspectivas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 1994.06
FISCHMANN, Roseli (org.). Ensino Religioso nas Escolas Públicas: impactos sobre o Estado Laico. São Paulo: FAFE/FEUSP/PROSARE/MacArthur Foundation, Factash, 2008.06
JUNQUEIRA S. R. A; MENEGUETTI, R. G.; WASCHOWICZ, L. A. Ensino Religioso e sua relação pedagógica. Petrópolis: Vozes, 200206
JUNQUEIRA, S. R. A.; CORREA, R. L. T.; HOLANDA, A. M. R. Ensino Religioso: aspectos legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007.06
POZZER, Adecir et al. Diversidade religiosa e ensino religioso no Brasil: memórias, propostas e desafios. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2010.06

SILVA, Valmor da (Org.). Ensino Religioso: educação centrada na vida: subsídios para a formação de professores. São Paulo: Paulus, 2004. (Pedagogia e educação).06
CARON, L. O Ensino Religioso na nova LDB: histórico, exigências, documentário. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.05
OLIVEIRA, Lilian Blanck de; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; ALVES, Luiz Alberto Sousa; KLEIM, Ernesto Jacob. Ensino Religioso no Ensino Fundamental: docência em formação, São Paulo: Cortez, 2007.05
ANDRIOLA, W.B.; MACDONALD, Brendan Coleman (Org). Avaliação Educacional: navegar é preciso. Fortaleza. Editora UFC, 200404
CNBB. Educação Religiosa nas Escolas. São Paulo: Paulinas, 1976 (Estudos da CNBB, 14).04
CNBB. O Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 1987 (Estudos da CNBB, 49).04
FRANCA, Leonel. Ensino Religioso e Ensino Leigo. Rio de Janeiro: Schmidt, 1931.04
SOARES, Afonso Maria Ligorio. Religião & Educação; da ciência da religião ao ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2010.04
CNBB. (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O ensino religioso nas constituições do Brasil nas legislações de ensino e nas orientações da Igreja. São Paulo: Paulinas, 1987.03
FERNANDES, Maria Madalena S. Afinal, o que é o ensino religioso? São Paulo: Paulus, 2000.03
RUEDELL, Pedro. Trajetória do ensino religioso no Brasil e no Rio Grande do Sul: legislação e prática. Porto Alegre: Sulina; Canoas: Unilasalle, 2005.03
VIESSER, L.C. Um Paradigma didático para o ensino religioso. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. – (Coleção ensino religioso escolar. Série fundamentos).03
BRANDENBURG, Laude, Erandi. A interação pedagógica do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2004.02
CNBB. Educação, Igreja e Sociedade. São Paulo: Paulinas, 1992. (Documento 42).02
CNBB; Regional Sul 3. Texto Referencial para o Ensino Religioso Escolar. Petropolis: Vozes, 1996.02
FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. O Tema Gerador no Currículo de Educação Religiosa: o senso do simbólico. Petrópolis: Vozes, 2000.02
GILZ, Claudino. O livro didático na formação do professor de Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 2009.02
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; GABRIEL JÚNIOR, René Faustino; KLUCK, Cláudia Regina; RODRIGUES, Edile Maria Fracaro. Socialização do saber e produção científica do ensino religioso [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.02
KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo Carlos; FUCHS Henri Luiz (Orgs.). O ensino religioso e o pastorado escolar: novas perspectivas – princípios includentes. São Leopoldo (RS): Contexto, 2001.02
OLENIKI, Marilac Loraine R.; DALDGAN, Viviane Mayer. Encantar: uma prática pedagógica no ensino religioso. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.02
PASSOS, João Décio USARSKI, Frank (org.). Compêndio de ciência da religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013.02
POZZER, Adecir, et. al. Ensino Religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015.02
SOARES, Afonso Maria Ligório. Religião & Educação: da ciência da religião ao ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2010. (Coleção Temas do Ensino Religioso)02

SORIANO, Adir Guedes (coord.). Direito à Liberdade Religiosa e perspectivas para o século XXI. Belo horizonte: Fórum, 2009. (Coleção Fórum de direitos Fundamentais)02
ALMEIDA, Fábio Portela Lopes de. Liberalismo político, constitucionalismo e democracia: a questão do ensino religioso nas escolas públicas. Belo horizonte: Argvmentvm, 2008.01
BRANDENBURG, Laude E. A interação Pedagógica no Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2004.01
CARON, Lurdes. Entre Conquistas e Concessões: uma experiência ecumênica em educação religiosa escolar. São Leopoldo: Sinodal, 1997.01
CATÃO, Francisco. O Fenômeno Religioso: ensino religioso escolar. São Paulo: Letras & Letras, 1995.01
DEBRAY, Regis. L’enseugnement Du fait religieux dans l’école laïque. Rapport au minister de l’Éducation nationale, Paris, Odile Jacob/Sceren, 2002.01
FERREIRA, A.C. Ensino Religioso nas fronteiras da ética. Subsídios Pedagógicos. Petrópolis: Vozes, 2001.01
FILHO, Tarcizo Gonçalves. Ensino Religioso e a formação do ser político. Petrópolis: Vozes, 1998.01
FRACARO, E; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; MARTINS FILHO, Lourival José. Perspectivas pedagógicas do ensino religioso – formação inicial para um profissional do ensino religioso. Florianópolis: Insular. 2015.01
FRACARO, E; JUNQUEIRA, SÉRGIO ROGÉRIO DE AZEVEDO. Fundamentos Pedagógicos do Ensino Religioso. Curitiba, IBPEX, 2009.01
FUCHS, Henri Luiz et al (Org.). Ensino religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005.01
GIUMBELLI, E. Mapeamento do Ensino Religioso no Brasil: definições normativas e conteúdos curriculares. Proposta para o programa de apoio a projetos em saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos (PROSARE Edital 2007). Rio de Janeiro: ISER, 2007.01
GONÇALVES FILHO, Tarcísio. Ensino religioso na formação do ser político. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.01
GUERREIRO, Silas (Org). O estudo das religiões: desafios contemporâneos. São Paulo, Editora Paulinas, 2004.01
JUNQUEIRA, Sérgio e FIGUEIRA, Eulálio. Teologia e Educação — educar para a caridade e solidariedade. São Paulo: Paulinas, 2012.01
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Um ideal, um caminho, uma proposta. Processo histórico de uma Catequese Escolar para Educação Religiosa Escolar na Província Marista do Rio de Janeiro 1958 a 1995. Curitiba: Champagnat, 2001.01
JUNQUEIRA, Sérgio, BRANDENBURG, Laude, KLEIN, Remi. Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017.01
LONGHI, M. Ethos no Ensino Religioso. Curitiba: Vicentina, 2005.01
MARTINS FILHO, Lourival, José. Tem azeite na botija: a docência e o componente curricular ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental. Florianópolis: UDESC, 201101
SAVIANI, Demerval (org). Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. Vitória: EDUFES, 2010.01
SENA, Luzia. Ensino Religioso e Formação Docente. São Paulo: Paulinas, 2007.01

SILVA, Antonio Francisco. Uma nova proposta para o ensino religioso. In. Idas e vindas do ensino religioso em Minas Gerais. Segrac Editora, Belo Horizonte/MG, 2007.01
SILVA, Valmor da (Org.). Ensino Religioso: educação centrada na vida: subsídios para a formação de professores. São Paulo: Paulus, 2004, (Pedagogia e educação).01
VELOSO, E.S. Fundamentos filosóficos dos valores no ensino religioso. Petropolis, RJ: Vozes, 2001.01
Organizado pelo Autor

Quanto aos artigos, verifica-se uma presença menor do uso de textos dos periódicos. E entre os autores mais referenciados estão JUNQUEIRA (11 textos); CUNHA (04 textos). E com dois textos os seguintes autores: CANDIDO, CURY, GIUBELLI e SOARES. Ainda, em 38 das TESES aqui mencionadas 07 não utilizaram nenhum artigo para sustentar seus argumentos.

Quadro 06
Artigos utilizados nas Teses
Título dos ArtigosQuantidade de Teses em que o Artigo foi mencionado
CURY, C. R. J. Ensino Religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista brasileira de educação, n.27.p.183; 191,2004.05
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino Religioso e Escola Pública: O Curso Histórico de uma Polêmica entre Igreja e Estado no Brasil. Educ. Rev., Belo Horizonte (17): 20-37, jun. 1993.05
DANTAS, Douglas Cabral. O Ensino Religioso Escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã. In: Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v.2, n.4, p. 112- 124, 1º Sem. 2004.04
LUI, Janayna de Alencar. Entre crentes e pagãos: o ensino religioso em São Paulo. In: Cadernos de Pesquisa, vol. 37, n. 131, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, maio/ago, 2007.04
PAULY, Evaldo Luis. O dilema epistemológico do Ensino Religioso. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPEd, n. 27. p. 172- 182. Set/out/Nov/dez, 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe27/anpedn27-art11.pdf> Acesso em: 5 set. 2011.04
CUNHA, L. FERNANDES, V. Um acordo insólito: ensino religioso sem ônus para os poderes públicos na primeira LDB. In Educação e Pesquisa, v. 38, n. 4, 2012.03
CUNHA, Luiz Antonio. Ensino Religioso nas escolas públicas: a propósito de um seminário internacional. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1235-1256, set/dez, 2006.02

CUNHA, Luiz Antônio. O sistema nacional de educação e o ensino religioso nas escolas públicas. Educação & Sociedade, 34 (124), p.925- 941, jul/set, 2013b.02
DICKIE Maria Amélia Schmidt; LUI, Janayna de Alencar. O ensino religioso e a interpretação da lei. Porto Alegre: Horizontes Antropológicos, ano 13, n. 27, p. 237-252, jan./jun. 2007.02
GIUMBELLI, Emerson & CARNEIRO, Sandra. Ensino Religioso em Estado do Rio de Janeiro: registros e controvérsias. In: Comunicações do ISER, n. 60, 2004.02
BOEING, Antonio. Ensino Religioso: Razões do ser na atualidade. In: Revista UNICLAR. Cultura Religiosa. São Paulo: Faculdades integradas Claretianas, Ano V, nº 1, julho de 2003, p. 66-87.01
BRANCO, Jordana Castelo; CORSINO, Patrícia. O Ensino Religioso na educação infantil de duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro: o que as práticas revelam? Revista Contemporânea de Educação, n. 2, dez 2006. Disponível em: <http://www.educacao.ufrj.br/revista/indice/numero2/index. php>. Acesso em 26 jul. 2007.01
BRANDENBURG, Laude Erandi. Concepções epistemológicas no Ensino Religioso: desafios para a práxis. Estudos Teológicos. São Leopoldo/RS: EST. 2006. Ano 46, n° 2. P. 45-59.01
CAMILO, Janaína. Ensino religioso na escola pública: uma mudança de paradigma. Revista de Estudos da Religião, nº. 2, ano 4, São Paulo: PUC/SP, 2004, p. 26-36. Disponível em: w.pucsp.br/rever/rv2_2003/p_camilo.pdf>, Acesso em: 17 set. 2005.01
CANDIDO, Viviane Cristina. Há lugar para o Ensino Religioso na Escola? In. Revista Diálogo Educacional. Paraná, v. 05, 2005, pp. 185-208.01
CANDIDO, Viviane Cristina. Metodologia para o Ensino Religioso. In. Revista de Educação da AEC. Brasilia, v. 4, 2005, pp. 55-75.01
CORRÊA, T. L. R. HOLANDA, R. M. A. JUNQUEIRA, A. R. S. Aspectos legislativos do Ensino Religioso brasileiro: Uma década de identidade. Revista Religião e Cultura – Vol. VI; n. 11/jan/jun 2007. P.9; 42.01
CUNHA, Luiz Antonio. Autonomização do campo educacional: efeitos do e no ensino religioso. In. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, FE/UFRJ, n. 2, jul/dez 2006(b).01
FIGUEIRA, Eulálio. Por que ensinar religião na sala de aula? Uma abordagem pragmatista face ao Ensino Religioso. Revista Brasileira de História das Religiões – Ano I n. 1, maio/2008 – Dossiê Identidades Religiosas e História. Disponível em <http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf/15%20Eulalio%20Figueira.pdf> Acessado em 08/02/2015.01
FISCHMANN, Roseli. Ainda o ensino religioso em escolas públicas: subsídios para a elaboração de memória sobre o tema. Revista Contemporânea de Educação, v. 2, Rio de Janeiro, 2006. P. 1-1001
FRISANCO, A.F TOLEDO, C.A.A. O Ensino Religioso na escola pública brasileira. Acta Scientiarum: 113; 118. 2000.01

GILZ, C.; JUNQUEIRA, S. R. A. Cultura material escolar e ensino religioso: um caminho para a formação do professor de ensino religioso. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 181-195, jan./abr. 2009b.01
GIUMBELLI, Emerson. A presença do religioso no espaço público. In. Revista Religião e Sociedade, volume 28, número 2, Rio de Janeiro/ISER, 2008, p. 80-101.01
GRUEN, Wolfang. Problemas do Professor de Ensino Religioso. Revista de Catequese, São Paulo: Salesianas, 7 (28): 5 -13 out./dez. 1984.01
HORTA, José Silvério Baia. O Ensino Religioso na Itália fascista e no Brasil (1930-45). Educação em Revista, Belo Horizonte s/v, n. 17, p. 64-78, jun. 1993.01
JUNQUEIRA, S R A NASCIMENTO, S. L. “Concepções do Ensino Religioso”. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v.16, n.1, p.783; 810 2013.01
JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Formar o formador. Revista Educação em Movimento. Curitiba, v. 1, n. 2, p. 85-98, 2002.01
JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; DISSENHA, Isabel C. P.; BARBOSA, Sérgio R. Eventos acadêmicos: a construção da identidade do Ensino Religioso nos acontecimentos e trabalhos científicos. Estudos Teológicos. São Leopoldo: Sinodal. V. 50. N. 1. jan./jun. 2010.01
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso. REVER – Revista de Estudos da Religião. São Paulo, PUCSP, ano 15, n. 02, ∙ Jul/Dez 2015.01
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério de Azevedo; CÔRREA, Rosa Lídia Teixeira, HOLANDA, Ângela Maria R. Aspectos legislativos do Ensino Religioso. Religião & Cultura / Dep. de Teologia e Ciências da Religião PUC-SP — VI n.11 (jan./jun. 2007) São Paulo: Paulinas-Educ, 2007c.01
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério de Azevedo; RODRIGUES, Edile M. Fracaro; RAU Débora Toniolo História, Geografia e Ensino Religioso: Uma proposta integrada. Revista Diálogo Educacional. Curitiba: PUC-PR, v. 7, n. 20, p. 143-165, jan./abr. 2007b.01
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério de Azevedo; RODRIGUES, Edile M. Fracaro; ALVES, Vicente Paulo. Formação de professores no ensino religioso brasileiro na modalidade de educação à distância. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 171-189, jan./abr. 2010.01
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério, RODRIGUES, Edile Fracaro. A identidade do Ensino Religioso no contexto da laicidade. Belo Horizonte: Horizonte, v. 8, n. 19, p. 101-113, out./dez. 2010.01
KLEIN, Remí, JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Aspectos referentes à formação de professores de Ensino Religioso. In Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 23, p. 221-243, jan./abr. 2008.01
LIMA, Luiz Alves de. O ensino religioso e a Confessionalidade. Revista de Catequese. São Paulo: Salesianas, 7 (28): 14-21, out./dez. 1984.01

MAGRI, Vanessa Carneiro Bonina. O ensino religioso na escola pública estadual de Belo Horizonte/MG: avanço ou retrocesso? In. Revista Brasileira de História das Religiões, ANPUH, Maringá/PR, v. 1, n. 3, 2009.01
NERY, José Israel. O ensino Religioso escolar no Brasil (ERE) no contexto da história e das leis. Revista de Educação, Brasília: AEC do Brasil, 22(88): 07-20, 1993.01
OLIVEIRA, Aurenéa Maria de & SILVA, Drance Elias. Alteridade x Intolerância: Diretrizes curriculares que podem embasar mais democrática e pluralmente o Ensino Religioso. In Revista Teias v. 13, n. 27, jan-abr 2011, 139-160.01
PASSOS, João Décio. Epistemologia do Ensino Religioso: do Ensino à Ciência, da Ciência ao Ensino. REVER – Revista de Estudos da Religião. São Paulo, PUCSP, ano 15, n. 02, p. 26- 44, Jul/Dez 2015.01
POLIDORO, L.F.; STIGAR, R. O Ensino Religioso em face do projeto político pedagógico. In. Ciberteologia – Revista de Teologia e Cultura. Ano III n. 18, s/d. Disponível em http:// Ciberteologia.paulinas.org.br/cibeteologia/wp.01
Questões teorico-metodológicas no estudo das religiões e religiosidades. IN: Revista Brasileira de História das Religiões. Maringá (PR) v. III n.9, jan/2011. ISSN 1983-2859. Disponível em http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pub.html . Acesso em 10. De junho de2014.01
ROCHA. Marcos Porto Freitas da. O ensino religioso na escola pública brasileira – relação entre o conhecimento religioso e a escola. Revista Valore, Volta Redonda, 1 (1): 82-94, dezembro/2016.01
RODRIGUES, Elisa. Questões Epistemológicas Do Ensino Religioso. Uma Proposta a partir da Ciência da Religião. Interações: cultura e comunidade. Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 230-241, jul./dez.2013.01
SCHOCK, Marlon Leandro. Objeto Próprio do Ensino Religioso escolar: de babel ao mar vermelho. Pistis & Práxis (Curitiba). V. 3 n. 1, jan./jun. 2011, p.289-309.01
SCUSSEL, Marcos André. Ensino Religioso em construção. Revista Vida e Educação, Fortaleza, ano 5, p.38 - 39, 2009.01
SILVA, Maria Eliane Azevedo da; SOARES, Afonso Ligório. Formação docente e Ensino Religioso: resultado preliminar de levantamento sobre Teses e dissertações no Brasil. In: Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral. PUCPR, v. 2, n. 2, julho/dezembro de 2010. Curitiba: Champagnat, 2009.01
SOARES, Afonso M. A contribuição da ciência da religião para a formação de docentes ao ensino religioso. REVER – Revista de Estudos da Religião. São Paulo, PUCSP, ano 15, n. 02, pp. 45-54, Jul/Dez 2015.01
SOARES, Afonso M. Ciência da Religião, Ensino Religioso e Profissão Docente. REVER – Revista de Estudos da Religião. São Paulo, PUCSP, p. 1-18, setembro de 2009.01
Organizado pelo Autor

Ao longo das TESES defendidas, foram mencionadas em suas referências bibliográficas, como estado da arte ou como argumentação, os objetos de 16 TESES já produzidas. Entre os autores destacaram-se JUNQUEIRA, mencionada em seis Teses; CARON, em quatro Teses; CANDIDO, em 03 Teses. Verifica-se que os pesquisadores ainda retomam, de forma inexpressiva, os trabalhos já defendidos, para verificar o percurso das pesquisas.

Antes do quadro que trata das 16 TESES é significativo ressaltar e dar destaque que os autores mais referenciados, quanto ao estado da arte, são grandes educadores que, com sua prática aberta e libertadora questionam e impelem a continuar buscando. Razão pela qual as Ciências da Religião, ciências acadêmicas que fundamentam a Área de Ensino Religioso, não têm, ainda, número considerável de referenciais de Doutores em Ciências da Religião. Entretanto, têm fortes referenciais de educadores que, nos últimos 20 anos tornaram seus textos inquestionáveis enquanto suportes para o estado da arte de pesquisas em Ensino Religioso. Junqueira e Gruen, entre outros, são exemplos desses educadores que muito colaboraram para a pesquisa e para os fundamentos do conhecimento tornando-se referenciais para o Ensino Religioso, uma área em construção.

Quadro 07
Teses referenciadas
Título das TesesQuantidade de Teses em que a TESE foimencionado
JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O processo de escolarização do Ensino religioso no Brasil. Roma: PEUPS, 2000. (Tese de Doutorado)06
CARON, Lourdes. Políticas e práticas curriculares: formação de professores de Ensino Religioso. 2007, 354 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo, 2007.04
CANDIDO, Viviane Cristina. Epistemologia da controvérsia para o ensino religioso: aprendendo e ensinando na diferença, fundamentados no pensamento de Franz Rosenzweig. Tese (Doutorado em Ciências da Religião). São Paulo: PUC, 200803
BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. Ensino Religioso na escola: o papel das Ciências das Religiões. 2010. 231f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião, Goiânia, 201002
LUI, J. A. Educação, Laicidade, Religião: controvérsias sobre a implementação do Ensino Religioso em escolas públicas. 270 f. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2011.02

BECKER, Michael Reinhard Maia. Ensino religioso entre catequese e ciências da religião: uma avaliação comparativa da formação dos professores do ensino religioso no Brasil e da aprendizagem interreligiosa na Alemanha em busca de um ensino religioso interteológico e interdisciplinar. 2010. 328f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 201001
BRANDENBURG, Laude Erandi. O lugar da participação na interação pedagógica no Ensino Religioso: perspectivas a partir da teoria e da prática. Tese (Doutorado em Teologia). São Leopoldo: IEPG, 2001.01
DERISSO, José Luis. O relativismo do pensamento pós-moderno como legitimação para o ensino religioso na escola pública brasileira. 2012. 228 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2012.01
FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Fuentes Antropológicas y Sociológicas de la Educación Religiosa em el Sistema Escolar Brasileño, em la perspectiva Foucaultiana. la evolución de uma disciplia entre religion y área de conocimiento, 2007, 654 f. Tese (Doutorado em Filosofia) Universidad Complutense de Madrid. Madrid, Espanha, 2007.01
OLIVEIRA, Lilian Blanck de. Formação de docentes para o ensino religioso: perspectivas e impulsos a partir da ética social de Martinho Lutero. 2003. Tese (Doutorado em Teologia). Escola Superior de Teologia. São Leopoldo, 2003.01
OLIVEIRA, Lílian Blank de. Formação de docentes paraoensino religioso: perspectivas e impulsos a partir da ética social de Martinho Lutero. Doutorado em Teologia - Área de concentração: Educação e Religião. 2003, 230f. Escola Superior de Teologia: São Leopoldo: IEPG, abril de 2003.01
SCHOCK, Marlon Leandro. Aportes epistemológicos para o ensino religioso na escola: um estudo analítico-propositivo. 2012. 317 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Escola Superior de Teologia, Programa de Pós-graduação em Teologia, São Leopoldo, 2012.01
SEFFRIN, Carmencita de Araújo C. A inculturação da fé no ensino religioso escolar: uma questão multidimensional. Tese (Doutorado em Teologia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.01
SILVA JUNIOR, Hédio. A Liberdade de Crença como Limite à Regulamentação do Ensino Religioso. 2003. 215 f. Tese (Doutorado em Direito) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC: São Paulo, 2003.01
STRECH, Gisela Isolde Waechter. Ensino Religioso em Escolas Confessionais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Tese (Doutorado em Teologia) - Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2000.01
WACHS, Manfredo Carlos. Aportes para uma hermenêutica da identidade e da práxis docente. 2004, 303 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 200401
Organizado pelo Autor

São identificados aqui 66 trabalhos, apresentados em eventos, sendo que os mais utilizados foram artigos de eventos, promovidos pela Faculdade EST e por eventos do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. O destaque para a EST é compreensível, pelo fato de existir um número significativo de orientandos desta instituição.

Quadro 08
Eventos referenciados
Título dos Artigos em eventosQuantidade de Teses em que o Artigo foi mencionado
BRANDENBURG, Laude E.; WACHS, Manfredo C.; KLEIN, Remí; REBLIN, Iuri A. O fenômeno religioso no Ensino Religioso e o currículo escolar. In: BRANDENBURG, Laude Erandi. Fenômeno religioso e metodologias: VI Simpósio de Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2009b, p. 46-54.04
DICKIE, M. A. S.; LUI, J. de A. O Ensino religioso e a interpretação da lei. Trabalho apresentado em 13º Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, Porto Alegre, set. 2005. (GT Religião, Poder e Política)04
BRANDENBURG, Laude E.;. Ensino Religioso: um olhar prospectivo sobre a formação de professores. In BRANDENBURG, Laude Erandi et al. (Orgs.). Ensino Religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005, p. 48-5403
COSTA, Anderson Ferreira. O desconhecimento do Ensino Religioso por parte dos órgãos de educação: a desporfissionalização do professor de Ensino Religioso. Universidade Católica de Goiás. V Congresso Nacional de Ensino Religioso: Docência em Formação e Ensino Religioso – Contextos e práticas, novembro de 2009. Disponível em http://www.fonaper.com.br/documentos/v_conere10.pdf. Acesso em 20 nov 2009.02
DICKIE, Maria Amélia Schmidt. Todos os caminhos levam a Deus – o CONER e o Ensino Religioso em Sta. Catarina, Brasil. XXVII Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, 2003.02
FUCHS, Henri Luiz. O fenômeno religioso no Ensino Religioso e o currículo escolar. In: BRANDENBURG, Laude et al. (org). Fenômeno Religioso e Metodologias: VI Simpósio de Ensino Religioso. São Leopoldo, SINODAL/EST, 2009.02
SCHLOGL, E. JUNQUEIRA, S. “A ASSINTEC e o Ensino Religioso no Paraná: Uma História contada por seus Símbolos”. In Sociedade de Teologia e Ciência da Religião; SOTER (ORG). Religiões e Paz Mundial. 23º Congresso Internacional. Edições Paulinas, 2010.02
SCHOCK, Marlon Leandro. Ensino Religioso: do que mesmo estamos falando? In: V Congresso Nacional de Ensino Religioso (V CONERE), 2009, Goiânia – GO.02
SCHOCK, Marlon Leandro. Identidade e sensibilidade religiosa: o arquétipo doméstico e a identidade religiosa de Paulo Freire. In: V Simpósio de Ensino Religioso da Faculdades EST, 2008, São Leopoldo – RS.02
SCHOCK, Marlon Leandro. Identidade Religiosa. In: V Salão de Pesquisa da Escola Superior de Teologia, 2006, São Leopoldo - RS.02
SCHOCK, Marlon Leandro. Maiêutica andarilha: para onde caminhamos? In: XI Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (XI SEFOPER), 2010, João Pessoa - PB. ISBN: 978-85-7745-523-2.02
WACHS, Manfredo Carlos. A didática do ensino religioso em cursos de formação de professores de ensino médio. WACHS et al. (Org.). SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 4, 2007, São Leopoldo. Práxis do ensino religioso na escola. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2007, p. 70.02

ABUD, Marilena Rodrigues; FUCHS, Henri Luiz. A prática docente e o currículo de ensino religioso nas séries iniciais. SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 4., 2007, São Leopoldo. Práxis do ensino religioso na escola... Organizadores: Manfredo Carlos Wachs et al. São Leopoldo: Sinodal, 2007, p. 229.01
ALVES, Silvia Cristina Hack; Streck, Gisela Isolde Waechter. Culturas juvenis e ensino religioso na escola. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo et al. Anais do X Seminário Nacional de Formação de professores para o Ensino Religioso. Brasília: UCB, 2008.01
BENINCÁ, Eli. O Ensino Religioso e a fenomenologia religiosa. In: KLEIN, Remi; WACHS, Manfredo Carlos; FUCHS, Henri Luiz. O ensino religioso e o pastorado escolar: novas perspectivas – princípios includentes. (Simpósio). São Leopoldo: IEPG, 2001, p. 54- 63.01
BEZERRA, Anna Thereza Patrício Beutenmuller. Ensino Médio: Juventude e Religiosidade em ambiente educacional tecnológico. In: Anais do Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. João Pessoa: Editora Universitária, v. 11, 2010.01
BOBSIN, Oneide. Instituições religiosas e escola no espaço público. In: KLEIN, Remi; BRANDENBURG, Laude Erandi; WACHS, Manfredo Carlos. O ensino religioso: diversidade e identidade: SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 5. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008, p. 14.01
BRANDENBURG, Laude Erandi. Sala de aula do ensino religioso em busca do novo. In: WACHS, Manfredo Carlos et al. Práxis do ensino religioso na escola: SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 4., 2007, São Leopoldo.01
BRANDENBURG, Laude. Identidade e Educação – muito além do currículo? In: KLEIN, Remí et al. (org.). Ensino Religioso: Diversidade e Identidade. V Simpósio de Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008.01
BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula; MOREIRA, Alberto da Silva. O Ensino Religioso: uma das condições para o exercício da cidadania. In: Anais do V CONERE. Goiânia: 2009.01
CÂNDIDO, Viviane Cristina. A confessionalidade da Escola Católica como ponto de partida para a distinção entre o Ensino Religioso e a Pastoral. In. Congresso de Educação da Associação de Educação Católica do Estado do Paraná, 14, 2003, Curitiba. Anais do XIV Congresso de Educação da Associação de Educação Católica do Estado do Paraná, Curitiba: 154 p. Publicação da Associação de Educação Católica do Paraá, 2003.01
CARBONARI, Paulo Cesar. Diversidade e educação: ensaio de compreensão das raízes para indicar alternativas. In: KLEIN, Remí et al. (org.). Ensino Religioso: Diversidade e Identidade: V Simpósio de Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008.01
CARNEIRO, Sandra Maria Sá. Liberdade religiosa, proselitismo ou ecumenismo: controvérsias acerca da (re) implantação do ensino religioso nas escolas públicas do Rio de Janeiro. ST 25. Republicanismo, religião e Estado no Brasil contemporâneo, Caxambu/MG, ANPOCS. 2004.01
CARON, Lurdes. Políticas de formação de professores e diretrizes curriculares nacionais de Ensino Religioso. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo et al. Anais do X Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. Brasília: UCB, 2008.01

CECCHETTI, Elcio. Cultura da escola currículo escolar: limites e possibilidades para o (re)conhecimento da diversidade do fenômeno religioso. In: BRANDENBURG, Laude et al (org.). Fenômeno Religioso e Metodologias: VI Simpósio de Ensino Religioso. São Leopoldo, SINODAL/EST, 2009.01
CECCHETTI, Elcio. Ensino Religioso no Brasil: disputas, tensões e embates. In: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, Toluca/México, 2014. Sujetos, poder y disputas por la educación. Textos de Historiografía de la Educación Latinoamericana. Zinacantepec/Estado de México: El Colegio Mexiquense A. C., 2014, p. 511-522.01
CECCHETTI, Elcio. O (não) lugar da diversidade religiosa na escola pública. In: WACHS, Manfredo et al. (org.). Ensino Religioso: religiosidades e práticas educativas. VII Simpósio de Ensino Religioso da Faculdades EST e I Seminário Estadual de Ensino Religioso do CONER/RS. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2010.01
CRUZ, Therezinha M. L. Dimensão Metodológica do Ensino Religioso. Pensando o novo num mundo em mudança. Simpósio: O Ensino Religioso e o Pastorado Escolar. Novas Perspectivas – Princípios Includentes. São Leopoldo: Con-Texto, 2001.01
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003, p. 72. DEON, José; BRADENBURG, Laude Erandi. O ensino religioso como área de conhecimento no ensino médio. SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 5, 2008, São Leopoldo. O ensino religioso: diversidade e identidade... Organizadores: Remi Klein; Laude Erandi Brandenburg; Manfredo Carlos Wachs. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008, p. 150.01
DANELICZEN, Francisca Helena. Educação Intercultural e Ensino Religioso: buscando aproximações. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo et al. Anais do X Seminário Nacional de Formação de professores para o Ensino Religioso. Brasília: UCB, 2008.01
DICKIE, M. A. S. Todos os caminhos levam a Deus: o CONER e o ensino religioso em Santa Catarina, 2003. Trabalho apresentado no 27º Encontro Nacional da Anpocs. Caxambu, out. 2003. (GT Religião e Sociedade)01
DICKIE, Maria Amélia Schmidt. O ensino religioso no Brasil. In: Seminário Ensino Religioso, Gênero e Sexualidade. 2008, Florianópolis.01
FUCHS, Henri Luiz. O currículo do Ensino Religioso: formação do ser humano a partir da diversidade cultural. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo et al. Anais do X Seminário Nacional de Formação de professores para o Ensino Religioso. Brasília: UCB, 2008.01
HOFF, Márcio. O Ensino Religioso nas escolas públicas e o debate em torno da laicidade do Estado brasileiro. Comunicação apresentada no XV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste e Pré-alas Brasil (Terezina - PI, 4 a 7/set/2012). Disponível em <http://www.sinTeseeventos.com.br/ciso/anaisxvciso/resumos/GT04- 42.pdf> Acessado em 12/12/2014.01
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; FRACARO, Edile Maria. História da formação do professor de ensino religioso do contexto brasileiro. ANAIS DO III ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES – ANPUH –01
KADLUBITSKI, Lidia. Diversidade e o ensino religioso. II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Tecnologia e Humanidades, Agosto de 2012.01

KLEIN, Remí.O Ensino Religioso como espaço para o Diálogo Inter- religioso In: I Seminário Internacional de Culturas e Desenvolvimento e V Seminário Catarinense de Ensino Religioso, 2009, Blumenau. Culturas e Diversidade Religiosa na América Latina: Pesquisas e Perspectivas Pedagógicas. Blumenau: FURB, 2009c01
KLEIN, Remí.O professor-pesquisador no Ensino Religioso: um olhar para a religiosidade e as religiões. In: KLEIN, Remi, BRANDENBURG, Laude E e WACHS, Manfredo Carlos (Orgs.). Ensino Religioso: Diversidade e identidade: V Simpósio de Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008a. p. 172-177.01
KLEIN, Remí. Religiosidade humana e fazer educativo: um olhar a partir da Didática do Ensino Religioso. In: WACHS, Manfredo Carlos, FUCHS, Henri Luiz, BRADENBURG, Laude E. e KLEIN, Remi (Orgs.). Práxis do ensino religioso na escola: IV Simpósio de Ensino Religioso. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2007c. p. 219-223.01
KLEIN, Remí; BRANDENBURG, Laude E; WACHS, Manfredo Carlos (Orgs.). Ensino Religioso: Diversidade e identidade: V Simpósio de Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal EST, 2008.01
KLEIN, Remí; BRANDENBURG, Laude E; WACHS, Manfredo Carlos (Orgs.). Diálogo inter-religioso e ensino religioso In: VIII Salão de Pesquisa da Faculdades EST, 2009, São Leopoldo. Anais do Salão de Pesquisa da Faculdades EST. São Leopoldo: EST, 2009a. v.8. p.281 – 302.01
KLEIN, Remí; BRANDENBURG, Laude E; WACHS, Manfredo Carlos (Orgs.). Em busca de um espaço tempo de aprendizagem no Ensino Religioso. In: SOTER (Org.). Anais do 24º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. Religião e Educação para a cidadania. Belo Horizonte: PUC/Minas, 2011, p. 419 - 430. Disponível em: <http://ciberteologia.paulinas.org.br/ciberteologia/ index.php/edicao36/24congressointernacionaldasociedadedeteologiaec ienciasdareligiaosoter>.01
KLEIN. O Ensino Religioso e a Dimensão Curricular. In Ensino Religioso e o pastorado escolar – Simpósio – edit. pelo IEPG, São Leopoldo, RS, 2001.01
MEIRELLES, Cecília. In MORAES, J. D. A Cultura liberta, o catolicismo escraviza: Cecília Meirelles e o ensino religioso nos anos 1930. GT História da Educação/m. 2, PPBIG/UNICAMP, s/d. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT02- 3209--Int.pdf> Acessado em 13/06/2014.01
MOCELLIN, Teresinha Maria. O mal-estar no Ensino Religioso: Localização, Contextualização e Interpretação. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo et al. Anais do X Seminário para Formação de Professores para o Ensino Religioso. Brasília: UCB, 2008.01
MORAES, José Damiro. A Cultura liberta, o catolicismo escraviza: Cecília Meirelles e o ensino religioso nos anos 1930. GT História da Educação/ n. 2, PPBIG/UNICAMP, s/d. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT02-3209--Int.pdf>. Acessado em 25 de janeiro de 2014.01
PAIVA, Geraldo José de. Ensino Religioso: como ensinar? Apontamentos psicológicos. In: WACHS, Manfredo et al. (org.). Ensino Religioso: religiosidades e práticas educativas. VII Simpósio de Ensino Religioso da Faculdades EST e I Seminário Estadual de Ensino Religioso do CONER/RS. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2010.01

PIRES, Frederido Pieper. Modelos de Ensino Religioso e a inserção da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões). Conferência no 1º FIER (Fórum Internacional de Ensino religioso). Universidade Lusófona, Lisboa, 7 e 8 de maio de 2015.01
SCHOCK, Marlon Leandro. A Religiosidade Humana. In: IV Simpósio de Ensino Religioso da Faculdades EST, 2007, São Leopoldo - RS.01
SCHOCK, Marlon Leandro. A transcendência humana e o sagrado (no eixo educação e cultura). In: IV Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE), 2007, Curitiba - PR.01
SCHOCK, Marlon Leandro. Mito e interpretação da realidade: uma leitura do mito a partir de rubricas. In: X Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (X FONAPER), 2008, Taguatinga - DF.01
SCHOCK, Marlon Leandro. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER) e o Objeto próprio do Ensino Religioso (OPER). In: WACHS, Manfredo et al. (org.) Ensino Religioso: religiosidades e práticas educativas. VII Simpósio de Ensino Religioso da Faculdades EST e I Seminário Estadual de Ensino Religioso do CONER/RS. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2010.01
SCHULTZ, A. Diversidade religiosa e os desafios para o Ensino Religioso. In: Fenômeno religioso e metodologias. Organizado por Laude Erandi Brandenburg et al. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2009.01
SCUSSE, Marcos André. Professor pesquisador no ensino religioso: um olhar para a religiosidade e as religiões. In: KLEIN, Remi; BRANDENBURG, Laude Erandi; WACHS, Manfredo Carlos. O ensino religioso: diversidade e identidade (Orgs.).: SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 5. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008, p. 173.01
SCUSSEL, Marcos André. Ensino Religioso e materiais didáticos: necessidade de novos olhares. In: BRANDENBURG, Laude. et al. (org.). Fenômeno Religioso e Metodologias: VI Simpósio de Ensino Religioso. São Leopoldo, Sinodal/EST, 2009.01
SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO, 11.,2010, João Pessoa. Anais do Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. ISBN: 978-85-7745-523-2. [Organizado por] KLEIN, Remí e MIELE, Neide. João Pessoa: Editora Universitária, v. 11, 2010. p. 114 - 124.01
SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO. O Ensino Religioso e materiais didáticos: inquietações iniciais In: V Congresso Nacional de Ensino Religioso, 2009, Goiânia. Docência em formação e Ensino Religioso: contextos e práticas. Goiânia: PUCGO, 2009.01
SILVEIRA, Daniel Bueno da. Prática pedagógica em ensino religioso. In: WACHS, Manfredo Carlos et al. Práxis do ensino religioso na escola. : SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 4, 2007, São Leopoldo: Sinodal/EST, 2007, p.171.01
SOARES, Afonso M. L Por uma epistemologia do Ensino Religioso. In: CONGRESSO ANPTECRE: Fenomenologia e hermenêutica do religioso, 2, Belo Horizonte, MG.Anais..., 2009. 1 CD-ROM.01
STEFFENS, Marceli Porn; KLEIN, Remi. A primeira infância e o ensino religioso: encontro essencial. In: FUCHS, Henri Luiz et al. Ensino religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo, RS: Oikos, 2005, p. 160.01

STUMER, Rosangela. Religiosidade popular e os PCNs do ensino religioso. In:KLEIN, Remi; BRANDENBURG, Laude Erandi; WACHS, Manfredo Carlos. O ensino religioso: diversidade e identidade (Orgs.).: SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 5. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008.01
TOLEDO, Cesar de Alencar; AMARAL, Tânia Conceição Iglesias do. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino Religioso nas escolas públicas.Trabalho apresentado na IV Jornada do HISTEDBR (Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil), na Universidade Estadual de Maringá, PR, ocorrido de 5 a 7 de julho de 2004. Disponível em:< http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis14/art9_14.pdf. Acesso em 03 de novembro de 2013.01
TOLEDO, Cesar de Alencar; MALVEZZI Meiri Cristina Falcioni. O processo de regulamentação do ensino religioso no estado do Paraná. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- EDUCERE, XI, 2013, Curitiba. Anais do XI Congresso Nacional de Educação (…). Curitiba: Editora Champagnat, 2013. p. 29204- 29222.01
VII Simpósio de Ensino Religioso das Faculdades EST e I Seminário Estadual de Ensino Religioso do CONER/RS. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2010. p.01
WACHS, Manfredo Carlos et al (Orgs.). Ensino Religioso: religiosidades e práticas educativas: VII Simpósio de Ensino Religioso da Faculdades EST e I Seminário Estadual de Ensino Religioso do CONER/RS. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2010.01
WACHS, Manfredo Carlos, FUCHS, Henri Luiz, BRADENBURG, Laude E. e KLEIN, Remi (Orgs.). Práxis do ensino religioso na escola: IV Simpósio de Ensino Religioso. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2007.01

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Estudo da identificação das Teses é uma estratégia para compreender a identidade e o desenvolvimento do Ensino Religioso no cenário brasileiro, feito por meio da verificação das instituições, dos pesquisadores, dos temas e dos referenciais utilizados. A partir das informações verificou-se que o estado da arte, nas Teses, nem sempre é claro e de fato abrangente, o que demonstra um cenário limitado dos trabalhos realizados.

Uma primeira verificação é que as fontes mencionadas nas Teses nem sempre estão atualizadas, são recorrentes e de bibliografia nem sempre específica que fundamenta a área de pesquisa proposta pelos autores. Outra questão em destaque é o fato de que a Ciência da Religião compreendida desde 2014, como ciência acadêmica que fundamenta a Área de Ensino Religioso, ainda não é explicitada nas Teses relacionadas.

Outra constatação é que o Ensino Religioso, componente curricular da educação básica brasileira, ainda é um objeto de conhecimento a ser melhor constituído no processo da pesquisa acadêmica.

Atualmente foi estabelecido pela Base Nacional Comum – BNCC, a Área de Conhecimento Ensino Religioso, que é referência para o trabalho com os objetos de conhecimento e os conteúdos, para o componente curricular ensino religioso. É possível já detectar nas Teses defendidas a necessidade da delimitação do campo de Área do Conhecimento (OLIVEIRA, 2009, p. 14-16) para Componente Curricular. O que poderá fazer o elo entre a experiência passada e a produção acadêmica das Teses, para que se possa avançar. Pois, caso não se busque fazer esta conexão pode-se incorrer à falta de compreensão didático-pedagógica, como já ocorreu no passado próximo, e tratar o Ensino Religioso como um espaço apenas de confessionalidade.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Carlos. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v.12, n.1, jan./ jun. p. 11-32, 2006.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE, Parecer CFE nº 977/19652, 3 de dezembro de 1965

FORESTI, Nóris. Estudo da contribuição das revistas brasileiras de biblioteconomia e ciência da informação enquanto fonte de referência para a pesquisa. 1989. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Biblioteconomia da Universidade de Brasília: UnB, Brasília, 1989.

HÜHNE, Leda Miranda (Org.) Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997.

JUNQUEIRA, Sérgio et al. Socialização do saber e produção científica do Ensino Religioso. Porto Alegre: Editora Fy, 2017.

LLOYD, Christopher. As estruturas da história. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

OLIVEIRA, Ely Francine; GRACIO, Maria Claudia. A produção científica em organização e representação do conhecimento no Brasil: uma análise bibliométrica do GT&2 daANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB, ENANCIB, 10., 2009, João Pessoa. Anais. João Pessoa: ANCIB, 2009.

OLIVEIRA. Ednilson Turozi de. Ensino Religioso fundamentos epistemológicos. Curitiba, Ibpex, 2009.

PRITCHARD, Alan. Statistical bibliography or bibliometricas. Journal of Documentation, v. 25, p. 348-349, 1969.

SILVA, Vagner. Antropólogo e sua magia. São Paulo: Edusp, 2000.

MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1985.

ZIMAN, John Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por