Editorial Comment
17 ANOS DA REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTRATÉGIA
17 ANOS DA REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTRATÉGIA
Revista Ibero Americana de Estratégia, vol. 18, núm. 1, pp. 01-03, 2019
Universidade Nove de Julho
Recepção: 02 Junho 2018
Aprovação: 30 Setembro 2018
A Revista Ibero-americana de Estratégia - RIAE (International Journal of Strategic Managment - IJSM) completa 17 anos de idade em 2019. A atual RAIE/ISM teve origem na Revista Gerenciais da UNNOVE. Além de ressaltar a tradição da RIAE/IJSM como veículo de divulgação da pesquisa em administração, em especial, de temas relacionados à estratégia, neste comentário editorial da primeira edição de 2019 queremos apresentar as ações e resultados após estes últimos quatro anos.
Antes, no entanto, queremos ressaltar que os resultados alcançados não teriam sido possíveis sem os autores que reconheceram os méritos de nosso periódico frente às diversas alternativas para submissão. Sem a disponibilidade dos revisores que voluntariamente dedicaram o seu tempo e esforço para avaliar os artigos submetidos, não teríamos conseguido vencer os prazos e alcançar a qualidade nos artigos publicados.
Vale ressaltar o papel do Prof. Emerson Maccari que possibilitou a mudança de foco da Revistas Gerenciais para viabilizar a RIAE/IJSM, além de todo o apoio incondicional até este ano de 2018, enquanto esteve à frente do PPGA da UNINOVE. E também, ressaltar a dedicação do Prof. Benny Kramer Costa, que foi o primeiro editor da RIAE/IJSM.
O nosso papel como editores, face aos desafios das mudanças efetuadas na RIAE/IJSM, seria impossibilitado sem o suporte da equipe editoria da UNINOVE. Agradecemos especialmente à Camila Prado, que esteve responsável pelo nosso periódico até 2018, pela competência e paciência ao longo destes anos. Agradecemos ao Altieres Oliveira e Silva, nosso representante no Redalyc, por todo apoio consultivo e criatividade nas sugestões e apoio às nossas iniciativas. A RIAE/IJSM manteve o seu status Qualis B2, mas melhoramos sensível mente os indicadores com o intuito de consolidar a posição de destaque como periódico nacional.
A Organização da RIAE/IJSM
Em 2014 iniciamos na Revista Ibero-Americana de Estratégia Iberoamerican Journal of Strategic Managementum conjunto de mudanças para o aprimoramento, que temos prosseguido e explicado aos nossos autores e revisores nos comentários editoriais. Estas mudanças permitiram ganhar um foco mais coerente, melhorar a qualidade do processo, maior eficiência na gestão dos artigos recebidos e aumentar o escopo do tipo de trabalhos que publicamos. Dentre estas mudanças, incluímos a organização da RIAE/IJSM.
A RIAE/IJSM está dividida em cinco seções: comentários editoriais; perspectivas; artigos científicos; artigos tecnológicos; revisões bibliográficas. Organizar com estas seções tivemos como intuito tornar a RIAE/IJSM mais acessível e relevante para os pesquisadores e leitores. Continuamos tendo, não só a preocupação de melhorar com o tempo a qualidade dos artigos que estão sendo publicados, mas também proporcionar para os leitores, especialmente aos jovens pesquisadores, materiais que os ajudem em suas pesquisas. Também, buscamos proporcionar aos alunos de cursos de graduação e praticantes, algumas leituras que os incentivem a ler mais artigos acadêmicos e até os incentivem a buscar participar de mestrados e doutorados.
Os Comentários Editoriais têm como objetivo auxiliar aos pesquisadores na elaboração e revisão de artigos. Todos estes comentários estão sendo ordenados e acumulados na aba “How to Publish (or Perish)?” do site da RIAE/IJSM (http://www.revistaiberoamericana.org/ojs/index.php/ibero/pages/view/publish%20or%20perish) para que possam ser consultados permanentemente.
Os tradicionais artigos científicos compõem a parte fundamental do periódico. Em cada uma das edições são publicados pelo menos cinco artigos científicos tradicionais. As demais contribuições complementam os 9 trabalhos a serem publicados.
Na seção de perspectivas trazemos contribuições com olhares novos ou críticos, além de revisões bibliográficas ou bibliométricas dos temas diretamente relacionados com a pesquisa em estratégia, que é o foco da revista. Depois da seção tradicional de artigos acrescentamos uma seção para Artigos Tecnológicos ou Relatos Técnicos, que possibilitam acesso a contribuições orientadas para a prática. Finalmente, uma seção para Resenhas Bibiográficas, para que livros considerados importantes, muitos deles clássicos, possam estar disponíveis para os leitores, pois apesar da importância e muitas vezes alusão a eles, não têm sido lidos.
RIAE/IJSM é um Periódico Brasileiro
Apesar da missão descrita no site e de não haver restrição de contextos exclusivos, a RIAE/IJSM é um periódico brasileiro com a reputação consolidada, que na possibilidade de internacionalização quer ser reconhecido prioritariamente pela comunidade ibero- americana. Em levantamento realizado em 2016, a RIAE foi reconhecida por especialistas latino- americanos como o 25º periódico mais reconhecido (Olavarrieta, 2016, p. 308).
Com o intuito de aumentar a penetração junto aos pesquisadores estrangeiros, o site da RIAE/IJSM foi traduzido para o idioma inglês e, em breve em espanhol. Embora não seja uma exigência a submissão e publicação dos artigos exclusivamente em idioma estrangeiro, nossa intenção é que ao longo do tempo, com mais submissões internacionais, e com mais autores brasileiros submetendo artigos em inglês, possamos ter todas as edições bilíngues, português e o inglês/espanhol. Como medida imediata, no ano de 2018 passamos a ter o resumo estruturado, em português, inglês e espanhol, sendo os resumos em idiomas estrangeiro revisados por especialistas nos idiomas. Pretendemos em breve que os comentários editoriais e revisões de livros possam estar em português e inglês.
Consolidar a RIAE/IJSM como Periódico Nacional de Destaque
Continuamos a trabalhar para que a RIAE/IJSM integre bases internacionais como a base de periódicos emergentes da WoS (JCR) e Scimago. No entanto, temos priorizado a consolidação da RIAE/IJSM como periódico de destaque no Brasil.
Recentemente tivemos acesso ao impacto dos periódicos nacionais na base SPELL, que é a base de periódicos da ANPAD (http://www.spell.org.br/impacto). Considerando todas as áreas disponíveis, a RIAE/IJSM ocupa a 11ª posição entre os periódicos nacionais no impacto de dois anos sem autocitação, subindo doze posições em relação à sua posição anterior. Considerando o mesmo indicador para somente a área de Administração, a RIAE/IJSM está ranqueada como o quarto periódico nacional. Considerando o indicador de cinco anos sem autocitação, ocupa a 14ª posição, resultado que deve melhorar nos próximos 3 anos pelo resultado de dois anos. Considerando o imediatismo, a RIAE ocupa a 2ª posição.
Continuando o Nosso Trabalho
Continuamos com o objetivo de ter a RIAE/IJSM com impacto internacional na comunidade de pesquisadores ibero-americanos. Permanecemos com o objetivo de melhorar ainda mais a relevância da RIAE/IJSM base SPELL.
Pretendemos continuar a trabalhar com os revisores para termos cada vez mais e melhores avaliações construtivas, sem aumentar o tempo de avaliação e publicação.
Continuamos com a orientação de contribuir para os estudos focados em estratégia nacionais e ibero- americanos.
Com os comentários editoriais pretendemos melhorar a qualidade de nossos artigos e até mesmo de outros periódicos. Esperamos que possam também contribuir como material de aulas e workshops voltados para alunos.
Defendemos a crescente orientação para a pesquisa voltada a fenômenos, em especial por estarmos em um ambiente institucional distinto dos países mais desenvolvidos.
Continuamos a alertar que esta orientação necessita ser ponderada com o foco teórico, seguindo os melhores padrões internacionais. Temos, neste caso, como objetivo gradativamente melhorar a qualidade e robustez dos artigos tecnológicos publicados.
A RIAE/IJSM continua a aceitar todo o tipo de artigos, desde que a metodologia seja adequada, ajustada ao que se estuda e bem executada.
Continuamos a apoiar encontros e congressos de administração, brasileiros e ibero-americanos, para que trabalhos selecionados possam seguir em fast- track.
Em 2018 iniciamos um canal de YouTube, Nada mais Prático que uma Teoria (https://www.youtube.com/channel/UCkEohHPOD-IH8mgrYPcbMcA ). O canal visa divulgar nossas pesquisas de forma mais prática para o público em geral nas redes sociais, especialmente no Linkedin e no Facebook. Incentivamos aos autores a participarem do canal.
Para finalizar, agradecemos a todos que têm apoiado e ajudado no desenvolvimento da RIAE. É nossa intenção continuar seguindo na busca de tornar a RIAE/IJSM mais influente e relevante para a academia nacional e como veículo de divulgação da pesquisa brasileira e latino-americana em estratégia.
Referências
Olavarrieta, S. (2016). Utilizando avaliações de especialistas para classificar 45 publicações latinoamericanas de negócios. RAE-Revista de Administração de Empresas, 56(3), 302-314.