CARTA DOS EDITORES
O terceiro número da décima edição da BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos traz artigos com uma gama bem variada de temas das áreas da Administração e Contabilidade.
O primeiro artigo trata de um tema muito discutido nos últimos anos devido à sua importância para a gestão das empresas: governança. Muito desenvolvido em companhias de capital aberto, a governança ainda precisa ser bem entendida no contexto das empresas de capital fechado. Esse é o propósito desse artigo: investigar as práticas de governança adotadas por companhias brasileiras de capital fechado.
De forma similar, o segundo artigo trata de um tema em ebulição nos últimos anos: a internacionalização das empresas brasileiras. As questões referentes à internacionalização tendem a ser mais desenvolvidas em grandes empresas, devido a seus recursos e outras características. Entretanto, pouco se sabe sobre as práticas e atividades das empresas brasileiras de pequeno porte no que refere-se à internacionalização. Esse artigo trata te entender a motivação, estratégia e outras características de empresas brasileiras de pequeno porte da indústria de máquinas e ferramentas no que tange à sua internacionalização.
Outro artigo que trata de um tema efervescente em várias áreas do conhecimento relacionados à gestão é o terceiro artigo desse número da BASE. Esse artigo trata do comportamento humano no processo decisório e como as limitações cognitivas presentes na mente dos seres humanos provocam erros no processo de orçamentação. A Contabilidade Comportamental, assim como a Economia Experimental, a Gestão de Operações Comportamental e várias outras áreas de conhecimento, estão colocando o processo cognitivo de decisão em análise, trazendo resultados surpreendentes para a teoria e prática da gestão de empresas.
O quarto artigo trata de um tema importante para a gestão dos recursos públicos pelos municípios e outras esferas do poder executivo: o regime de competência utilizado para gerir as contas públicas. Colocando em pauta as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCAPS), esse artigo discute o regime de competência no que se refere ao reconhecimento dos restos à pagar não processados e das despesas de exercícios anteriores nos municípios brasileiros.
A produtividade e qualidade são outros dois temas recorrentes nas pesquisas acadêmicas devido à sua importância econômica e financeira para as empresas. Dentro desse contexto, o quinto artigo publicado nesse número da BASE procurou entender as relações entre a produtividade e qualidade e as percepções e atitudes de funcionários de 11 empresas de manufatura.
Por fim, o último artigo apresentado trata de um tema pouco explorado na literatura de gestão: o declínio das empresas. Esse tema é de vital importância para a gestão pois permite que os gestores e acadêmicos entendam o processo de declínio pelo qual muitas empresas passam e o que podemos aprender desse processo para que possamos evita-lo. O caso apresentado pode ser um bom exemplo do que precisamos aprender.
Desejamos a todos uma ótima leitura!
Rafael Teixeira
Carlos A. Diehl