CARTA DOS EDITORES

CARTA DOS EDITORES

Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, vol. 11, núm. 1, p. 1, 2014

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

CARTA DOS EDITORES

O ano de 2014 promete ser um período movimentado no Brasil. Realizar-se-ão eleições em níveis estadual e federal e a Copa do Mundo. O país enfrenta e enfrentará muitos desafios e cabe à área de Gestão e Negócios, em especial à Administração e Contabilidade, a proposta de alternativas para desenvolver a naçãoe suas organizações. Temas como inovação, tecnologia, financiamento e governança desafiam pesquisadores e profissionais e devem ser objeto de atenção, se quisermos ser um país desenvolvido em médio prazo.

A presente edição da BASE traz artigos que abordam de algumas dessas preocupações.

Pesquisadores da UFC estudam a adoção de códigos de conduta por empresas listadas na BM&FBovespa. Os autores encontraram evidências que setores regulados têm, pelo menos parcialmente, maior de adesão a essas práticas; porém níveis diferentes de governança da bolsa não mostraram distinção.

No segundo artigo, um estudo multicasos de Empresas Nascentes de Base Tecnológica (EBNT) avalia os

esforços internos das organizações para captação de recursos financeiros. Os autores propõem um framework que relaciona os fatores influenciadores na captação de recursos e os estágios iniciais das EBNT.

O desempenho operacional contábil de longo prazo foi o objeto de estudo no terceiro artigo. Os autores

avaliaram 142 empresas não-financeiras e concluíram que o mercado diferencia organizações de alto e baixo desempenho, mas não o faz quanto aquelas de alto e médio desempenho.

Um estudo em redes de pequenas empresas no Rio Grande do Sul é o foco do quarto artigo. Os autores

investigaram 12 redes de empresas, realizando 60 entrevistas em profundidade. Concluem que as ações geradas na rede podem apoiar as pequenas empresas, ampliando sua capacidade competitiva.

No quinto artigo, os autores estudam fatores condicionantes de microcrédito, por meio da análise de

mais de 20 mil contratos. A previsão de inadimplência mostra ser mais sensível a quatro variáveis: Finalidade do crédito; Banco de origem; Tipo de operação e; Tipo de operação da atividade. Os autores sinalizam ser possível usar o modelo desenvolvido no apoio à decisão de concessão de crédito.

Fechando a edição, o sexto artigo investiga a adoção de computação em nuvem por meio de estudos de

casos. Os fatores primordiais identificados para adoção desse paradigma computacional são confiabilidade escalabilidade e economia.

Desejamos a todos uma excelente leitura!

Carlos Alberto Diehl e Rafael Teixeira

Editores

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por