CARTA DOS EDITORES
Neste terceiro número da décima primeira edição da BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos publicamos sete artigos que abortam tópicos atuais da literatura de pesquisa, inovação e gestão em Administração e Contabilidade.
O primeiro artigo trata das diferenças nas abordagens de pesquisa utilizadas nos estudos brasileiros e internacionais sobre orçamento. Os autores apontam que o tema é mais difundido internacionalmente do que no país onde, apesar de grande participação em congressos, o tema poucas vezes se traduz em publicações.
Os programas de fidelidade se tornaram muito difundidos na economia brasileira. O segundo artigo deste número investiga os fatores que determinam a motivação do consumidor em aderir e participar ativamente de tais programas focando em dois aspectos: recompensas e custos de resgate. Um dos resultados do artigo mostra que a recompensa hedônica à um custo alto impactará a intenção de participação caso o investimento da empresa percebido pelo consumidor também seja alto.
O terceiro artigo analisa o desempenho dos investimentos em inovação no Brasil nos anos 2003 e 2005, a partir de uma amostra que compreendeu 231 e 277 empresas industriais em cada ano. Os resultados mostram que os investimentos em P&D Interno e Introdução de Inovações Tecnológicas foram os mais significativos para o desempenho financeiro.
Um caso em que se reduziu o tempo de desenvolvimento de uma coleção de trinta produtos de uma empresa da indústria calçadista é o tema do quarto artigo deste número. A redução obtida foi baseada no uso de técnicas de desenvolvimento, tais como a modelagem, a prototipagem e o desdobramento de funções. A principal contribuição para a empresa foi a redução do tempo total de desenvolvimento em quase 20%.
Já o quinto artigo deste número analisou de que forma os aspectos intuitivos dos seres humanos impactam as preferências intertemporais de alocação de recursos nas atividades organizacionais. A partir da análise de cenários quase-experimentais, os autores mostram que a classificação dos indivíduos como intuitivos ou não intuitivos não contribui para a explicação das escolhas intertemporais, embora análises não-paramétricas realizadas apontem em sentido contrário.
Uma análise de publicações no Journal of Cleaner Production que tratam especificamente da aplicação do Cleaner Production (CP) na manufatura é o tema do sexto artigo. Os autores fizeram uma revisão sistemática da literatura considerando uma análise descritiva e análise do conteúdo e apontaram que existe uma ampla gama de fatores de ordem econômica, organizacional, comportamental, técnica e governamental que acabam sendo uma barreira para a implementação do CP na manufatura.
O sétimo e último artigo investiga a existência de causalidade e interdependência entre as volatilidades dos diferentes índices mundiais de ações. Utilizando diversas técnicas de séries temporais os autores mostram que não há indícios de que a volatilidade dos índices Nasdaq, S&P500 e Nikkei provoquem mudanças na volatilidade do Ibovespa, ou o contrário, não havendo qualquer tipo de interdependência entre esses índices.
Por fim, aproveitamos para agradecer imensamente ao Prof. Carlos A. Diehl por sua dedicação em empenho como Editor da BASE no período de 2009 a 2014. A partir desta edição o Prof. Cristiano M. Costa substituirá o Prof. Carlos A. Diehl.
Desejamos a todos uma ótima leitura!
Rafael Teixeira
Cristiano Machado Costa
Editores