CARTA DOS EDITORES

Rafael Teixeira
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Cristiano M. Costa
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil

CARTA DOS EDITORES

Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, vol. 11, núm. 4, 2014

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Chegamos ao último número da 11ª edição da BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos.

Nessa edição, temos 7 artigos publicados, sendo 3 de administração e 4 de contábeis. Dos artigos de Contábeis, dois deles exploram o problema da divulgação das informações contábeis pelas empresas.

O primeiro artigo explora os fatores determinantes do nível de conformidade na divulgação das informações relativas à redução ao valor recuperável de ativos pelas empresas listadas na BM&F Bovespa.

Uma amostra de 456 empresas foi analisada e os resultados mostram quais fatores estão relacionados com essa prática contábil.

O outro artigo investiga as principais características da divulgação de informações sociais, fazendo uma análise das 15 maiores empresas Brasileiras e 15 maiores empresas Francesas. Utilizando dados retirados de relatórios sociais das empresas e empregando uma análise qualitativa, os autores mostram os principais elementos dessa prática.

O terceiro artigo da área de contábeis objetivou analisar as abordagens dos artigos de Contabilidade Gerencial publicados na Accounting, Organizations and Society no período de 2005 a 2009. Os autores fizeram uma pesquisa qualitiva que resulta na descrição de algumas características dos 186 artigos analisados.

O último artigo de contábeis explora a governança corporativa na empresa familiar a partir da visão de consultores e de membros de famílias empresárias. Baseando-se em uma pesquisa qualitativa, os autores apresentam as visões desses diferentes grupos de atores envolvidos nos processos de sucessão empresarial envolvendo famílias.

Os artigos da área de administração tratam de temas relacionados ao conhecimento. Um dos artigos trata de um tema recorrente de pesquisa em muitas áreas de conhecimento: inovação. Utilizando um estado de caso único, os autores exploram as estratégias de inovação adotados por uma empresa fornecedora da indústria de calçados. Os resultados encontrados mostram que centros tecnológicos, universidades, processos internos e uma boa dose de cultura podem ser alternativas par fomentar a inovação e transformar uma commodity em um produto diferenciado.

Outro artigo trata da adaptação dos usuários de tecnologia de informação às alterações implementadas

pelas empresas em que esses usuários trabalham. Fazendo uma replicação do Modelo de Enfrentamento de Adaptação de Usuários em um estudo de caso único, os autores puderam demonstrar como certos elementos contribuem para uma melhor adaptação dos usuários.

Por fim, o terceiro artigo trata dos processos de aprendizagem organizacional resultantes dos relacionamentos interorganizacionais desenvolvidos pelas empresas com seus canais de marketing na indústria. Estudos de caso múltiplo foram feitos com empresas do setor moveleiro e os resultados evidenciam elementos importantes dos processos formais e informais de aprendizagem.

Desejamos a todos uma ótima leitura e um excelente e produtivo 2015!

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por