CARTA DOS EDITORES
CARTA DOS EDITORES
Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, vol. 12, núm. 3, 2015
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
O terceiro número da décima segunda edição da BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos traz artigos que tratam de temas contemporâneos e emergentes para a literatura de gestão em Administração e Contabilidade.
O primeiro artigo de contabilidade trata do fenômeno de underpricing. Bruno M. B. Brito e Ivan R. Gartner analisaram 140 processos de abertura de capital de empresas que ocorreram no Brasil no período de Janeiro de 2002 a Dezembro de 2013 e procuraram verificar a ocorrência ou não do fenômeno do underpricing.
Os outros dois artigos de contabilidade tratam de temas relacionados à implementação de práticas para padronização de normas e atividades contábeis. O trabalho de Pedro Y. C. da Silva e Marcos W. Fonseca avalia o efeito do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade sobre os níveis de gerenciamento de resultados em empresas brasileiras e portuguesas. O estudo envolveu 143 empresas brasileiras e 30 empresas portuguesas extraídas do site eletrônico da Thomson Financial e Worldscope, analisadas em dois períodos distintos, pós e pré-convergência.
Já o trabalho de Edilene S. Santos procurou medir o impacto total da implementação do IFRS (International Financial Reporting Standards) - desde o padrão original da Lei 6.404/76 até o full IFRS - no lucro e patrimônio líquido das empresas brasileiras. O estudo analisou a totalidade das empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa e abrangeu tanto a antecipação voluntária da adoção do IFRS nos relatórios de 2008/2009 quanto a convergência obrigatória nos relatórios de 2010.
Dos artigos de administração, os dois primeiros tratam de temas relacionados à gestão da cadeia de suprimentos. Antonio A. C. Callado e seus coautores exploram o padrão de uso de métricas não financeiras por empresas do agronegócio localizadas em diferentes pontos da cadeia de suprimentos. Eles conduziram uma survey com 38 gestores de empresas do setor do agronegócio.
O outro artigo ligado à gestão da cadeia de suprimentos refere-se à responsabilidade social corporativa. Elidiane Melo e seus coautores analisam a influência dos critérios de responsabilidade social na gestão de fornecedores de segunda camada da cadeia de suprimentos da Petrobrás. A pesquisa é um estudo qualitativo de múltiplos casos, tendo como unidades de análise três empresas dessa cadeia.
Por fim, o último artigo de administração discute a orientação empreendedora de empresas incubadas. Ana Clarissa M. Z. dos Santos e suas coautoras investigam a importância das dimensões de orientação empreendedora propostas por Miller (1983) e complementadas por Lumpkin e Dess (1996) – comportamento inovador, propensão ao risco, pró-atividade, autonomia e agressividade competitiva – e sua influência conjunta ou independente para o desempenho de empresas instaladas em incubadoras tecnológicas da região sul do Brasil.
Desejamos a todos uma ótima leitura!
Rafael Teixeira
Cristiano M. Costa