CARTA DOS EDITORES
CARTA DOS EDITORES
Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, vol. 12, núm. 4, 2015
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
O último número da edição desse ano da BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos traz artigos apenas de Administração que vão desde inovação e internacionalização, passando por compras, aprendizagem organizacional e avaliação de desempenho.
O primeiro artigo, dos autores Alves e Lopes, trata do fenômeno de adoção a novas tecnologias e busca identificar se existem diferenças entre homens e mulheres em relação à intenção de uso de novas tecnologias. Os autores usam o modelo de Technology Acceptance Model (TAM) e encontram resultados que sugerem diferenças entre homens e mulheres.
Oliveira e Takahashi, autores do segundo artigo, aprofundam a discussão sobre o processo de aprendizagem organizacional em eventos raros. O estudo utiliza uma abordagem que contempla perspectivas comportamentais, cognitivas, sociais e culturais para análise desse processo. Os autores propõem um modelo que englobe essas perspectivas durante o processo de aprendizagem.
O terceiro artigo trata do tema de internacionalização. Baseado em diversos problemas existentes na mensuração de desempenho internacional, o artigo de Garrido e seus coautores propõe um modelo multidimensional para avaliar o desempenho das empresas internacionais. O modelo apresenta uma visão de desempenho que sugere novas dimensões de medidas, como Marketing, Relacional e Mercado Doméstico.
O trabalho de Moori e Ferreira trata de um tema atual e de grande relevância para o Brasil e o mundo. Os autores analisam a influência de riscos operacionais na relação entre compras internacionais e desempenho de negócios sob o ponto de vista de gestores das empresas dos setores de energia e eletroeletrônicos. Dada a importância da energia e dos atuais custos de capital internacional, esse trabalho contribui de forma única para a teoria e prática.
Avaliação de desempenho é um problema central para todas as empresas, que torna-se ainda mais importante pela determinação dos critérios para seu uso. Bidinoto e seus coautores tratam desse tema ao propor um modelo de avaliação de desempenho multicritério baseado no modelo AHP (Analytic Hierarchy Process). Os autores testam seu modelo na para a área comercial de diferentes agências bancárias.
Outro trabalho que trata de um tema atual e relevante para o desenvolvimento do país é o artigo de Nogami e coautores. Os autores usam perspectiva de consumo e cultura para analisar a adoção de inovação em mercados de baixa renda. Os resultados mostram diferenças entre consumidores que adotam inovação em períodos diferentes de evolução da inovação.
Desejamos a todos uma ótima leitura!