CARTA DOS EDITORES

Roberto Frota Decourt
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Brasil
Ivan Lapuente Garrido
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Brasil

CARTA DOS EDITORES

Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, vol. 13, núm. 4, 2016

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

CARTA DOS EDITORES

O quarto número da edição desse ano da BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos traz diversos artigos cuja temática está relacionada com desempenho operacional e o custo de capital das empresas.

O primeiro artigo, de Oliveira, Lipke e Silva, apresenta o resultado de survey realizada com gestores de 76 pequenas empresas do estado de Rondônia. O artigo tem como objetivo identificar em que medida as capacidades de internet banking estão associadas ao desempenho de pequenas empresas. Foi identificado que não há uma relação de impacto direto das capacidades de internet banking no desempenho das firmas, mas um impacto no desempenho de processos, que por sua vez impacta o desempenho no nível de firma.

Os autores Mondini, Amal e Gomes também se preocupam com desempenho das empresas, mas se focaram no desempenho inovador de empresas do polo têxtil de Ilhota/SC e como este é influenciado pelos recursos de cluster. Foi realizado uma survey com 47 empresas e observou-se que as potenciais vantagens do cluster, atualmente pouco aproveitadas, poderiam melhorar o desempenho em inovação das empresas envolvidas.

O terceiro artigo dessa edição, de Magdalon e Funchal, verificou se a política pública do microcrédito produtivo orientado incentiva a inadimplência. Foi encontrada correlação positiva entre microcrédito produtivo orientado destinado ao microempreendedor e inadimplência.

O artigo de Campos, Jucá e Nakamura apresenta esclarecimentos não apenas sobre os métodos e variáveis que compõem o custo de capital, mas também aborda critérios relacionados ao prazo e fontes de obtenção dos dados. Foi realizada uma survey com gestores de 40 empresas de capital aberto.

O artigo seguinte, de Duarte, Ventura Jr. e Martins, continua focado no custo de capital das empresas, mas examinando sua relação com a transparência dos lucros no mercado brasileiro de capitais. Para isso foram analisados os dados de 246 empresas entre os anos de 2005 e 2014 e foi observado que o aumento da transparência dos lucros contribui com a redução do custo de capital.

Por fim, o último artigo desta edição, de Soares, Cerqueira e Lacerda, tem como objeto o planejamento de mudanças organizacionais e possui como foco central a proposição de um artefato e como método de pesquisa foi utilizado o Design Science Research.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por