CARTA DOS EDITORES
O segundo número da edição desse ano da BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos traz artigos que tratam de processo decisório, estratégias e aprendizagem, além de um olhar de como a volatilidade de fluxos de capitais para empresas do país são afetadas.
No primeiro artigo, Lamb, Becker e Nunes analisam o processo decisório estratégico em fusões e aquisições sob a perspectiva das empresas adquiridas. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizado o método de estudo de multicasos e os autores concluíram que as empresas que não projetem a participação em processos de combinação de negócios tendem a atuar de forma incremental frente às propostas de empresas compradoras e tentam manter os aspectos relevantes de seus negócios.
O artigo seguinte, de Jacomossi e Demajorovic, apresenta os indutores que estimulam a aprendizagem organizacional. Foi realizado um estudo de caso em uma empresa de energia elétrica e as categorias regulação e empreendedor foram as que se apresentaram como os indutores mais importantes.
O terceiro artigo, de Cardoso, Fleury, Feldmann e Araújo, analisou as estratégias de marketing adotadas pelas equipes de futebol nas redes sociais. Foram analisadas informações das equipes da primeira e segunda divisão no Facebook e foi identificado que autenticidade, transparência e informação estão positivamente relacionadas com o aumento de fãs.
Carvalho, Vieira, Ribeiro e Borges analisam os determinantes da volatilidade dos fluxos de capitais e seus determinantes no Brasil. Foram utilizados modelos GARCH que identificaram o aumento da volatilidade em períodos de crise e que os principais determinantes foram a volatilidade defasada, a qualidade institucional.
Por fim, o quinto e último artigo deste número, os autores Nakao, Oliveira e Nardi verificaram se o tamanho das firmas de auditoria induz a qualidade da informação contábil de natureza não quantitativa. O trabalho identificou que as empresas auditadas por Big Four apresentaram uma adaptação mais rápida às mudanças impostas pela adoção de IFRS, sugerindo que esse é um processo de aprendizagem.
Desejamos a todos uma ótima leitura!