CARTA DOS EDITORES
CARTA DOS EDITORES
Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, vol. 15, núm. 1, 2018
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
O primeiro número da décima quinta edição da BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos traz artigos que tratam de temas contemporâneos e emergentes para a literatura de gestão em Administração e Contabilidade.
O primeiro artigo trata de forma crítica-analítica, a interação entre o controle interno e os controles externo e social das entidades da administração pública federal, estadual e municipal. Os autores identificaram que os agentes do controle interno demonstraram motivação significativa para apoiar a atuação do controle externo.
Finanças comportamentais é o tema do segundo artigo que analisou a relação entre traços de personalidade e vieses comportamentais e encontraram uma relação significativa e positiva entre gênero aspectos de personalidade com concepções errôneas da possibilidade.
O terceiro artigo investigou quais fatores determinantes levam às chances de uma empresa ser incorporada ao Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE e identificaram que ações de governança corporativa elevam as probabilidades de uma empresa ser inserida no índice.
O quarto artigo busca entender por que os pesquisadores brasileiros em administração escrevem em coautoria e foi identificado que os pesquisadores brasileiros visam juntar competências e conhecimentos complementares e aumentar o número e qualidade dos artigos.
Os fatores que conduziram a empresa gaúcha inserida na economia tradicional a investir na criação de uma spin-off corporativa foram analisados no quinto artigo. Os resultados sugerem que a decisão de separar o novo negócio e integrá-lo a um ambiente de tecnologia e inovação guarda relação com a estratégia de atenuar barreiras de entrada no mercado.
Por fim, o sistema de avaliação de aprendizado requisitado para o processo de acreditação da agência americana Association to Advance Collegiate Schools of Business, o Assurance of Learning foi analisado no quinto artigo. Como resultado é apresentada uma descrição apurada do Assurance of Learning e de suas etapas de operacionalização.
Desejamos a todos uma ótima leitura!
Ivan Lapuente Garrido
Roberto Frota Decourt