Servicios
Descargas
Buscar
Idiomas
P. Completa
CARTA DOS EDITORES
Roberto Frota; Ivan Lapuente Garrido
Roberto Frota; Ivan Lapuente Garrido
CARTA DOS EDITORES
Base Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, vol. 15, núm. 4, 2018
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

CARTA DOS EDITORES

Roberto Frota
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Ivan Lapuente Garrido
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Base Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, vol. 15, núm. 4, 2018
Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Encerramos 2018 com o quarto número do volume 15 da BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. Nesta edição, abordamos questões relativas à inovação, informação, cultura e capital intelectual nas empresas.

No primeiro artigo, Valnir Alberto Brandt, Stela Machaiewski e Vanderleia Geib calcularam o valor adicionado com a capacidade intelectual em empresas do comércio varejista e identificaram uma correlação positiva com a rentabilidade das empresas.

Rafael Fontoura Andriotti, Tiago Pascoal Filomena, Francisco José Kliemann Neto e Rodrigo Rech Campagnolo propuseram, no segundo artigo, um sistema de gerenciamento de custos para tecnologia de informação. Além da apresentação de um método estruturado, o artigo trás os resultados de algumas implementações realizadas.

O estágio de maturidade da criação de valor compartilhado em que se encontram as maiores empresas brasileiras é demonstrado no artigo escrito pelos autores Mônica Pereira da Silva e José Francisco de Carvalho Rezende. Foi observada concentração de empresas nos níveis 2 e 3 da maturidade de criação de valor compartilhado como firme intenção em cumprir seu papel social e preocupação com os impactos sociais e ambientais gerados por seus modelos de negócio.

No quarto artigo, Ronniel da Silva Oliveira, Alexandre Rabêlo Neto, João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento e Rodrigo Santos de Melo analisaram o impacto da Capacidade Absortiva Potencial Percebida na Inovação Percebida e no Desempenho Organizacional Percebido. Foi identificado que que a Capacidade Absortiva Potencial Percebida impacta positivamente na Inovação Percebida e no Desempenho Organizacional Interno e Externo Percebido.

Carla Nardi Bonisenha e Marcia Juliana d’Angelo discutiram o papel da cultura organizacional no desempenho operacional de uma IES privada. As autoras perceberam uma coesão nas manifestações culturais entre corpo docente e corpo técnico-administrativo, mas a cultura de clã pode atuar como uma força impulsionadora para uma estratégia do tipo “empacada no meio”.

Por fim, no último artigo desta edição, Paula Karina Salume e Liliane de Oliveira Guimarães analisaram e compararam ações de governança aglomerações produtivas de pedras, gemas e joias dos Estados do Pará e Rio Grande do Sul. Foi constatado um aumento nos mecanismos de controle e maior centralização da gestão na aglomeração do Pará.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

Material suplementario
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visor de artículos científicos generados a partir de XML-JATS4R por Redalyc