O segundo volume do número 16 da BASE, como de costume, traz seis artigos. Os três primeiros de Contabilidade e os três seguintes de Administração.
No primeiro artigo, Impacto do excesso de confiança na estrutura de capital: evidências no Brasil e nos Estados Unidos, Ingrid Laís de Sena Costa, Thamirys de Souza Correia e Wenner Glaucio Lopes Lucena verificam como o excesso de confiança dos gestores podem interferir nas decisões da estrutura de capital da organização, tanto no mercado brasileiro como no mercado norte-americano.
O segundo artigo, Auditoria operacional com o uso da gestão baseada em atividades (ABM) em organizações públicas: proposições de um método, de Amarolinda Zanela Klein e Marcos Antonio de Souza analisa a contribuição do emprego das práticas gerenciais da ABM (Activity Based Management) na auditoria operacional.
O terceiro artigo, Relationship between the Use of Information and Communication Technology (ICT) and Academic Aspects: Perceptions from Brazilian Accounting Students, de Vitor Hideo Nasu investiga a relação entre a percepção dos estudantes de contabilidade sobre o uso das TICs e seis aspectos acadêmicos: metodologia de ensino; experiências de aprendizagem inovadoras; capacidade de pensar criticamente e refletir sobre soluções de problemas da sociedade; desenvolvimento de habilidades comunicacionais; acesso a conhecimentos atualizados/contemporâneos; e condições de infraestrutura das instituições de ensino superior.
Já, dentre os artigos de Administração, o quarto artigo, de Tamiris Giacomelli Dinkowski e Luís Carlos Pertile, Os desafios da governança da inovação nas empresas mais inovadoras do sul do Brasil, buscou identificar quais são as práticas de governança da inovação utilizados por algumas das empresas mais inovadoras do Sul do Brasil, assim como os maiores desafios para a sua implantação e manutenção.
O quinto artigo, The influence of institutional environment in the execution of complex projects for accessing the base of the pyramid: a case study of brazilian utilities services organizations, de Flavio Jorge Freire D Andrade Battistuzzo, Mario Henrique Ogasavara e Marcos Piscopo busca compreender como a participação do Estado nas organizações de serviços de utilidade pública impacta a execução de projetos complexos criados para atender o mercado da base da pirâmide.
Finalmente, o sexto e último artigo, de Daniela Rosim, Edmundo Escrivão Filho e Marcelo Seido Nagano, O trabalho do dirigente da pequena empresa: uma investigação pela etnometodologia, busca descrever como o dirigente da pequena empresa define e descreve o seu trabalho a partir do contexto no qual ele está inserido.
Desejamos a todos uma ótima leitura!
Roberto Frota Decourt
Ivan Lapuente Garrido
Editores