Neste quarto número do volume 16, a BASE apresenta cinco artigos. Três da área de Administração e dois da área de Contábeis.
O primeiro artigo, “Motivações e Perspectivas Futuras de Empreendedores de Startups” de Lopes Filho, Paiva e Lima investigou as motivações e as perspectivas futuras dos empreendedores de Startups. O segundo artigo, “Entrepreneurial Behavior of Mature Firms in Internationalization: Evidence from a High-tech Industry” de Rocha, Moraes e Mello, investiga as trajetórias internacionais de empresas empreendedoras líderes na indústria brasileira de software, sob a perspectiva do empreendedorismo internacional. Fechando a área de Administração, o terceiro artigo, “O Desenvolvimento de Capacidades Dinâmicas à Luz do Ambiente Externo e da Dependência de Trajetória”, de Kretschmer, busca compreender como ocorre o desenvolvimento das capacidades dinâmicas ao longo da história das organizações com as influências do contexto externo e da dependência da trajetória nesse processo.
Finalmente, na área de Contábeis, o quarto artigo, “Relação entre o Board Interlocking e a Persistência nos Lucros” de Lunardi, Barbosa e Cunha, analisa a relação entre o board interlocking e a persistência dos lucros de empresas brasileiras. O quinto e último artigo, “Can Gender Diversity Influence Liquidity and Risk of Companies?” de Sonza e Valcanover buscou verificar como a diversidade de gênero, através da participação de mulheres conselheiras de administração e executivas, impacta na liquidez contábil e no risco de companhias listadas na bolsa de valores brasileira.
Desejamos a todos uma boa leitura.
Ivan Lapuente Garrido
Roberto Frota Decourt
Editores