Apresentação: seção especial ESO / ENANPAD 2019
Apresentação: seção especial ESO / ENANPAD 2019
Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, vol. 17, núm. 2, pp. 178-179, 2020
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Esta seção especial é resultado de uma parceria entre a Revista Base e a Divisão Acadêmica de Estratégia em Organizações (ESO) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). No EnANPAD 2019, realizado em São Paulo-SP, a Divisão ESO obteve 379 submissões da comunidade acadêmica e após o processo de avaliação, houve a aprovação e apresentação de 154 artigos pelos 16 temas distintos. Os líderes destes temas indicaram para submissão à revista Base, em regime de fast-track, 12 artigos que se destacaram no processo de avaliação para o evento. Desses artigos, 7 foram aprovados para publicação após seguir o processo de avaliação blind-review e aperfeiçoamento. A publicação ocorrerá em dois números subsequentes, sendo 3 nesta edição e 4 em setembro. A complexidade dos negócios atuais exige cada vez novos desafios e reflexões na área de Estratégia, e os artigos aprovados nesta seção especial representam um importante extrato dos avanços que a pesquisa na área vem desenvolvendo no Brasil. A Divisão ESO, coordenada pelo Prof. Mário Henrique Ogasavara (PPGA/ESPM), com seus respectivos membros do Comitê Científico composto pelos professores Douglas Wegner (PPGAdm/Unisinos), Márcio Moutinho Abdalla (MPA/PPGA/UFF) e Samir Adamoglu Oliveira (PPGA/UFPB), agradece à Revista Base, em particular ao editor Prof. Ivan Garrido, pela oportunidade de disponibilizar e organizar esta seção especial. Também agradece aos líderes de temas que mobilizaram a comunidade acadêmica e deram todo suporte ao longo de todo o processo, bem como aos avaliadores anônimos que contribuíram com seus pareceres construtivos visando a melhoria dos trabalhos aprovados. Por fim, parabenizamos os autores dos artigos publicados e agradecemos por avançar e contribuir ao conhecimento da área de Estratégia em Organizações.
Fazem parte desta edição os seguintes artigos:
The Contribution of the Dynamic Capabilities to Promote Sustainability in Industrial and Service Companies, de Pospichil, Froehlich, Nodari, Schmidt e Machado, que consiste em identificar a contribuição das capacidades dinâmicas para promover a sustentabilidade em empresas situadas nas regiões do Vale do Sinos e Paranhana no Rio Grande do Sul.
How Hiring Financial Advisors in Cross-Border Acquisitions in The BRICS is Driven by The Target Country Institutional Image and Home-Target Distance, de Gouveia, Ferreira e Ramos, examina como a imagem institucional e as distâncias geográfica e institucional do país receptor influenciam as empresas adquirentes na contratação de assessores financeiros, em aquisições internacionais entre os países dos BRICS.
Traços de Personalidade como Antecedentes da Coopetição Individual entre Pós-Graduandos da área de Negócios, de Schäfer, Bortoluzzi e Lunkes, analisa, a partir do modelo HEXACO de traços de personalidade, quais as características de indivíduos da área de negócios que influenciam a coopetição.
Boa leitura!