Editorial

Editorial - Vol. 15 - Nº 1 - Janeiro a Abril (2023)

Gisálio Cerqueira Filho
Universidade Federal Fluminense, Brasil

Editorial - Vol. 15 - Nº 1 - Janeiro a Abril (2023)

Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, vol. 15, núm. 1, pp. 1-3, 2023

Universidade Federal Fluminense

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Editorial

O trabalho em ciência não pode parar e não vai parar. Foi isso que aprendemos com nossos maiores, inclusive os cientistas militares... além de pesquisadores estrangeiros pelo mundo. Por que não? Vale recordar que o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) foi fundado em 1951, pelo Almirante Álvaro Alberto, então representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Equívocos não podem contribuir para massacrar ou descartar ninguém. A crítica construtiva é outra coisa. A hora que vivemos é pelo Brasil, senhores e senhoras; jovens e menos jovens, leitores de Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica.

Esse número de janeiro de 2023 é a maior prova do trabalho científico realizado por Gizlene Neder (nossa editora-chefe) e de sua equipe que dá um testemunho inesquecível num momento político tão significativo.

Daí a importância do artigo “Crises da Democracia e de Governo: Um Ensaio de História Constitucional Brasileira em Defesa da Constituição-Cidadã e da Cidadania Emancipada”, por Pedro Rubim Borges Fortes, Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Cândido Mendes, e Professor Colaborador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de Promotor de Justiça do MPRJ. Atualmente, é membro do Comitê IRC da LSA e é Líder do CRN 'Law and Development' (LSA) desde 2015, tendo sido Mentor no Graduate Student & Early Career Workshop (2020), Membro do Comitê Internacional da LSA (2018-2019) e do Comitê Organizador da Conferência LSA/RCSL de 2017.

O sul do Brasil, assim podemos falar, nos brinda com um tema de larga envergadura: regulamentação jurídica, constitucional e infraconstitucional (no Brasil), com apoio da CAPES e CNPq. Trata-se de “A Exploração do trabalho infantil no futebol” l, por Andrei da Rosa Sauzem Machado e André Vina Custódio. Não fosse o futebol um verdadeiro fetiche no Brasil...

Também chamamos a atenção para o ensaio “Direito Comunitário” por Pavel Pgorevich Kostogryzov. Trata-se de texto traduzido para o português de artigo originalmente publicado em língua russa (título original: Общинное право) no periódico Антиномии (port.: Antinomias), in Anuário Científico do Instituto de Filosofia e Direito, Sucursal dos Urais, da Academia Russa de Ciências – 2019, Volume 19, Edição 2, pp. 67-86. Não esquecer que o Brasil é membro dos BRICS... Agradecemos pela tradução à Professora Doutora Olga Pisnitchenko (Universidade Federal de Roraima), e pela revisão ao Professor Doutor Fernando César Costa Xavier (Universidade Estadual de Roraima).

Apuntes para una cartografía de los pasos del psicoanálisis por Cuba después de 1959 (Parte I) El fantasma perseguido”,1 assinada por Raudelio Machin Suarez e Liudmila de la C. Santana Romero. A segunda autora é licenciada en Psicología en Cuba. Cursó magíster en Psicología Clínica en la Universidad de la Habana. Directora de Carrera de Psicología Universidad de Matanzas de 2008-2014. Realizó estudios de doctorado en Psicoanálisis, Universidad Andrés Bello. E o autor principal, Raudelio, Director del Magíster en Psicología e Intervención en Salud Mental, Universidad Andrés Bello, 2021-actualidad. Psicólogo, Magíster y PhD, por la Universidad de la Habana con Pasantía de estudios Doctorales en Roskilde, Dinamarca. Director de departamento carrera de psicología 2007-2014, Universidad de la Matanzas. Vicedecano de Investigación y Doctorado, Universidad de la Habana, 2010-2014.

O ensaio “Rights of prisoners and role of higher judiciary in humanising Indian prisons: a critique” é assinado por Swati Kumari Mawandiya, Assistant Professor of Law, Institute of Law, Nirma University, Ahmedabad, Gujarat, Assistant Professor of Law, Institute of Law, Nirma University, India, e Neeraj Kumar Gupta, Corresponding Author and Assistant Professor of Law, Institute of Law, Nirma University, Ahmedabad, Gujarat, India. Não esquecer também a presença da India nos BRICS.

Já “O conceito de revolução no pensamento luso-brasileiro no começo do século XIX”, de Jônatas Roque Mendes Gomes, historiador, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), dedicado à História do Brasil Império, Pensamento Político, Teoria e Metodologia da História e História dos conceitos.

Os Subversivos modernos: Althusius, Spinoza e Rousseau” de Theófilo Machado Rodrigues, Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ Bolsa da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Por fim, Imprensa, divórcio e casamento: O papel da mulher na família moderna (1910-1950)”, por Vívian Marcello, doutora pelo Programa de Pós Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Mestre no mesmo programa PPGHS e licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Cultura e Ideias Políticas-UERJ. Pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ Bolsa da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Em “LITURATERRA”, temos uma surpresa para nossos leitores. Daí a solicitação para uma leitura atenta. Trata-se da coletânea “Gramática dos sentimentos políticos”, com a participação de vários autores e organizadores numa verdadeira comunidade de cientistas sociais. Editado no Rio de Janeiro pela Editora MAUAD X tem uma versão digital (fim do ano de 2022) e uma versão impressa (início do novo ano de 2023). Não queremos dar spoiler, dizemos, todavia, que o trabalho é “papa fina”...

Gisálio Cerqueira Filho (Editor)

Notas

1 A Parte II, também submetida à Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica está sendo preparada para publicação proximamente.

Información adicional

redalyc-journal-id: 3373

Enlace alternativo

HTML generado a partir de XML-JATS por