Editorial
Editorial
Desde a metade do século XX, a temática dos considerados Direitos Humanos e seus desdobramentos nos campos sociojurídico, político e epistemológico tem pautado debates realizados na área das Ciências Humanas. A História do tempo presente tem contribuído sobremaneira para esses debates, especialmente em quatro frentes: produzindo narrativas cujo foco de análise são as experiências das pessoas ou os discursos emitidos em determinadas sociedades acerca da questão dos direitos; problematizando, a partir de um ponto de vista epistemológico, os fundamentos desse paradigma sociojurídico e político; pondo em cena ou ressignificando fontes que possibilitam a edificação de narrativas de caráter histórico acerca dos Direitos Humanos; e construindo metodologias de pesquisa que tenham no seu horizonte a discussão da ética.
No ano em que a revista Tempo & Argumento completa 10 anos de existência, este volume 11, número 27, apresenta um conjunto de reflexões – artigos que compõem o dossiê, além de ensaio, entrevista, resenhas e traduções – que abordam a temática dos Direitos Humanos sob perspectivas historiográficas. Para além deste campo específico, almejamos que essas reflexões auxiliem os/as leitores/as a compreenderem os fenômenos sociais associados à violação e/ou implementação dos Direitos Humanos em diferentes processos levados a cabo em nível local, nacional ou global no tempo presente.
Cabe, portanto, um agradecimento à professora doutora Paula Borges Santos, pesquisadora do Instituto de História Contemporânea (IHC), da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), pela organização deste dossiê “Direitos Humanos: História e tempo presente”. Esta edição apresenta ainda um conjunto de artigos de demanda contínua que tratam de diferentes temas da História do tempo presente.
Por fim, informamos aos leitores que em 2020 a revista Tempo & Argumento adotará o método de publicação contínua (rolling pass), que consiste em publicar os artigos e outras contribuições em um único volume sem a espera do encerramento de um número para a publicação de outro texto. Esse método possibilita a divulgação dos resultados das pesquisas de forma mais rápida, beneficiando autores/as e, principalmente, leitores e leitoras.
Desejamos uma boa leitura!