Editorial

Editorial: Conectando Diversidade, Governança e Sustentabilidade para Enfrentar os Desafios Contemporâneos da Administração Pública e Gestão Social
Encerramos mais um ano, e com ele surge a habitual necessidade de avaliar os desafios enfrentados e os avanços alcançados. No contexto da Administração Pública e da Gestão Social, essa reflexão também é essencial. Este foi um ano marcado por desafios econômicos, sociais e, sobretudo, ambientais que nos convidam a repensar uma agenda política mais efetiva para lidar com problemas complexos.
Como pesquisadores, observamos essas complexidades e buscamos refletir sobre diversas agendas investigativas que possibilitem uma compreensão mais profunda de aspectos ainda pouco explorados.
Nesta edição, apresentamos oito artigos que abordam diferentes aspectos da esfera pública e dois casos para ensino, incentivando um olhar mais atento sobre a gestão ambiental, social e econômica nas organizações públicas.
O artigo intitulado “Identifying Barriers to the Adoption of the Brazilian Digital Governance Policy and the Role of Collaborative Governance”, de Edimara Mezzomo Luciano, Fabio Pinheiro dos Santos, Guilherme Wiedenhöft e Raphael Gouvêa da Silva, utiliza uma pesquisa exploratória qualitativa para identificar e compreender as barreiras à adoção da Política de Governança Digital pela Administração Pública brasileira, destacando o papel da Governança Colaborativa. O artigo está publicado em inglês.
Com o objetivo de investigar pesquisas sobre o construto “governança no setor público”, o artigo “Governança no Setor Público: mensuração a partir de escalas”, de Sueli Farias Kieling, Rafael Tezza e Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, analisa estudos empíricos que utilizaram escalas como instrumento de mensuração. Este artigo está publicado em português e inglês.
A temática de governança é expandida no artigo “Eficiência dos Municípios da Região do Cariri Cearense na Pandemia de COVID-19: uma Crítica Usando a Análise de Envoltória de Dados (DEA)”, de Antônio Rafael Valério de Oliveira, Milton Jarbas Rodrigues Chagas, Maria Isabel da Cruz Feitosa e Samuel Cavalcante Mota. O estudo analisa a eficiência de 26 municípios da região do Cariri Cearense durante a pandemia de COVID-19, utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA) pelo Modelo BCC (Banker-Charnes-Cooper), com orientação para outputs. Este artigo está publicado em português e inglês.
O artigo “Análise dos Efeitos Intertemporais dos Gastos Per Capita em Educação Sobre as Taxas de Crimes Violentos em Minas Gerais”, de José Henrique Rosa e Evandro Camargos Teixeira, utiliza modelos econométricos com dados em painel dinâmico para analisar o efeito intertemporal dos gastos per capita em educação sobre as taxas de crimes violentos em Minas Gerais, considerando o período de 2000 a 2021. Este artigo está publicado em português e inglês.
Por meio de um experimento online com 135 beneficiários do auxílio emergencial, o artigo “Unpacking the Ideology Effect of Public Leaders on Administrative Burdens”, de Maiara Marinho e Alketa Peci, explora o impacto da comunicação de líderes nas dimensões psicológicas do ônus administrativo, como os níveis de estresse e estigma dos cidadãos. O artigo está publicado em inglês.
O artigo “Desafios na Gestão de Tecnologias Sociais para Prestação de Serviços Públicos na Amazônia: Experiências do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá”, de Luiz Francisco Loureiro, Dávila Suelen Souza Corrêa, Rafaela Dias Lopes e Maria Cecília Rosinski Lima Gomes, discute os desafios na gestão de duas tecnologias sociais — para abastecimento de água e geração de eletricidade — testadas na região do Médio Rio Solimões, Amazonas. Este artigo está publicado em português.
Construído a partir de uma revisão integrativa de literatura, o artigo “Comunidades e Cidades Compassivas: Potencial Inovador do Design Urbano Centrado na Vida Cidadã”, de Priscila Nesello e Ana Cristina Fachinelli Bertolini, analisa a pesquisa sobre cidades compassivas sob a perspectiva do design urbano. O artigo está publicado em português e inglês.
Por fim, o artigo “Os Interesses Acima dos Planos e Ações Estatais em Cenários de Crises Sanitárias e Conflitos Geopolíticos: Uma Análise Histórica e Comparativa”, de João Eudes de Souza Calado, José Matias-Pereira, Andrea de Oliveira Gonçalves e João Abreu de Faria Bilhim, analisa histórica e comparativamente as decisões estatais em cenários de crises sanitárias e conflitos geopolíticos, desde a Primeira Guerra Mundial e a pandemia de gripe espanhola até as crises recentes da COVID-19 e da Guerra Rússia-Ucrânia. O artigo está publicado em português e inglês.
Para complementar esta edição, os dois casos para ensino abordam temas de ESG e Sustentabilidade, sendo publicados em português. O primeiro, intitulado “Combate ao Assédio Moral e ao Assédio Sexual nas Organizações: Propondo uma Agenda ESG com Foco na Valorização da Diversidade e Inclusão”, de Ana Flávia Rezende, Luís Fernando Silva Andrade, André Luiz de Paiva e Grasiele Augusta Ferreira Nascimento, incentiva a reflexão sobre como políticas de diversidade e inclusão podem mitigar práticas de assédio.
O segundo, intitulado “Gestão de Projetos Socioambientais: O Desafio da Dialogia e da Mobilização na Comunidade São Francisco”, de Daniel Augusto Frediani, Eduardo Davel e Andrea Cardoso Ventura, apresenta a gestão de um projeto socioambiental financiado por uma pedreira em uma comunidade em Salvador, Bahia.
Com os estudos apresentados, reafirmamos nosso compromisso em promover reflexões fundamentais que ampliem o escopo das questões emergentes na Administração Pública. A diversidade temática desta edição — e de todo o ano — demonstra nosso interesse em contribuir com reflexões cada vez mais amplas e adequadas a contextos específicos. Encerramos o ano reforçando a necessidade da interdisciplinaridade em nossas discussões e aguardando um próximo ano repleto de investigações que iluminem as interfaces nacionais e internacionais urgentes para o campo da Administração Pública e Gestão Social.
Boa leitura!