Editorial

Editorial: Um novo começo de era para a APGS
Um novo ano se inicia, trazendo consigo a promessa de dias melhores. No campo da Administração Pública e Gestão Social, almejamos um período repleto de avanços e realizações em políticas públicas que atendam às reais necessidades sociais. Esse progresso só é possível por meio da atuação conjunta do poder público, das instituições políticas, da sociedade civil e, no que nos cabe, da pesquisa científica.
Cientes do nosso papel como pesquisadores, a APGS segue empenhada em expandir suas fronteiras, buscando uma maior difusão do conhecimento produzido. Nossa identidade, cultura, formas de gestão dos problemas públicos e, especialmente, as soluções inovadoras que desenvolvemos devem ser amplamente divulgadas. Dessa forma, podemos não apenas consolidar nosso espaço no cenário internacional, mas também comunicar de maneira mais eficaz quem somos e o que buscamos ser.
Nesse sentido, a partir desta edição, a APGS passa a publicar todos os artigos também em língua inglesa, além do idioma original em português ou espanhol. Esperamos que essa iniciativa fortaleça o periódico e amplie o alcance das nossas investigações, permitindo que um número maior de pesquisadores ao redor do mundo tenha acesso ao nosso conteúdo.
Esta edição conta com 10 artigos abordando diferentes temáticas relevantes. A discussão sobre corrupção ganha destaque em dois artigos. O primeiro, intitulado "A Influência do Ambiente de Governança de Países Para a Transparência Corporativa Anticorrupção", é de autoria de Benedita Bruna Camelo (Controladoria Geral da União), Samuel Façanha Câmara (Universidade Estadual do Ceará) e Elias Pereira Lopes Júnior (Universidade Federal do Cariri). O segundo artigo, "A Incidência de Penalidades sob a Lei Anticorrupção: Um Estudo a partir do Cadastro Nacional de Empresas Punidas", foi escrito por Vitor Hideo Nasu (Universidade Estadual do Norte do Paraná), Maiara Sasso (Universidade de São Paulo) e Breno Gabriel da Silva (Universidade de São Paulo).
A tecnologia também ocupa um espaço significativo nesta edição da APGS, dada sua importância no fortalecimento de redes partidárias e na participação popular. O primeiro artigo, "Explorando a Estrutura das Redes da Extrema-Direita Brasileira no Telegram: Uma Proposta de Classificação para Compreender a Divisão e os Elos entre suas Comunidades", é de autoria de Douglas da Silva Ferreira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Regina Ávila Santos (Universidade de São Paulo). O segundo artigo, "E-Participação: Uma Análise da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social em Santa Catarina, Brasil", foi escrito por Sulivan Desirée Fischer, Bruna Hamerski, Cléia Demétrio Pereira e Leonardo Secchi (Universidade do Estado de Santa Catarina).
A eficiência na gestão pública é outro tema central desta edição, abordado em dois artigos que tratam da aplicação de recursos públicos nas áreas de segurança e saúde. O artigo "Depreciação e Manutenção de Equipamentos de Alta Complexidade e o Impacto na Eficiência dos Hospitais Universitários Federais" é de autoria de Regina Cláudia Soares do Rêgo Pacheco (Universidade Federal do Piauí), Diego Rodrigues Boente (Fucape Business School) e Francisco Antônio Bezerra. Já o artigo "Análise da Eficiência dos Gastos Públicos com Segurança Pública nos Estados Federativos do Brasil" foi produzido por Rodolfo Rocha dos Santos (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e Fabrícia Silva da Rosa (Universidade Federal de Santa Catarina).
A segurança pública também é tema do artigo "Considerando os Modos Declarativos e Não Declarativos da Cultura Policial Militar", desenvolvido por Daniel Victor de Sousa Ferreira (Universidade Federal de Uberlândia), Luciano Rossoni (Universidade de Brasília) e Cíntia Rodrigues Oliveira (Universidade Federal de Uberlândia).
Além dessas temáticas, esta edição da APGS traz mais três artigos que exploram, respectivamente, a alimentação escolar durante a pandemia, questões de gênero e envelhecimento, e tomada de decisões coletivas no setor público.
O artigo "Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Contexto Pandêmico no Município de Viçosa/MG: Implicações para a Gestão Pública e para a Agricultura Familiar" é de autoria de Cinara Tatiana Simonino (Universidade Federal da Bahia), Luana Ferreira dos Santos (Universidade Federal de Viçosa) e Alan Ferreira de Freitas (Universidade Federal de Viçosa).
O artigo "Gênero, Envelhecimento e Cuidado: Uma Análise Fílmica de 'Amor'" é assinado por Mariana Mazzini Marcondes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Letícia Dias Fantinel (Universidade de Brasília).
Encerrando esta edição, o artigo "Oportunidades e Desafios do Processo de Tomada de Decisão Coletiva no Setor Público: Um Estudo de Caso na Pós-Graduação da UFMG" é de autoria de Bianca Drielly Mendes e Lilian Bambirra de Assis, ambas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Com essa diversidade de temas fundamentais para a gestão pública, iniciamos 2025 com a certeza de que os desafios são cada vez mais amplos. No entanto, enquanto pesquisadores, seguimos comprometidos em fomentar reflexões que ultrapassem os muros das instituições públicas e fortaleçam o debate acadêmico.
Desejo a todos(as) uma excelente leitura!