Editorial
Editorial
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, vol. 13, núm. 2, pp. I-II, 2019
Universidade Federal Fluminense
Editorial
Na segunda edição de 2019 da Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (RPCA), publicamos um conjunto de artigos que versam sobre diferentes perspectivas organizacionais, suas Histórias e o próprio ensino da Administração em contextos determinados, além dos processos organizacionais que são tão caros à manutenção e sustentabilidade das empresas ao longo do tempo.
No primeiro artigo desta edição, Januário José Monteiro, Valdirene Gasparetto e Rogério João Lunkes discutem um tema fundamental, especialmente para o Brasil: Influência da gestão familiar na estrutura de capital. Os autores selecionaram empresas brasileiras listadas na B3 durante o período de 2013 a 2017, com dados coletados no formulário de referências e na base de dados Economatica. O método estatístico usado foi regressão em painel. Os achados evidenciam que empresas com estrutura de gestão familiar exercem influência sobre o endividamento de curto prazo.
Em seguida, Sandra Aparecida Brasil, José Paulo de Souza e Eliana Cunico discutem acerca da Apropriação de valor, recursos e estruturas de governança estabelecidas por agentes do segmento produtor da Microrregião de Goioerê. Segundo os autores, se verifica que com a identificação e proteção de recursos estratégicos, a partir de estruturas de governança eficientes, os produtores rurais dispõem de condições para sustentar valor e reduzir custos de transação. Essas estruturas protegem os recursos estratégicos gerados, como tecnologia e ativos humanos, propiciando eficiência.
Em Motivação voluntária eventual no esporte: o caso F1 (Eventual voluntary motivation in sports: the F1 case), Hélio Araújo Pereira, Carlos Eduardo Cavalcante, Joacil Carlos Viana Bezerra e Rômulo Sousa Torres, através de uma pesquisa que teve como lócus o grande prêmio de Fórmula 1, realizado no circuito de interlagos no município de São Paulo no ano de 2018, evidenciam que os principais fatores motivacionais no esporte, no grande prêmio de Fórmula 1 no Brasil, estão relacionados às seguintes variáveis: amor ao esporte, expressão de valores e contatos interpessoais.
A seguir, Pâmela de Souza Dias, Plínio Rafael Reis Monteiro e Evandro Marcos Saidel Ribeiro ponderam acerca da Aplicação de Redes Bayesianas para análise de programas sócio torcedor e buscam propor um modelo elaborado com Rede Bayesiana que identifique o plano ideal para públicos distintos. Os autores observaram que o desconto nos ingressos e os preços são os atributos de maior valor para os torcedores e destacam que o modelo proposto com a Rede Bayesiana se mostrou uma ferramenta adequada para complementar a Análise Conjunta.
Thales Batista de Lima e Anielson Barbosa da Silva, por sua vez, no artigo Fatores determinantes do ambiente cultural e social no ensino de Administração na Região Nordeste do Brasil mostram que, na percepção de docentes que participaram da criação dos cursos de graduação em Administração no Nordeste brasileiro, a regulamentação da profissão, o contexto da região, os desafios da formação do administrador no Nordeste e a identidade do ensino em Administração se configuram como fatores determinantes que impactaram no ensino de Administração na região.
Ainda, na mesma temática, Suzete Antonieta Lizote, Cláudia Silva Ribeiro Alves e Cledinei Clóvis Cavalheiro utilizam análise fatorial, Anova e análise de correlações para estudar o Fator organizacional percebido, marketing interno e comprometimento organizacional em professores universitários (Perceived organizational factor, internal marketing and organizational commitment in university teachers). Os resultados mostram que apoio da direção e recompensas apresentam correlação positiva com os componentes afetivo e normativo. No entanto, dos aspectos do marketing, apenas o desenvolvimento apresentou relação positiva com o componente normativo.
História, memória e identidade na Guerra de Canudos: o interdiscurso nos posicionamentos do Exército Brasileiro e da Folha de São Paulo de Rodrigo Guimarães Motta e Iara Cristina de Fátima Mola analisa em que medida o discurso veiculado pela Folha de S.Paulo acerca da Guerra de Canudos reproduziria, validaria e/ou refutaria a versão oficial do Exército Brasileiro. Segundo os autores, a Folha fomenta a (re)construção de uma memória absolutamente contrária àquela veiculada pela versão oficial dos militares, validando-a, inclusive, historicamente.
José Willer do Prado, Valderí de Castro Alcântara, Alyce Cardoso Campos e Thaísa Barcellos Pinheiro do Nascimento, por sua vez, no texto Realismo crítico e estudos organizacionais: uma análise bibliométrica analisam como se configura o campo dos estudos sobre gestão e organizações, construído a partir da abordagem filosófica e sociológica do realismo crítico. Para tanto desenvolvemos uma análise bibliométrica. De acordo com os autores, o realismo crítico potencializa o entendimento e a explicação de temas controversos dos estudos de gestão e organizações, tais como: realidade social, entidades, efeitos causais, agência-estrutura e ontologia.
Em Socialização organizacional na perspectiva de mulheres da Polícia Militar, baseando-se na metodologia de Taormina (1997), Glicielle Bezerra de Queiroz, Luis Eduardo Brandão Paiva e Tereza Cristina Batista de Lima constatam que: no domínio treinamento, as habilidades de trabalho são adquiridas no curso de formação e na informalidade; no domínio da compreensão, as policiais se mostraram informadas sobre a organização; o suporte de colegas de trabalho revelou-se influente à socialização; e as perspectivas futuras convergiram à ascensão na carreira, apesar das indicações de discriminação e frustração.
Antonio Lopo Martinez e João Pedro Earl Galvêas Oliveira tratam do Novo CARF e planejamento tributário com operações societárias. Para tanto, os autores coletaram Acórdãos proferidos entre dezembro de 2015 a dezembro de 2017, envolvendo reestruturação societária, utilizando o método “normative systems” e regressões lineares para verificar a significância de critérios de validade. Os resultados reiteram a importância do propósito negocial e da ausência de simulação, mas destacam características procedimentais que influenciam no resultado de um julgamento. Quem fez o voto vencedor condutor do Acórdão, se houve o voto de qualidade e o valor do crédito tributário, influenciam na validação ou invalidação do planejamento tributário.