Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Buscar
Fuente


Editorial
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, vol. 18, núm. 4, 2024
Universidade Federal Fluminense



Este é o quarto número da Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, em 2024. Um ano em que os debates acerca da Educação para o Empreendedorismo têm ocupado parte do cenário brasileiro.

Começamos com Leadership 4.0 competencies to enhance digital transformation in organizations (Competências da liderança 4.0 para impulsionar a transformação digital nas organizações). Alex Rogério da Silva Calado e Ricardo André Cavalcante de Souza mapeiam competências da Liderança 4.0 e diagnosticam fraquezas humanas no ambiente de trabalho de duas equipes de uma grande empresa de software, oferecendo recomendações para mitigar essas deficiências e fortalecer habilidades específicas das equipes.

A seguir, em Political design and social construction: Multiple case study in intermunicipal consortia (Design político e construção social: estudo de casos múltiplos em consórcios intermunicipais), de Érika Mayumi Kato-Cruz e João Luiz Passador, apresentam os resultados de uma pesquisa qualitativa e apontam que a construção social dos consórcios analisados caminha juntamente com a evolução das leis que os regem e espelham o fortalecimento das representatividades regionais e das gestões municipais.

Em Key factors in family dairy agribusiness growth (Fatores-chave no crescimento do agronegócio de laticínios familiares), Tailane Aparecida Lira, Dulcimar José Julkovski, Marcelo Fernandes Pacheco Dias e Silvio Santos Junior analisaram combinações de condições causais que levam agronegócios familiares de leite no Oeste de Santa Catarina ao crescimento econômico e identificaram três equações simplificadas: a “Combinação Básica para Crescimento” destaca a importância de políticas governamentais, eficiência financeira e tecnologia; a “Combinação Intermediária para Adição de Valor” foca em estratégias de vendas e políticas governamentais; e a “Combinação Complexa para Estratégias Internas” enfatiza a eficiência financeira e estratégias diferenciadas sem apoio governamental.

Julia Tontini e Eliete dos Reis Lehnhart, em Information processing and eye tracking in survey pretesting (O processamento da informação e o rastreamento ocular em pré-teste de pesquisa), investigaram a eficácia do rastreamento ocular associado à entrevista cognitiva na identificação de problemas em pré-teste de pesquisa. Foi possível verificar que o uso do rastreamento ocular associado à entrevista cognitiva é um complemento eficaz na identificação de problemas em pré-teste de pesquisa.

Em The role of media in constructing and deconstructing narratives: Eike Batista's story (O papel da mídia na construção e deconstrução de narrativas: a história de Eike Batista), Gabriela de Abreu Passos e Mayla Cristina Costa Maroni Saraiva analisaram o papel da mídia na formação e transformação da imagem, destacando como as percepções públicas são moldadas. A pesquisa oferece novas perspectivas sobre o impacto societal da mídia e propõe uma abordagem interdisciplinar entre estudos de mídia e pesquisa organizacional.

Cultura e comportamentos de cidadania organizacional em uma instituição de ensino superior: uma aplicação de modelagem de equações estruturais (Culture and organizational citizenship behaviors in a higher education institution: An application of structural equation modeling), de Caitto Arroyo Vasconcellos, Carlos André Corrêa de Mattos, Cristiano Descovi Schimith e Douglas Junio Fernandes Assumpção, analisam como diferentes características culturais afetam o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO). Como resultado, verificou-se predominância das culturas hierárquica e clã, além de altos escores de CCO. Os CCO-I são impactados positivamente pelas culturas clã (H1a), adhocrática (H3a) e de mercado (H4a), enquanto os CCO-O são influenciados pelas culturas clã (H1b), hierárquica (H2a) e adhocrática (H3b).

Thaís Soares de Souza e Patrícia Amélia Tomei analisaram Cultura organizacional e lei geral de proteção de dados (LGPD) (Organizational culture and Brazilian general data protection law (GDPL)) em organizações de saúde brasileiras. Os casos analisados evidenciaram que: (i) há um movimento crescente de fortalecimento da proteção da vida privada; (ii) a internalização e prática dos valores de uma adhocracia facilitaram a adequação.

Bruno Barbosa de Souza, Marcos Paulo Tavares Bazet, Samito Mário Chimoio Taimo e Elayne Victória Vieira Chagas de Lima analisaram a Legitimidade dos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade (Legitimacy of Postgraduate Accounting Programs). Os resultados mostram legitimidade pragmática pela atuação de egressos na sociedade e a realização de parcerias e convênios; legitimidade moral pela participação em ações institucionais e atividades sociais, promoção de eventos e atividades de extensão, produção de dissertações e teses, gestão de periódicos, publicação de artigos, divulgação em redes sociais e internacionalização; e legitimidade cognitiva com oferta de pós-graduação, recebimento de apoio de órgãos de fomento, reconhecimento pela mídia e por prêmios.

Em Isomorfismo em ação: práticas nos núcleos de controle interno de órgãos estaduais (Isomorphism in action: Practices in the internal control units of state agencies), Fernando Laerte Miranda de Carvalho, Evangelina da Silva Sousa e Luis Eduardo Brandão Paiva analisaram o isomorfismo coercitivo, o mimético e o normativo em núcleos de controle interno. Constatou-se que o controle social cultural foi o principal motor do isomorfismo coercitivo. O isomorfismo mimético ocorreu por influência da Controladoria Geral do Estado, mediante eventos e boas práticas. No isomorfismo normativo, observou-se falta de organização e vínculos com associações profissionais, sugerindo um decoupling significativo.

Workaholismo docente: relacionando vocação, engajamento e satisfação profissional (Teacher workaholism: Connecting vocation, engagement and professional satisfaction), de Polyana Ribeiro, Silvania Neris Nossa, Sabrina Oliveira de Figueiredo e Lara Mendes Christ Bonella Sepulcri evidencia a relação positiva entre vocação, engajamento e satisfação profissional; bem como, evidenciou o efeito moderador do workaholismo sobre o engajamento e a realização profissional docente.

Em Carreiras em contexto e agência em tensão: analisando as narrativas de profissionais do turismo não-tradicional sob a perspectiva da sustentabilidade (Careers in context and agency in tension: Analyzing the narratives of non-traditional tourism professionals from a sustainability perspective), Camila Müller, Angela Scheffer, Anna Visentini e Juliane Ruffatto investigam como a cidade, enquanto contexto, influencia a sustentabilidade das carreiras. A análise temática revelou quatro características principais das trajetórias: 1) influência da identidade das cidades; 2) carreiras ao acaso no turismo; 3) agentes de mudanças, com destaque para a influência comportamental; e 4) retorno às origens, que envolve a ressignificação das trajetórias no ingresso ao campo do turismo. Resultados revelam a multiplicidade de contextos que afetam a sustentabilidade das carreiras e limitam a capacidade de agência individual.

Giovanna Chiavone Alves e Taís Pasquotto Andreoli apresentam o resultado de uma revisão sistemática da literatura, por meio de um levantamento bibliométrico associado à uma análise crítica da produção acadêmica, Neuromarketing e técnicas neurocientíficas: produção acadêmica (Neuromarketing and neuroscientific techniques: academic production). Apesar do crescente interesse na aplicação das técnicas no contexto do neuromarketing, ainda são escassos os esforços nesse sentido, apresentando-se como uma lacuna significativa.



Buscar:
Ir a la Página
IR
Visor de artículos científicos generados a partir de XML-JATS por