EDITORIAL

EDITORIAL

Amana Mattos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Ana Maria Jacó-Vilela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Deise Maria Fernandes Mendes
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Laura Cristina de Toledo Quadros
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Patrícia Lorena Quitério
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Vanessa Barbosa Romera Leme
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Vinicius Anciães Darriba
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil

EDITORIAL

Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol. 19, núm. 1, pp. 5-6, 2019

Universidade do Estado do Rio De Janeiro

Temos a satisfação de apresentar o primeiro volume de 2019 da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, que contempla 17 artigos com questões relevantes sobre os fazeres e saberes dos seus respectivos campos, sendo seis em Psicologia Social, seis em Psicologia Clínica e Psicanálise, três em Psicologia do Desenvolvimento e dois na seção Clio-Psyché. Esta edição representa a manutenção do compromisso da revista com a sua periodicidade, apesar dos efeitos da crise política que atinge as universidades públicas. Seguimos resistindo e esperançosos em dar continuidade ao nosso trabalho ético e comprometido com a sociedade em 2019.

Na seção Psicologia Social, o primeiro estudo trata das diferentes formas de expressões da homofobia em uma rede social, a partir da teoria das representações sociais. O segundo analisa campanhas vinculadas na mídia impressa sobre inclusão e o papel da Psicologia sobre essa temática. O terceiro propõe discutir o reconhecimento no trabalho em Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), por meio de oficinas grupais com educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais. O quarto investiga a percepção de estresse e estressores de enfermeiros de um hospital universitário. O quinto foca as legislações e documentos de órgãos oficiais, assim como a produção acadêmica sobre refugiados no Brasil. O último debruça-se sobre as relações presentes no cotidiano de trabalho da prática intersetorial do Núcleo Intersetorial Regional Técnico (NIR-T) e discute casos de violação social.

Abre a seção Psicologia Clínica e Psicanálise um artigo que aborda a constituição psíquica da criança e indicadores desse fenômeno como ferramenta teórica e técnica na clínica. O segundo estudo procura apreender os efeitos clínicos e metapsicológicos de homens que haviam se submetido a intervenções médicas, com finalidade estética. Em seguida, o terceiro artigo investiga a especificidade do conceito corpo, por meio da pulsão e da formação sintomática. O quarto estudo discute como os discursos e práticas ideologizados tornam as pessoas que usam drogas inimigos sociais. Já o quinto estudo foca as mudanças nos modos e costumes em relação às composições familiares com jovens moradores de periferia. Por fim, o último artigo realizada uma análise documental sobre o Relato de Experiência, compreendendo-o como um produto científico das ciências humanas e da pós-modernidade.

A seção de Psicologia do Desenvolvimento apresenta em seu primeiro artigo uma revisão de literatura sobre a relação entre apego dos membros do casal desenvolvido na infância e o relacionamento conjugal e parental. Na sequência, o segundo estudo realiza uma revisão acerca dos motivos para a parentalidade. Finalizando a seção, tem-se um relato de experiência que descreve oficinas e palestras sobre habilidades sociais e de vida em diferentes contextos educativos, no âmbito de um projeto de extensão para promoção de saúde mental e prevenção do suicídio.

A seção Clio-Psyché apresenta dois estudos, sendo que o primeiro aborda a relação entre Psicologia e Educação e discute a importância da formação critica em Psicologia, enquanto o segundo foca o uso de cartas como fonte de pesquisa no âmbito da história da loucura.

Boa leitura a todos! Agradecemos seu interesse.

Notas

1 Amana Mattos; Deise Maria Fernandes Mendes; Laura Cristina de Toledo Quadros; Patrícia Lorena Quitério; Vanessa Barbosa Romera Leme; Vinicius Anciães Darriba: Professor/a Adjunto/a do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
2 Ana Maria Jacó Vilela: Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Autor notes

Comissão Editorial: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005, Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ, Brasil. Endereço eletrônico:revispsi@gmail.com

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por