EDITORIAL

EDITORIAL

Amana Mattos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Ana Maria Jacó Vilela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Deise Maria Fernandes Mendes
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Heloisa Fernandes Caldas Ribeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Jimena de Garay Hernández
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Laura Cristina de Toledo Quadros
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Patrícia Lorena Quitério
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Vanessa Barbosa Romera Leme
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Vinicius Anciães Darriba
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil

EDITORIAL

Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol. 19, núm. 3, pp. 562-565, 2019

Universidade do Estado do Rio De Janeiro

Temos a imensa satisfação de apresentar o último número da RevistaEstudos e Pesquisas em Psicologia. Ao longo de todo o ano de 2019 a equipe editorial trabalhou incessantemente para garantir a periodicidade da revista, mantendo ao mesmo tempo a qualidade dos artigos, com estudos que proporcionassem inovação e reflexão crítica.

Vivemos um momento de crise social, política e econômica em que as instituições públicas de ensino em geral, e as ciências humanas em específico, têm recebido questionamentos sobre seu valor para o desenvolvimento geral da sociedade. Nesse sentido, cada artigo deste volume representa uma maneira de resistência das universidades em compartilhar os conhecimentos científicos com a comunidade. Isto é fundamentalmente importante neste momento em que recordamos o 40º Aniversário do assassinato de Ignacio Martín-Baró (1942-1989), cuja vida e obra, principalmente a Psicologia da Libertação, nos mostram a necessidade de uma práxis condizente com a realidade de pobreza e desigualdade em nossos países latino-americanos.

O volume 19, número 3 da RevistaEstudos e Pesquisas em Psicologiaé composto por 17 artigos, sendo quatro em Psicologia Social, cinco em Psicologia do Desenvolvimento, cinco em Psicologia Clínica e Psicanálise, um na seção Clio-Psyché e duas resenhas.

A seçãoPsicologia Socialabre o volume com estudos que tratam diversos temas atuais de maneira crítica. O primeiro artigoO estudo das migrações a partir da Psicologia Social: Uma perspectiva crítica, de Suélen Cristina de Miranda, apresenta uma discussão sobre a necessidade de desnaturalizar o termomigrante, considerando classe, gênero, raça/etnicidade e nacionalidade. O segundo artigoCondições de trabalho e saúde de trabalhadores em um restaurante universitário, de Marina Greghi Sticca, Flavia Helen Moreira da Silva e Marina Bernardo Mandarini, trata de uma pesquisa qualitativa que identifica as relações entre as condições de trabalho e a saúde dos trabalhadores. O terceiro estudoA escuta qualificada na assistência social: Da postura diagnóstica às formas (po)éticas de escutar, de Rafael Bianchi Silva e Natália Sanches, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica problematiza o conceito de escuta e como ela se articula nas produções acadêmicas na área de Assistência Social. O último artigoCuidado e Artes Circenses: O circo no cotidiano de uma instituição de saúde mental, de Luiza Fernandes Barros e Walter Melo, analisa a prática de atividades circenses por meio da inserção em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas.

Inicia a seção dePsicologia do Desenvolvimentocom o artigoAcesso e qualidade da informação recebida sobre sexo e sexualidade na perspectiva adolescente, de Milene Fontana Furlanetto, Angela Helena Marin e Tonantzin Ribeiro Gonçalves, que caracteriza o acesso e a qualidade da informação recebida pelos adolescentes sobre sexo e sexualidade nos contextos familiar e escolar. Ainda com foco nas percepções dos adolescentes, o segundo artigoSexting: Percepções de adolescentes sobre o fenômeno e acerca do papel das relações familiares, de Andre Tavares Cardoso, Denise Falcke e Clarisse Pereira Mosmann, apresenta uma pesquisa qualitativa e descritiva que visou conhecer o fenômeno doSextinge o papel das relações familiares. O terceiro artigoMetas parentais de socialização sobre emoções: Um estudo exploratório, de Deise Maria Leal Fernandes Mendes, Dandara de Oliveira Ramos e Joana Lezan Sant'Anna, trata de uma investigação para analisar as metas parentais de socialização emocional em mães e pais, assim como a sua associação com a valorização da autonomia ou da relação. O quarto artigoO papel daHome Literacye da Educação Infantil no desenvolvimento dos precursores da alfabetização, de Kátia de Matos Palinha e Marcia Peruzzi Elia da Mota, é um estudo correlacional que verifica as influências doHome Literacy Environmente da Educação Infantil no desenvolvimento dos precursores da alfabetização, considerando a consciência fonológica e conhecimento de letras. O último artigo desta seçãoExercício físico regular e depressão em idosos, de José Augusto Evangelho Hernandez e Rogério da Cunha Voser, investiga a relação entre o exercício regular e a depressão em idosos sedentários e praticantes de exercícios físicos regulares.

A seção dePsicologia Clínica e Psicanáliseapresenta em seu primeiro artigoTornar-se mãe: Construindo o vínculo parento-filial na adoção tardia, de Débora da Silva Sampaio, Cristina Ribeiro Teixeira Dantas, Andrea Seixas Magalhães e Terezinha Féres-Carneiro, um estudo de caso que investiga a construção do vínculo parento-filial no contexto da adoção tardia. O segundo artigoReflexões sobre os conceitos de cidadania e sujeito em psicanálise na Atenção Psicossocial, de Joyce Hilario Maranhão e Camilla Lopes Araújo Vieira, foca os significantes de cidadania e de sujeito na psicanálise e quais as implicações práticas e políticas de tais concepções para o cotidiano dos Centros de Atenção Psicossocial, de modo a contribuir para a luta antimanicomial. O terceiro artigo,Vivências de psicólogos como integrantes de equipes multidisciplinares em hospital, de Thaís de Castro Gazott e Vera Engler Cury, procura compreender fenomenologicamente a experiência de psicólogos que atuam em equipes multidisciplinares em hospitais. O quarto artigoDa clínica à cultura: Desdobramentos da pesquisa entre psicanálise e arte, de Ana Lúcia Mandelli Marsillac, Gerusa Morgana Bloss e Thiciara Mattiazzi, propõe interfaces do método psicanalítico que partem da clínica e se desdobram sobre o campo das artes e da cultura. O último artigoA metáfora do amor: A posição do analista perante o (des)encontro no encontro amoroso, de Simone Ravizzini e Paulo Eduardo Viana Vidal, apresenta reflexões sobre o amor, a transferência e a posição do analista diante da limitação caracterizada em cada enlace amoroso, a partir da psicanálise lacaniana.

A seçãoClio-Psychéapresenta do artigoHistória da Psicologia Política: Heterogeneidade e institucionalização, de Domenico Uhng Hur, que focaliza os trabalhos que historicizaram a Psicologia Política, visando discutir as diferenças e realizar uma integração nas narrativas dos autores da Europa, Estados Unidos e América Latina.

Finaliza o número duasresenhas, sendo a primeira sobre o livroCompetência social e habilidades sociais: Manual teórico-prático, de Lucas Cordeiro Freitas em que o autor apresenta as contribuições do campo teórico e prático das habilidades sociais em termos conceituais e aplicados no que se refere à concepção, ao planejamento, à implementação e à avaliação de intervenções. A última resenhaDa escrita ao toque: Elaborando experiências traumáticas com tutores de resiliência, de Arthur Teixeira Pereira e Edna Lúcia Tinoco Ponciano, refere-se a uma discussão a partir do filmeAs vantagens de ser invisível, acerca do processo de desenvolvimento de um adolescente, destacando a relação interpessoal e a prática da escrita na elaboração de experiências traumáticas.

Desejamos a todos uma boa leitura! A RevistaEstudos e Pesquisas em Psicologiaagradece seu interesse!

Autor notes

Ana Maria Jacó Vilela: Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Ribeiro; Jimena de Garay Hernández; Laura Cristina de Toledo Quadros; Patrícia Lorena Quitério; Vanessa Barbosa Romera Leme; Vinicius Anciães Darriba: Professor/a Adjunto/a do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Endereço para correspondência: Comissão Editorial: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005, Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ, Brasil. Endereço eletrônico: revispsi@gmail.com

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por