Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


Editorial
Em Questão, vol. 22, núm. 1, pp. 1-2, 2016
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Editorial



Editorial

Em seu primeiro número de 2016 a revista Em Questão apresenta a seu público 11 textos abrangendo diversas temáticas da Ciência da Informação.

O primeiro artigo, Lei de Acesso à Informação nos municípios do extremo oeste de Santa Catarina, apresenta uma análise atual e relevante feita por Deneide Teresinha de Carli e Gleisy Regina Bóries Fachin da Universidade Federal de Santa Catarina.

O acesso a informação também é tema de Dimensões do relacionamento entre a universidade e seus egressos por meio da informação: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais, dos autores Tatiana Pereira Queiroz e Cláudio Paixão Anastácio de Paula, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais.

Letícia Gorri Molina e Cláudia Araki, da Universidade Estadual de Londrina, discutem a preservação da memória empresarial em Centros de memória no ambiente digital: em foco a análise de empresas públicas e privadas.

A área da organização da informação está contemplada neste fascículo nos textos A organização da informação nos sites das TVs universitárias públicas brasileiras, de José Carlos Mardegan e Brígida Maria Nogueira Cervantes, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina; e Descrição de recursos em uma estrutura de metadados pautada no modelo FRBR, de autoria de Elisabete Gonçalves de Souza, Darlene Alves Bezerra e Wellington Freire Cunha Costa, da Universidade Federal Fluminense.

A Ciência da Informação foi o foco abordado por Marcos Moraes e Ana Esmeralda Carelli, da Universidade Estadual de Londrina, no artigo A interdisciplinaridade na Ciência da Informação pela perspectiva da análise de citações.

A comunicação científica é trabalhada em Divulgação científica: uso social do produto dos estudos científicos na Fundação Joaquim Nabuco, de Suiany Carvalho Padilha, Nadi Helena Presser e Alexandre Zarias, pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade Federal de Pernambuco.

As bibliotecas públicas foram tema dos textos As apropriações do Facebook pelas bibliotecas públicas estaduais brasileiras, de Alberto Calil Junior e Gabriela Almendra da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; e Bibliotecas Públicas e Letramento Informacional, de Mirian Ferreira Alves e Emir José Suaiden, da Universidade de Brasília.

Elizabeth Coelho Rosa e Silva e Elizete Vieira Vitorino, da Universidade Federal de Santa Catarina, apresentam perspectiva atual e interessante em A gestão da informação sob a abordagem da Ecologia: possibilidades à competência informacional.

Encerra o fascículo o texto Reflexões sobre Arquitetura da Informação para dispositivos móveis, de Ítalo José Bastos Guimarães e Marckson Roberto Ferreira de Sousa, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba.

Desejamos a todos uma ótima leitura.



Buscar:
Ir a la Página
IR
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por