Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


Editorial
Em Questão, vol. 22, núm. 3, pp. 1-3, 2016
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Editorial

Com muito prazer anuncio o terceiro fascículo do volume 22 de 2016 da revista Em Questão. Esta edição, publicada em setembro, mês correspondente ao início da periodicidade do fascículo (set./dez.), cumpre com uma das metas propostas pela Comissão Editorial – a que visa ampliar a visibilidade dos fascículos da revista. A maior agilidade nos processos de editoração e publicação dos artigos é resultado do comprometimento da equipe e colaboradores da Em Questão. O Conselho Editorial e pareceristas Ad Hoc também merecem os parabéns pela dedicação no cumprimento dos prazos de avaliação e qualidade dos pareceres emitidos. Agradecemos também a comunidade da Ciência da Informação pela submissão de um número de textos cada vez maior e de melhor qualidade, o que reflete sem dúvida no uso da informação publicada pela Em Questão e no prestígio da revista.

Esta edição também apresenta aos leitores uma grande novidade – a indexação da revista Em Questão pela base de dados Radalyc, a Red de Revistas Cientificas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. Nos sentimos orgulhosos de participar da rede e com isso, ampliar a visibilidade e o acesso aos artigos publicados pela revista.

A edição 3 de 2016 reúne 10 textos abrangendo diversas temáticas da Ciência da Informação.

Inteligência Competitiva e Ciência da Informação: conexões epistemológicas para tomada de decisão nas organizações, escrito por Sirlene Pintro, William Barbosa Vianna e Gregório Varvakis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam estudo exploratório acerca do processo de Inteligência Competitiva em organizações e buscam identificar suas conexões epistemológicas com a Ciência da Informação, baseado em conceitos teóricos da área.

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque da Universidade de Brasília (UnB) e Helen de Castro Silva Casarin da Universidade Estadual Paulista (UNESP) são autoras do artigo Bibliotecas escolares: tendências globais. As autoras abordam as transformações do processo de ensino-aprendizagem e das tecnologias e o impacto dessas nas bibliotecas escolares, especificamente, na formação do acervo, na configuração do espaço e no papel dos bibliotecários.

O bibliotecário também é tema do artigo O processo de socialização na construção da identidade dos bibliotecários em Santa Catarina, de Daniela Spudeit e Miriam Vieira da Cunha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O artigo Recuperação da informação e a consulta à base de dados no processo de busca do Mecanismo Online para Referências, de Proxério Manoel Felisberto, Roderval Marcelino, Alexandre Leopoldo Gonçalves e João Bosco da Mota Alves, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), verifica o impacto da utilização de motores de busca no processo de recuperação da informação contida na base de dados do Mecanismo Online para Referências (MORE).

Análise da informação imagética: uma abordagem sob a perspectiva cognitiva, de autoria de Eveline Filgueiras Gonçalves, Rafael Alves de Oliveira e Dulce Amélia de Brito Neves, da Universidade Federal da Paraíba, aborda a questão da indexação de imagens e o modo pelo qual a polissemia imagética interfere diretamente na análise conceitual desses documentos.

Roberta Cristina Dal’ Evedove Tartarotti e Mariângela Spotti Lopes Fujita da Universidade Estadual Paulista (UNESP) são autoras da pesquisa que caracteriza a comunidade científica brasileira em Organização e Representação do Conhecimento da Ciência da Informação, apresentada no artigo Produção e colaboração científica em Organização e Representação do Conhecimento: análise bibliométrica do GT2 do ENANCIB no período de 2009 a 2014.

O significado da comunicação científica em eventos para a comunidade científica é o tema abordado por Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi e Vera Aparecida Lui Guimarães da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no artigo intitulado A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores.

O artigo Orientação temática e coeficiente de correlação para análise comparativa entre dados altmétricos e citações: uma análise da revista DataGramaZero, escrito por Ronaldo Ferreira Araujo, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Gustavo Miranda Caran e Iara Vidal Pereira de Souza da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), verifica a relação entre a altmetria e os estudos tradicionais de citação por meio do estudo de caso de uma revista brasileira.

Os estudos de usuários e estudos de visitantes são abordados por Tatiane Krempser Gandra e Carlos Alberto Ávila Araújo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no artigo Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG.

Ana Flávia Lucas de Faria Kama e Dulce Maria Baptista, pesquisadoras da Universidade de Brasília (UnB), e Miriam Paula Manini, da Universidade de São Paulo (USP), são autoras do artigo Análise de critérios e requisitos para o acesso a Obras Raras em bibliotecas digitais – um estudo longitudinal, que abrange os processos de digitalização das coleções de obras raras.

Desejo a todos uma boa leitura,



Buscar:
Ir a la Página
IR
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por