Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
Editorial
Samile Andrea de Souza Vanz
Samile Andrea de Souza Vanz
Editorial
Em Questão, vol. 22, núm. 3, pp. 1-3, 2016
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Editorial

Editorial

Samile Andrea de Souza Vanz
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Em Questão, vol. 22, núm. 3, pp. 1-3, 2016
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Editorial

Com muito prazer anuncio o terceiro fascículo do volume 22 de 2016 da revista Em Questão. Esta edição, publicada em setembro, mês correspondente ao início da periodicidade do fascículo (set./dez.), cumpre com uma das metas propostas pela Comissão Editorial – a que visa ampliar a visibilidade dos fascículos da revista. A maior agilidade nos processos de editoração e publicação dos artigos é resultado do comprometimento da equipe e colaboradores da Em Questão. O Conselho Editorial e pareceristas Ad Hoc também merecem os parabéns pela dedicação no cumprimento dos prazos de avaliação e qualidade dos pareceres emitidos. Agradecemos também a comunidade da Ciência da Informação pela submissão de um número de textos cada vez maior e de melhor qualidade, o que reflete sem dúvida no uso da informação publicada pela Em Questão e no prestígio da revista.

Esta edição também apresenta aos leitores uma grande novidade – a indexação da revista Em Questão pela base de dados Radalyc, a Red de Revistas Cientificas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. Nos sentimos orgulhosos de participar da rede e com isso, ampliar a visibilidade e o acesso aos artigos publicados pela revista.

A edição 3 de 2016 reúne 10 textos abrangendo diversas temáticas da Ciência da Informação.

Inteligência Competitiva e Ciência da Informação: conexões epistemológicas para tomada de decisão nas organizações, escrito por Sirlene Pintro, William Barbosa Vianna e Gregório Varvakis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam estudo exploratório acerca do processo de Inteligência Competitiva em organizações e buscam identificar suas conexões epistemológicas com a Ciência da Informação, baseado em conceitos teóricos da área.

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque da Universidade de Brasília (UnB) e Helen de Castro Silva Casarin da Universidade Estadual Paulista (UNESP) são autoras do artigo Bibliotecas escolares: tendências globais. As autoras abordam as transformações do processo de ensino-aprendizagem e das tecnologias e o impacto dessas nas bibliotecas escolares, especificamente, na formação do acervo, na configuração do espaço e no papel dos bibliotecários.

O bibliotecário também é tema do artigo O processo de socialização na construção da identidade dos bibliotecários em Santa Catarina, de Daniela Spudeit e Miriam Vieira da Cunha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O artigo Recuperação da informação e a consulta à base de dados no processo de busca do Mecanismo Online para Referências, de Proxério Manoel Felisberto, Roderval Marcelino, Alexandre Leopoldo Gonçalves e João Bosco da Mota Alves, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), verifica o impacto da utilização de motores de busca no processo de recuperação da informação contida na base de dados do Mecanismo Online para Referências (MORE).

Análise da informação imagética: uma abordagem sob a perspectiva cognitiva, de autoria de Eveline Filgueiras Gonçalves, Rafael Alves de Oliveira e Dulce Amélia de Brito Neves, da Universidade Federal da Paraíba, aborda a questão da indexação de imagens e o modo pelo qual a polissemia imagética interfere diretamente na análise conceitual desses documentos.

Roberta Cristina Dal’ Evedove Tartarotti e Mariângela Spotti Lopes Fujita da Universidade Estadual Paulista (UNESP) são autoras da pesquisa que caracteriza a comunidade científica brasileira em Organização e Representação do Conhecimento da Ciência da Informação, apresentada no artigo Produção e colaboração científica em Organização e Representação do Conhecimento: análise bibliométrica do GT2 do ENANCIB no período de 2009 a 2014.

O significado da comunicação científica em eventos para a comunidade científica é o tema abordado por Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi e Vera Aparecida Lui Guimarães da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no artigo intitulado A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores.

O artigo Orientação temática e coeficiente de correlação para análise comparativa entre dados altmétricos e citações: uma análise da revista DataGramaZero, escrito por Ronaldo Ferreira Araujo, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Gustavo Miranda Caran e Iara Vidal Pereira de Souza da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), verifica a relação entre a altmetria e os estudos tradicionais de citação por meio do estudo de caso de uma revista brasileira.

Os estudos de usuários e estudos de visitantes são abordados por Tatiane Krempser Gandra e Carlos Alberto Ávila Araújo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no artigo Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG.

Ana Flávia Lucas de Faria Kama e Dulce Maria Baptista, pesquisadoras da Universidade de Brasília (UnB), e Miriam Paula Manini, da Universidade de São Paulo (USP), são autoras do artigo Análise de critérios e requisitos para o acesso a Obras Raras em bibliotecas digitais – um estudo longitudinal, que abrange os processos de digitalização das coleções de obras raras.

Desejo a todos uma boa leitura,

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc