Editorial
Editorial
O primeiro fascículo de 2017 da revista Em Questão apresenta aos leitores dez artigos que versam sobre diferentes temas de interesse da comunidade de Ciência da Informação.
O fascículo inicia com interessante discussão no artigo Interdisciplinaridade no contexto da Ciência da Informação: correntes e questionamentos, escrito por João Arlindo dos Santos Neto, Juliana Cardoso dos Santos, Paulo Sérgio Teles e Marta Lígia Pomim Valentim da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Marília).
Janicy Aparecida Pereira Rocha, Adriana Bogliolo Sirihal Duarte e Claudio Paixão Anastácio de Paula da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) assinam o manuscrito Modelos de práticas informacionais.
O artigo seguinte, Big Data: fatores potencialmente discriminatórios em análise de dados, apresenta resultados de pesquisa de Caio Saraiva Coneglian, José Eduardo Santarem Segundo e Ricardo Cesar Gonçalves Sant'ana, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Marília).
A discussão sobre dados de pesquisa continua em Princípios e recomendações basilares para a comunicação dos dados de pesquisa, de autoria de Michelli Costa e Fernando César Lima Leite, da Universidade de Brasília (UnB).
A semântica é tema de dois artigos, abordada sob diferentes enfoques do ponto de vista documental. Primeiramente, A interoperabilidade semântica entre acervos de museus: discutindo o caso dos Museus da Imagem e do Som, é escrito por Renata Cardozo Padilha e Lígia Maria Arruda Café da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Logo a seguir, Representação semântico-discursiva de cibercordéis, de autoria de Mário Gaudêncio da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A revista Em Questão reservou parte deste fascículo para os temas de interesse da Arquivologia. Graziela Martins de Medeiros, Marisa Bräscher e William Barbosa Vianna da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são autores do artigo Indexação de assunto em documentos arquivísticos: convergências e divergências em artigos científicos internacionais. Angelica Alves da Cunha Marques da Universidade de Brasília (UnB) publica Avaliação & Perspectivas da Ciência da Informação e da Arquivologia no Brasil: reflexões em movimento. Em seguida o artigo O estudo da produção documental e a memória organizacional em ambientes empresariais é assinado por Natália Marinho do Nascimento e Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Marília).
Encerra o fascículo o estudo quantitativo Ultrapassando as barreiras de conversão e tratamento de dados: indicadores de produção cientifica dos programas de pós-graduação em Engenharia de Materiais e Metalúrgica de Roniberto Morato do Amaral, Luc Quoniam, Leandro Innocentini Lopes de Faria, Daniel Rodrigo Leiva, Douglas Henrique Milanez e Joyce Fioroni da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Desejo uma profícua leitura.
Editora Em Questão