Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


Editorial
Em Questão, vol. 23, núm. 2, pp. 1-3, 2017
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Editorial



A segunda edição de 2017 da revista Em Questão brinda seus leitores com uma Entrevista com Armando Malheiro da Silva, professor da Universidade do Porto, em Portugal. A entrevista versa sobre a avaliação arquivística e o Método Quadripolar, e foi realizada em junho de 2016 por um ex-orientando - Moisés Rockembach – hoje professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A edição 2 do volume 23 reúne também 12 artigos sobre temas diversos da Ciência da Informação. A própria área é tema do artigo Transgressões no campo da Ciência da Informação: abordagens de uma prática científica em permanente constituição, de Meri Nadia Marques Gerlin, da Universidade Federal do Espírito Santo e Elmira Luzia Melo Soares Simeão, da Universidade de Brasília, que discutem a natureza interdisciplinar dessa ciência.

Em seguida apresenta-se a contribuição de Juan José Prieto Gutiérrez, da Universidad Complutense de Madrid, que reúne, no artigo intitulado Libros digitales para la educación universitaria en América Latina, dados atuais acerca do uso de livros digitais em 50 universidades latino americanas.

O livro também é tema do artigo A valorização simbólica da leitura no Plano Nacional do Livro e Leitura: uma análise, de autoria de Fabíola Ribeiro Farias, da Universidade Federal de Minas Gerais, que discute as proposições do Plano Nacional do Livro e Leitura à luz do conceito de “violência simbólica”, de Pierre Bourdieu.

Os conceitos de Bourdieu também fundamentam a discussão de Jackson da Silva Medeiros, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no artigo Abordagem bourdieusiana para uma análise de campo: um enfoque para a comunicação científica e o acesso aberto.

Cleusa Pavan e Marcia Cristina Bernardes Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abordam o acesso aberto sob o ponto de vista do financiamento, apresentando dados das principais agências de fomento a pesquisa brasileira, no artigo intitulado Financiamento público no Brasil para a publicação de artigos em acesso aberto: alguns apontamentos.

A organização da informação se faz presente no fascículo por meio do artigo Mecanismos de busca de jurisprudência: um instrumento para a organização do conhecimento e recuperação da informação no ambiente jurídico virtual, de Tânia da Costa Calheiros, da Universidade Estadual de Londrina, e Silvana Drumond Monteiro, da Universidade Federal de Minas Gerais; e do artigo O catálogo da biblioteca e o linked data, de Liliana Giusti Serra, da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, e José Eduardo Santarém Segundo, da Universidade de São Paulo.

Cássia Aparecida Corsatto e Wanda Aparecida Machado Hoffmann, da Universidade Federal de São Carlos, são autoras do artigo A construção do conhecimento organizacional para a inovação nas empresas de micro e pequeno porte do segmento de moda de Goiânia, Pontalina e Taquaral de Goiás – GO.

O marketing digital é tema do levantamento apresentado no artigo Indicadores de marketing digital para websites de arquivos públicos estaduais, de autoria de Luan Henrique Giroto Ferreira e Rosângela Formentini Caldas, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Virginia Lucia Rodrigues e Ana Maria Pereira Cardoso, da FUMEC, são autoras da revisão O campo de estudos de usuários na ciência da informação brasileira: uma revisão sistemática da literatura, que reúne a literatura publicada sobre o tema de 2012 a 2016 e indexada pela BRAPCI.

A mediação da informação é analisada através de pesquisa bibliométrica em A mediação da informação nos grupos de pesquisa e no GT3 dos ENANCIB: espaços de comunicação científica em Ciência da Informação, de Janaina Ferreira Fialho, Martha Suzana Cabral Nunes e Telma de Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe.

A bibliometria também é empregada por Raimundo Nonato Macedo Santos, da Universidade Federal de Pernambuco, e Andrés Pandiella Dominique, María Luisa Lascurain Sanchez e Elías Sanz Casado, da Universidad Carlos III de Madrid, autores da pesquisa Tecnologias verdes para um mundo autossustentável: um olhar sobre Brasil e Espanha.

Desejo a todos uma boa leitura.

Autor notes

1 Editora Em Questão


Buscar:
Ir a la Página
IR
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por