Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
Editorial
Samile Andrea de Souza Vanz
Samile Andrea de Souza Vanz
Editorial
Em Questão, vol. 26, núm. 1, pp. 1-3, 2020
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Editorial

Samile Andrea de Souza Vanz
Em Questão, vol. 26, núm. 1, pp. 1-3, 2020
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Durante o ano de 2019 a Revista Em Questão refletiu a respeito da sua periodicidade e modalidade de publicação. Após algumas leituras, discussões e ponderações a partir de apontamentos de autores e editores de periódicos, a revista decidiu por manter o formato atual, qual seja, publicação com periodicidade quadrimestral com disponibilização dos artigos aprovados na seção Online First (criada em 2015), tão logo sejam diagramados. Com o intuito de contribuir com a discussão do tema aqui no Brasil, a síntese das reflexões feitas é apresentada aos leitores no artigo de opinião intitulado Publicação Continuada: algumas reflexões, produzido por mim com a colaboração da coordenadora do Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina, Lucia da Silveira.

O fascículo 1 do volume 26 do ano de 2020 apresenta 16 artigos produzidos por autores brasileiros de diferentes universidades, além de um texto de autoria portuguesa.

A ampliação da visibilidade das revistas nacionais é tema do artigo Uso do inglês como estratégia de internacionalização da produção científica em Ciências Sociais Aplicadas: estudo de caso na SciELO Brasil, escrito por Paulo Roberto Cintra da Universidade Estadual de Campinas, Marco Donizete Paulino da Silva do Claretiano Centro Universitário e Ariadne Chloe Furnival da Universidade Federal de São Carlos. Os autores concluem que para a área de Ciências Sociais Aplicadas os artigos publicados em inglês tendem a ser menos citados dentro do SciELO Citation Index.

Os processos de comunicação científica, desta vez relacionados a gênero, são tema de Verônica Soares da Costa e Carlos Alberto de Carvalho da Universidade Federal de Minas Gerais em Mulheres não podem falar de ciência? Análise de comentários sexistas em vídeo do canal Nerdologia.

Daiane Natalia Schiavon e Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, da Universidade Federal de São Carlos, são autoras do artigo Educação de Surdos na Espanha: análise bibliométrica em bases de dados de teses doutorais (1987-2017).

Sonia Aguiar, da Universidade Federal do Sergipe, é autora do artigo A competência transgressora dos contraespecialistas na produção de conhecimento socialmente orientado e no confronto de saberes, que identifica instâncias e atores não formais de produção de conhecimento socialmente orientado e institucionalmente distribuído, que buscam influenciar os processos decisórios do Estado, do mercado e da sociedade com o apoio de mobilizações em rede, via tecnologias digitais.

Ilídio Lobato Ernesto Manhique e Helen de Castro Silva Casarin, da Universidade Estadual Paulista, exploram a abordagem fenomenográfica para investigar a aprendizagem a partir da perspectiva dos sujeitos e o seu impacto para o ensino da competência informacional em Contribuições da fenomenografia à aprendizagem e ensino da competência informacional.

Práticas Informacionais de Blogueiros Literários, de autoria de Jéssica Patrícia Silva de Sá e Carlos Alberto Ávila Araújo da Universidade Federal de Minas Gerais buscou averiguar as práticas informacionais dos blogueiros literários no que diz respeito aos seus papéis como leitores, produtores de conteúdo e mediadores de leitura nos webrings - os círculos sociais de blogueiros - pertencentes à blogosfera literária.

Beatriz Cintra Martins, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Sarita Albagli, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, são autoras de Hackerspace movement: a study of the Brazilian experience.

Juliana Pereira Sales Caetano e Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, da Universidade de Brasília, refletem sobre a relevância das séries e versões de obras de arte contemporânea, enquanto fontes de informação, no artigo Séries e versões na documentação e preservação de performances em arte: Os Puxadores.

O artigo Ressignificação da memória da cidade do Recife nas letras de frevo do maestro Nelson Ferreira, de autoria dos pesquisadores Renata Jeane de Santana e Fabio Assis Pinho da Universidade Federal de Pernambuco, aborda as letras de frevo como documento e sua relação com a memória social e afetiva.

Taxonomias, ontologias e tesauros: possibilidades de contribuição para o processo de Engenharia de Requisitos, de autoria de Priscila Basto Fagundes, Gislaine Parra Freund, Luciane Paula Vital, Camila Monteiro de Barros e Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo, todos da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta resultados do projeto de pesquisa em desenvolvimento com o intuito de propor um modelo de cooperação entre a Ciência da Informação e a Engenharia de Requisitos.

Lais Pereira de Oliveira da Universidade Federal de Goiás, Daniel Martínez-Ávila e José Augusto Chaves Guimarães da Universidade Estadual Paulista, são autores de A elaboração de resumos documentários como atividade do tratamento temático da informação na prática profissional bibliotecária.

Princípios para Análise do Uso de Sistemas de Informação: proposta baseada nos estudos de redes conceituais, de autoria de Arnaldo Alves Ferreira Júnior, da Universidade Federal de Goiás, e Marcelo dos Santos, da Universidade de São Paulo, busca a identificação e a caracterização de princípios norteadores para a análise do uso de sistemas de informação em ambientes digitais.

Silvana Drumond Monteiro, da Universidade Estadual de Londrina, Cecílio Merlotti Rodas, do Instituto Federal de São Paulo e Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, da Universidade Estadual Paulista, são autores de A busca e o eye tracking: um olhar semiótico sobre o knowledge graph.

Thiago de Oliveira Vieira, da Universidade de Coimbra, procura explorar as aproximações e os distanciamentos entre a gestão do conhecimento e a gestão de documentos no artigo O contributo da gestão de documentos na gestão do conhecimento nas organizações: uma abordagem exploratória.

O artigo Proposta de uma ferramenta para classificação arquivística com base em ontologias, de Daniel Libonati Gomes (Universidade Federal do Pará), Thiago Henrique Bragato Barros (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Renato Tarciso Barbosa de Sousa (Universidade de Brasília) e Roberto Lopes dos Santos Junior (Universidade Federal do Pará), apresenta o software denominado Ontological Classifier (OntoClass) para auxiliar na classificação arquivística.

Os estudos acerca das redes sociais e de seus desdobramentos na sociedade, como por exemplo, a herança digital, entendida como o acervo digital - fotos, mensagens, vídeos, etc.- deixados, em vida, pelo usuário é tema do artigo Herança da informação digital e direito ao esquecimento em redes sociais on line: uma revisão sistemática de literatura, de autoria de Simone de Assis Alves Silva, Luiz Cláudio Gomes Maia, Rafael Lelis Rafacho, André Luiz Ogando Pereira e Paulo Sérgio Monte Alto, todos vinculados à Universidade Fundação Mineira de Cultura.

Desejo a todos uma ótima leitura.

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc