Editorial

Editorial Revista GeAS n. 2 maio/agosto 2016

Claudia Terezinha Kniess
Universidade Nove de Julho , Brasil
Mauro Silva Ruiz
Universidade Nove de Julho, Brasil

Editorial Revista GeAS n. 2 maio/agosto 2016

Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, vol. 5, núm. 2, pp. I-III, 2016

Universidade Nove de Julho

Caros leitores,

É com satisfação que anunciamos que a Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – Revista GeAS, classificada pelo sistema WebQualis em Administração, Ciências Contáveis e Turismo, foi incluída no Emerging Sources Citation Index da Web of Science (ESCI).

A Web of Science é o maior indexador mundial eletrônico de informação científica, mantido pela Thomson Reuters e integrado na ISI Web of Knowledge (Wok). Além disso, este indexador facilita o acesso a um conjunto de base de dados de citações de artigos de periódicos científicos, livros que contemplam todos os campos do conhecimento acadêmico. Adicionalmente, a WOS é composta, entre outras, de quatro grandes bases de dados para os ramos do conhecimento, saber:

* Science Citation Index (SCI);

* Social Sciences Citation Index (SCI);

* Arts & Humanities Citation Index (A&HCI);

* Emerging Sources Citation Index (ESCI).

Vejam a Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – Revista GeAS em <http://science.thomsonreuters.com/cgibin/jrnlst/jlresults.cgi?PC=MASTER&Word=geas>

Essas bases de dados indexam o conteúdo mundial de mais de 10.000 principais revistas científicas de tecnologia, ciências sociais, ciências naturais, artes, humanidades e conhecimentos emergentes e mais de 100.000 atas de conferências e congressos, que são atualizados semanalmente.

Neste editorial apresentamos a primeira edição do ano de 2016 da Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – Revista GeAS. A revista consolida-se a cada edição como um importante meio para divulgação e discussão de trabalhos científicos que contribuem com o avanço das pesquisas na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

A presente edição contempla um conjunto de dez artigos selecionados por meio da avaliação por pares em sistema blind review, que abrangeram temáticas de interesse no contexto acadêmico e empresarial, como também da comunidade de modo geral. Os artigos discutiram temas relacionados a marketing verde, sustentabilidade em Instituições Federais de Ensino Superior, consumo sustentável, logística reversa de resíduos, resíduos de sistema de saúde, gestão ambiental empresarial, responsabilidade social empresarial, entre outros.

O primeiro artigo intitulado “O Marketing verde na Tecnologia da Informação: percepções das atitudes e comportamentos dos profissionais de TI e ações para incrementar o marketing verde neste setor”, dos autores Bruno Roberto Viana Castro, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Nina Rosa da Silveira Cunha e Ruth Rebello Pires, teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais de TI (Tecnologia da Informação) acerca de ações relacionadas ao marketing verde e propor mudanças socialmente planejadas para que eles possam manter ou incrementar práticas relacionadas à TI verde – ações realizadas pelo profissional de TI com foco na sustentabilidade ambiental.

No segundo trabalho intitulado “Planejamento e sustentabilidade: o caso das Instituições Federais de Ensino Superior”, os autores Lucas Veiga Ávila, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga e Thiago Antônio Beuron apresentaram um estudo cujo objetivo foi analisar a perspectiva da sustentabilidade em Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), identificando as dimensões que estão abarcadas nos textos da Missão e Visão declaradas pelas instituições, associando com as diretrizes do Plano Nacional de Educação e suas peculiaridades.

O estudo “Perfil socioeconômico dos consumidores de restaurantes em relação à valorização de produtos orgânicos: uma análise comparativa”, dos autores Belquis Oliveira Meireles, Solange Maria Debastiani, Geysler Rogis Flor Bertolini e Jerry Adriani Johann, buscou analisar comparativamente o perfil socioeconômico dos consumidores que valorizam e o dos que não valorizam produtos orgânicos em restaurantes.

O artigo “Processo de mudança para uma orientação sustentável: análise das capacidades adaptativas de três empresas construtoras de Santa Maria-RS”, dos autores Maísa Gomide Teixeira, João Fernando Zamberlam, Maríndia Brachak dos Santos e Clandia Maffini Gomes, apresenta um estudo que endereça a questão de mudança em organizações investigando como empresas construtoras estão promovendo a transição para uma orientação sustentável.

No quinto artigo “Cultura de consumo, sustentabilidade e práticas empresariais: como as empresas podem contribuir para promover o valor simbólico da sustentabilidade nas atividades de consumo?”, dos autores Verônica Macário de Oliveira, Suzanne Érica Nóbrega Correia e Carla Regina Pasa Gomez, o objetivo foi discutir algumas possibilidades que as empresas têm de influenciar as modificações nesses padrões de consumo em busca da sustentabilidade a partir da proposta de Ravasi e Rindova (2008) que consideram as empresas como produtores de cultura.

O estudo “Logística reversa de resíduos da classe D em ambiente hospitalar: monitoramento e avaliação da reciclagem no Hospital Infantil Cândido Fontoura”, dos autores Maria Antonietta Leitão Zajac, Renata Oliveira Fernandes, Carlos João David e Simone Aquino, teve como objetivo desenvolver um modelo de avaliação, capacitação e mensuração da segregação dos resíduos comuns, em especial do papel reciclável, no setor administrativo do Hospital Cândido Fontoura, localizado na cidade de São Paulo.

No trabalho intitulado “Percepção dos players do setor sucroenergético sobre a influência do protocolo agroambiental no processo de gestão ambiental empresarial: Um estudo com gestores do setor na mesorregião de Assis-SP”, o autor Edenis César Oliveira apresentou uma pesquisa cujo objetivo foi apurar a percepção dos gestores das agroindústrias e fornecedores situados na mesorregião de Assis-SP sobre a influência do Protocolo Agroambiental no processo de gestão ambiental empresarial.

O estudo “Mapeamento de tecnologias ambientais: um estudo sobre patentes verdes no Brasil ”, dos autores Cláudia Cardinale Nunes Menezes, Sérgio Menezes dos Santos e Robelius De-Bortoli, teve como objetivo identificar o nível de utilização de tecnologias verdes, por meio do mapeamento tecnológico das patentes verdes deferidas no INPI.

O trabalho “Evidenciação dos itens ambientais nas empresas do setor de mineração de metálicos cadastradas na BM&FBOVESPA”, dos autores Kelly Rodrigues Batista, Janaina Ferreira Marques de Melo e José Ribamar Marques de Carvalho, buscou identificar de que maneira estão sendo evidenciados os itens ambientais nos documentos oficiais das empresas no setor de mineração de metálicos cadastradas no BM&FBOVESPA no período de 2009 a 2013.

Finalmente, no último artigo desta edição “Avaliação de programa de responsabilidade social empresarial com aplicação do Balanced Scorecard: Um estudo de caso da Cooperárvore da Fiat Automóveis”, os autores Juliane Campoe Correa, Marguit Neumann Gonçalves e Reinaldo Rodrigues Camach apresentaram um estudo de caso descritivo com o objetivo de medir o alcance das ações sociais da montadora na promoção do desenvolvimento da comunidade Jardim Teresópolis, por meio da geração de trabalho e renda, da redução da vulnerabilidade social e do desenvolvimento econômico e humano. Este artigo envolveu a cooperativa de trabalho – Cooperárvore - do Programa de Responsabilidade Social Empresarial - Árvore da Vida - da FIAT Automóveis, no Município de Betim – MG.

Agradecemos a contribuição de todos os profissionais envolvidos pela dedicação para a elaboração dessa edição: avaliadores, membros do Conselho Editorial e do Comitê Científico, revisores normativos e assistentes editoriais, como também os autores que submeteram os seus artigos e que escolheram a Revista GeAS como canal cientifico de divulgação para as suas pesquisas.

Aproveitamos o ensejo para renovar também o convite a todos para publicar seus artigos em nossa Revista, que recebe artigos em fluxo contínuo.

Ótima leitura a todos!

Ligação alternative

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por