Editorial

Editorial Revista GeAS v. 5, n. 3, setembro/dezembro 2016

Claudia Terezinha Kniess
Universidade Nove de Julho , Brasil
Mauro Silva Ruiz
Universidade Nove de Julho, Brasil

Editorial Revista GeAS v. 5, n. 3, setembro/dezembro 2016

Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, vol. 5, núm. 3, pp. I-III, 2016

Universidade Nove de Julho

Caros leitores,

É com satisfação que publicamos a última edição do ano de 2016 da Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – Revista GeAS. A Revista GeAS consolida-se a cada edição como um importante meio para divulgação e discussão de trabalhos científicos que contribuem com o avanço das pesquisas na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, agora com a ampliação do seu alcance por meio do renomado indexador internacional: Emerging Sources Citation Index da Web of Science (ESCI). Destaca-se que neste ano a Revista GeAS passou a ser indexada também no Sistema de Información Científica Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal.

A presente edição da Revista GeAS contempla um conjunto de dez artigos selecionados por meio da avaliação por pares em sistema blind review, que abrangeram temáticas de interesse no contexto acadêmico e empresarial, como também da comunidade de modo geral. Os artigos discutem temas relacionados a sustentabilidade empresarial, práticas de green logistic, mobilidade sustentável, práticas de eco-inovação, gerenciamento de resíduos em serviços de saúde, green plastics, políticas públicas, eficiência energética, entre outros.

Os artigos são derivados de instituições de diferentes estados do Brasil, tais como: Universidade Nove de Julho, Fundação Instituto de Administração, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Fundação Pedro Leopoldo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, e Universidade Feevale, Universidade de Vale do Rio dos Sinos, além do Centro de Innovación en Tecnología para el Desarrollo Humano/ Secretaria do Desenvolvimento Agrário – DAS.

O primeiro artigo intitulado “Análise do uso da energia elétrica no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus”, das Autoras Carine de Oliveira Santos da Silva e Cristina Aparecida Gomes Nassar, teve como objetivo analisar o padrão de consumo de energia elétrica e seus custos, com ênfase na iluminação e nos aparelhos de ar-condicionado do Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus.

No segundo trabalho intitulado “Green plastics: analysis of a firm’s sustainability orientation for innovation”, os autores Marcos Paixão Garcez, Flavio Hourneaux Junior e Daniel Farah apresentaram um estudo cujo objetivo foi avaliar a orientação para a sustentabilidade de um projeto de inovação, fundamentando-se em três aspectos: a importância das dimensões do triple bottom line; os stakeholders envolvidos; e a natureza das competências necessárias para essa inovação. Analisou-se o caso do projeto do plástico verde da Braskem, a maior empresa química do Brasil e da América, e uma das maiores produtoras mundiais de biopolímeros. O artigo “Práticas de green logistic: uma abordagem teórica sobre o tema”, dos autores Emanuele Engelage, Altair Borgert e Marcos Antônio de Souza, teve como foco identificar as principais práticas de green logistic consideradas na literatura acadêmica nacional e internacional. Por meio de técnicas padronizadas de seleção de estudos anteriores, primeiramente apresenta a definição do termo green logistic, ao diferenciá-lo de outros conceitos comumente tratados de forma similar, como a economia circular, a gestão verde da cadeia de suprimentos (GSCM), a logística reversa e as certificações ambientais (ISO 14001), para a obtenção de maior clareza acerca das suas delimitações, abrangências e profundidade.

Na sequência, o estudo “Sustentabilidade empresarial: um estudo de caso na empresa Artecola”, das autoras Cristiane Froehlich e Claudia Cristina Bitencourt, teve como objetivo verificar as práticas de sustentabilidade que contemplam o triple bottom line na empresa Artecola. A matriz da empresa localiza-se no Rio Grande do Sul, possui unidades em vários estados no Brasil, na América Latina e na China. A empresa atua em três setores: químico, coureiro-calçadista e plástico de engenharia.

O artigo intitulado “Desempenho econômico e ambiental: práticas de eco-inovação em biodigestores em empresas processadoras de mandioca”, dos autores Alexandre Rodrigues da Silva, Cláudia Brito Silva Cirani e Fernando Antônio Ribeiro Serra, teve como objetivo investigar se, na implantação de biodigestores, as práticas de eco-inovação contribuíram para o desempenho econômico e ambiental das empresas processadoras de mandioca do Paraná.

O sexto artigo “Risco, inovação e desenvolvimento num clima em mudança: o papel de políticas de preparação para secas e gestão de risco de desastres no Ceará, Brasil”, dos autores Carlos Germano Ferreira Costa, Ana Karina Cavalcante Holanda e Carlos Gregorio Hernández Díaz-Ambrona, buscou proporcionar uma visão geral das medidas e políticas que abordam prevenção e preparação para as secas, frente aos impactos das alterações climáticas, no Estado do Ceará, Brasil.

O estudo “Consciência ambiental, comportamento pró-ambiental e qualidade de gerenciamento de resíduos em serviços de saúde”, de Tarcisio Afonso, Maria Ângela Gonçalves Zanon, Ronaldo Lamounier Locatelli e Bruno Pellizzaro Dias Afonso, teve como foco investigar o estado da consciência ambiental, do comportamento pró-ambiental e da qualidade do gerenciamento dos resíduos em serviços de saúde em uma Instituição Federal de Ensino Superior – IFES, estabelecendo a relação entre esses três construtos.

No oitavo artigo intitulado “Análise de acessibilidade: aplicação parcial do modelo SICOGEA em um centro de Ensino de uma Instituição Federal de Ensino” dos autores Karla Edite Freitas, Elisete Dahmer Pfitscher e Andressa Bregalda Belan, o objetivo foi verificar a acessibilidade aos acadêmicos com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida em um Centro de Ensino de uma Universidade Pública Federal Catarinense. Para atender a este objetivo abordou-se os seguintes objetivos específicos: verificar a existência de portadores de alguma deficiência ou com mobilidade reduzida; verificar a sustentabilidade sobre a acessibilidade com um (a) portador (a) de deficiência e propor um plano resumido de gestão – 5W2H, para as questões deficitárias.

O trabalho intitulado “Dia de bicicleta ao trabalho: uma potencial ferramenta para planejamento e promoção da mobilidade sustentável”, dos autores Luis Claudio Brito Patricio e Leandro Kruszielski, analisou os impactos de uma campanha relacionada ao Dia de Bicicleta ao Trabalho (DBT), utilizando dados obtidos em 320 respostas válidas em um levantamento realizado em Curitiba no DBT 2015. O Dia de Bicicleta ao Trabalho é realizado no mundo inteiro e uma campanha foi iniciada recentemente no Brasil abrangendo todo o país. Apesar do crescente interesse, a pesquisa nacional nesta área é inexistente.

Finalmente, no último artigo desta edição “Uma abordagem sobre a eficiência, eficácia e efetividade dos projetos e ações, de cunho social, ofertados pelo poder judiciário do estado do Rio de Janeiro”, os autores Gustavo Afonso Santi Rossi e Waldir Jorge Ladeira dos Santos, buscaram avaliar a política pública ofertada pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, que promoveu projetos e ações de cunho social na busca pela disseminação de práticas inovadoras e humanizadoras quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e efetividade.

Agradecemos a contribuição de todos os profissionais envolvidos pela dedicação para a elaboração dessa edição: avaliadores, membros do Conselho Editorial e do Comitê Científico, revisores normativos e assistentes editoriais, como também os autores que submeteram os seus artigos e que escolheram a Revista GeAS como canal científico de divulgação para as suas pesquisas.

Aproveitamos para desejar a todos um novo ano repleto de prosperidade e boas realizações!

Ótima leitura a todos!

Ligação alternative

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por