Editorial
Editorial

Caros leitores,
É com satisfação que publicamos a primeira edição do ano de 2017 da Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – Revista GeAS. A Revista GeAS consolida-se a cada edição como um importante meio para divulgação e discussão de trabalhos científicos que contribuem com o avanço das pesquisas na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, agora com a ampliação do seu alcance por meio do renomado indexador internacional: Emerging Sources Citation Index da Web of Science (ESCI). Destaca-se que em 2016 a Revista GeAS passou a ser indexada também no Sistema de Información Científica Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal.
A presente edição da Revista GeAS contempla um conjunto de dez artigos selecionados por meio da avaliação por pares em sistema blind review, que abrangeram temáticas de interesse no contexto acadêmico e empresarial, como também da comunidade de modo geral. Dentre os dez artigos publicados nesta edição, quatro discutem sustentabilidade sob vários aspectos, quais sejam: do ensino sobre este assunto em educação ambiental, da sua abordagem no contexto de cadeias de suprimento, de modelos de gestão sustentável de IPTU verde em municípios e de aproveitamento de água de chuva em escola. Os outros seis artigos abordam geração de trabalho e renda via cooperativismo, logística reversa pós-consumo em cooperativa de reciclagem, avaliação ambiental em sistemas produtivos de plástico, ações e percepções de microempreendedores frente às exigências de desenvolvimento sustentável, cooperação universidade – empresa em projetos de gestão ambiental de hidrelétrica, e cenários prospectivos para geração de energia elétrica a partir da silvicultura.
Os artigos são derivados de instituições de diferentes estados do Brasil, tais como: Universidade Nove de Julho, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade de Caxias do Sul, Itaipu Binacional, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Integração Latino Americana, Universidade Federal da Fronteira Sul, Faculdade Maria Milza, Faculdade São Salvador, Centro Universitário Sul de Minas, Universidade Federal de Lavras, Universidade de Passo Fundo, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de Fortaleza.
O primeiro artigo intitulado “Educação ambiental e ensino de sustentabilidade: reflexões no contexto da Administração”, dos autores Leandro Petarnella, Amélia Silveira e Nelson Santos Machado teve como objetivo revisar e refletir sobre a educação ambiental e o ensino de sustentabilidade, no campo da Administração, mais especificamente, em Programas de Pósgraduação Stricto Sensu desta área.
No segundo trabalho intitulado “Reflexões empíricas sobre a dimensão social da sustentabilidade em cadeias de suprimento: o que precisa mudar?”, as autoras Ana Paula Ferreira Alves e Minelle Enéas da Silva apresentaram um estudo cujo objetivo foi identificar a aplicação de aspectos sociais em cadeias de suprimento de uma empresa de confecções brasileira.
O artigo “Captação e aproveitamento da água das chuvas: O caminho para uma escola sustentável”, dos autores Jamila El Tugoz, Geysler Rogis Flor Bertolini e Loreni Teresinha Brandalise, teve como objetivo avaliar os resultados obtidos com a utilização de cisternas para a captação e uso da água pluvial, em uma escola estadual do Paraná, no município de Marechal Cândido Rondon.
Na sequência o artigo “Geração de trabalho e renda por meio do cooperativismo”, dos autores Eliana Vileide Guardabassio, Raquel da Silva Pereira e Wilson Aparecido Costa de Amorim, teve como objetivo verificar as contribuições do cooperativismo para a geração de trabalho e renda, proporcionando transformação social e resgate da cidadania, além de contribuir para a sustentabilidade.
O artigo intitulado “Estudo do comportamento ambiental da população de Wenceslau Braz - PR em relação aos resíduos sólidos urbanos”, dos autores Mauro Januário, Flávia Regina Fernandes, Maria Apparecida Valerio e Rogério Barbosa Macedo, teve como objetivo estudar a percepção ambiental das pessoas em relação ao tratamento dos resíduos sólidos.
O sexto artigo “A logística reversa de pós-consumo: Um estudo de caso na Cooperativa Cootre de Esteio – RS”, dos autores Ramon Krupp, Rafael Mozart da Silva e Guilherme Bergmann Borges Vieira, buscou identificar as práticas de logística reversa de pós-consumo realizadas por uma cooperativa de reciclagem de resíduos localizada na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul.
O estudo “Modelo para avaliação ambiental em sistemas produtivos industriais: Um estudo de caso em uma Indústria de transformação de plástico”, dos autores Francine Comunello, Larissa de Lima Trindade e Moacir Francisco Deimling, teve como foco analisar de que modo está sendo realizada a gestão ambiental do setor produtivo na Indústria Beta, de Chapecó – Santa Catarina.
No oitavo artigo intitulado “Microempreendedores individuais: Um estudo sobre suas ações e percepções frente às exigências do desenvolvimento sustentável”, dos autores Nilton dos Santos Portugal, Sabrina Soares da Silva, Pedro dos Santos Portugal Júnior e Alessandro Ferreira Alves, o objetivo foi compreender os padrões de gerenciamento sustentável de empreendedores na microrregião de Varginha – Minas Gerais..
Já o trabalho intitulado “Cooperação universidade - empresa em uma usina hidrelétrica: estudo de cooperações na área de gestão ambiental”, dos autores Fabricio Mussi, José Pedro Pedroso e Karl Stoeckl, analisou as relações de parceria estabelecidas entre uma usina universidades e institutos de pesquisa visando identificar especificidades das parcerias em gestão ambiental e com usinas hidrelétricas.
Finalmente, no último artigo desta edição “Silvicultura: Cenários prospectivos para geração de energia elétrica”, os autores Henrique Dias Blois, Edevaldo aris, Maitê Peres Carvalho e Bruno Blois Nunes, objetivou a construção de cenários futuros para o setor de geração de energia elétrica a partir de resíduos e subprodutos provenientes da silvicultura na região do Vale do Taquari e Alto da Serra do Botucaraí, centro norte do estado do Rio Grande do Sul.
Agradecemos a contribuição de todos os profissionais envolvidos pela dedicação para a elaboração dessa edição: avaliadores, membros do Conselho Editorial e do Comitê Científico, revisores normativos e assistentes editoriais, como também os autores que submeteram os seus artigos e que escolheram a Revista GeAS como canal científico de divulgação para as suas pesquisas.
Aproveitamos o ensejo para renovar o convite a todos para publicar seus artigos em nossa Revista, que recebe artigos em fluxo contínuo.
Ótima leitura a todos!