Editorial

Comentário Editorial: Revista GeAS

Claudia Terezinha Kniess
Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Brasil
Mauro Silva Ruiz
Universidade Nove de Julho, Brasil

Comentário Editorial: Revista GeAS

Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, vol. 7, núm. 1, pp. 1-4, 2018

Universidade Nove de Julho

Editorial Revista GeAS v. 7 n. 1 jan./abr. 2018

Caros leitores,

É com satisfação que apresentamos a primeira edição do ano de 2018 da Revista Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Revista GeAS.

A Revista GeAS consolida-se a cada edição como um importante meio para divulgação e discussão de trabalhos científicos que contribuem com o avanço das pesquisas na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, agora com a ampliação do seu alcance por meio do renomado indexador internacional: Emerging Sources Citation Index da Web of Science (ESCI). Destaca-se que em 2016 a Revista GeAS passou a ser indexada também no Sistema de Información Científica Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal.

A revista GeAS é classificada como Qualis B2 na área de avaliação da CAPES Administração e Qualis B3 na área Planejamento Urbano Regional / Demografia. Ressalta-se o expressivo número de submissões de artigos que a revista GeAS recebe periodicamente, reforçando seu importante papel na divulgação do conhecimento junto à comunidade científica.

A presente edição da Revista GeAS contempla um conjunto de dez artigos selecionados por meio da avaliação por pares em sistema blind review, que abrangem temáticas de interesse no contexto acadêmico e empresarial, como também da comunidade de modo geral. Os artigos publicados nesta edição discutem temas relacionados a: percepção ambiental de consumidores; turismo e sustentabilidade em unidades de conservação; dissertações da área de Administração que abordam a temática da sustentabilidade; antropologia ecológica a serviço da sustentabilidade; informações ambientais; logística reversa em vasilhames de vidro; ecoinovação na agroindústria sucroenergética; patentes verdes e o setor de abrasivos; evidenciação das mudanças climáticas em empresas participantes do Carbon Disclosure Project (CDP); entre outros.

Os artigos publicados nessa edição são derivados de instituições de diferentes estados do Brasil, tais como: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA; Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP; Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV-EAESP; Universidade Nove de Julho – UNINOVE e Universidade Federal da Bahia - UFBA.

O primeiro artigo intitulado “Percepção do Consumidor e a Gestão Ambiental em Oficina Mecânica no Oeste Paranaense”, dos autores Ronaldo José Seramim, Tamara Pereira Zanella, Jerry Adriani Johann e Geysler Rogis Flor Bertolini, teve como objetivo identificar o conhecimento e comportamento de clientes potenciais em relação ao meio ambiente, além de analisar variáveis sobre a valorização em relação às ações ambientais desenvolvidas em oficina mecânica, no oeste do estado do Paraná.

No segundo trabalho intitulado “Percepção Ambiental dos Usuários de Bandeira em Relação ao Ciclo de Vida do Produto”, os autores Sergio Roberto Tomasetto e Loreni Teresinha Brandalise identificaram e analisaram a percepção dos usuários de bandeiras em relação ao ciclo de vida do produto, em uma indústria de bandeiras localizada na cidade de Cascavel, região oeste do Estado do Paraná.

O artigo “Turismo e Sustentabilidade em Unidades de Conservação: Um Estudo sobre as alternativas de emprego e renda na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape-PB”, dos autores Joelma Abrantes Guedes Temoteo, Jammilly Mikaela Fagundes Brandão e Maria Cristina Crispim, teve como objetivo analisar as alternativas de emprego e renda nas proximidades da Área de Proteção Ambiental - APA da Barra do Rio Mamanguape, estado da Paraíba.

Na sequência, o artigo “Análise das Dissertações Acadêmicas sobre o Tema Sustentabilidade nos Mestrados em Administração: Mapeando o Panorama Gaúcho”, dos autores Carolina Sampaio Marques e Marcelo Trevisan, teve como foco analisar as características da produção de dissertações dos cur­sos de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA), na área de Sustentabilidade, no Rio Grande do Sul.

No ensaio intitulado “Antropologia Ecológica: uma Área da Ciência a Serviço da Sustentabilidade”, dos autores Homero Jorge Mazzola e Bruno Giovanni Mazzola, o objetivo foi discutir como a antropologia pode contribuir na discussão das incertezas atuais relacionadas às mudanças ambientais e, a partir do entendimento do homem e de suas relações com o ambiente natural, propiciar novos conhecimentos que suportem a construção de uma nova cultura ecológica e de uma sociedade verdadeiramente sustentável.

O sexto artigo intitulado “Estudo sobre Variáveis Determinantes do Nível de Divulgação de Informações Voluntárias Ambientais”, dos autores Juciléia Giacomin, Ernani Ott e Tadeu Grando, teve como objetivo verificar as variáveis determinantes da divulgação voluntária de informações de caráter ambiental, de uma amostra de quarenta e sete companhias abertas listadas na B3 - Brasil Bolsa Balcão, e classificadas como de alto impacto ambiental, evidenciadas nos Relatórios de Sustentabilidade e Relatório da Administração, correspondentes ao exercício social de 2013.

O artigo “Análise das Práticas de Logística Reversa Aplicadas aos Vasilhames de Vidro em uma Engarrafadora de Bebidas”, das autoras Alice Josefa Andrade Martins, Maria Luciana de Almeida e Déborah Maria da Silva Souza, teve como foco compreender como se desenvolve o ciclo reverso dos vasilhames de vidro em uma engarrafadora de bebidas.

Na sequência, o estudo intitulado “Ecoinovação em uma Agroindústria Sucroenergética: a Implantação do Projeto de Águas Residuais Zero”, dos autores Bruna Sousa Ferreira, David Ferreira Lopes Santos, André Gustavo de Brito Thomaz e Marcelo Girotto, é um relato técnico que analisou o potencial de projetos de ecoinovação aplicados em uma usina sucroenergética com vistas ao gerenciamento adequado do processo de captação, reuso e descarte de água, visando diminuição de custos operacionais e melhoria dos aspectos ambientais.

Já o artigo “Patentes Verdes e o Setor de Fabricação de Abrasivos no Brasil: Discutindo o Potencial Estratégico do Programa à Luz do Shared Value”, dos autores Ana Graziele Lourenço Toledo e Leonardo Augusto de Campos, discute e propõe a utilização do programa de patentes verdes como forma de materialização do shared value na indústria de abrasivos no Brasil.

No décimo e último trabalho dessa edição, intitulado “Fatores Determinantes da Evidenciação das Mudanças Climáticas nas Empresas Brasileiras Participantes do Carbon Disclosure Project [CDP]”, os autores Juliano Almeida de Faria, José Célio Silveira Andrade e Sônia Maria da Silva Gomes, adotaram como objetivo identificar os fatores determinantes da evidenciação voluntária de informações sobre enfrentamento das mudanças climáticas, do ponto de vista de especialistas e gestores brasileiros.

Agradecemos a contribuição de todos os profissionais envolvidos pela dedicação para a elaboração dessa edição: avaliadores, membros do Conselho Editorial e do Comitê Científico, revisores normativos e assistentes editoriais, como também os autores que submeteram os seus artigos e que escolheram a Revista GeAS como canal científico de divulgação para as suas pesquisas.

Aproveitamos o ensejo para renovar o convite a todos para submeter seus artigos para a Revista GeAS, que recebe artigos em fluxo contínuo.

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por