EDITORIAL
A Revista Científica Hermes publica a 28ª edição, sendo a terceira edição de 2020. Nesta edição apresentamos 06 artigos nacionais
A seguir apresentamos a síntese dos artigos desta edição para conhecimentos dos leitores:
1. “ Spread das Debêntures brasileiras: uma aplicação da Modelagem de Equações Estruturais sob os direcionadores de Covenants brasileiros”: Este artigo identificou quais são os constructos formados a partir dos direcionadores de covenants que exercem efeito sob o Spread das debêntures emitidas por empresas brasileiras listadas na Brasil, Bolsa e Balcão, no período de 2010 a 2018, sob a hipótese de que os covenants possuem conteúdo informacional e podem influenciar a valorização das debêntures. A amostra é composta por 225 emissões primárias de debêntures de empresas brasileiras.
2. “Cidades com grande fluxo de pessoas: um fator negativo para a sua sustentabilidade”: o presente estudo teve como objetivo central analisar a relação entre fluxo de indivíduos e a sustentabilidade em cidades globais. Para tanto, foram realizados testes estatísticos como correlação bivariada e regressão múltipla, além de uma breve descrição das cidades destacadas.
3. “Mudanças Mudanças ambientais e ações competitivas: um estudo no setor supermercadista de Campina Grande/PB”: Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos das mudanças ambientais nas estratégias competitivas das empresas do setor supermercadista de Campina Grande/PB no período de 2013 a 2017. A pesquisa caracteriza-se qualitativa e utilizou-se de três casos para estudo.
4. “A Aplicação do método STAD na perspectiva do ensino contábil: grupos colaborativos e divisões de rendimento”: o presente estudo objetiva examinar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a eficiência, aplicabilidade e competências do método colaborativo Student Teams Achievement Divisions (STAD) aplicado ao ensino da contabilidade, além de, buscar verificar, empiricamente, a eficiência do STAD aplicado à contabilidade ambiental. A pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa, no formato de estudo de caso, cujos dados foram obtidos através de questionário aberto e observação participante.
5. “ O discurso adotado na correção de erros contábeis e a aderência aos requisito de evidenciação do CPC 23 em empresas listadas na B3”: esse estudo tem o objetivo de analisar o modo como as empresas evidenciam a correção dos erros contábeis em suas notas explicativas, relativas aos exercícios de 2015 a 2018. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, quanto aos seus objetivos, e documental, quanto ao seu delineamento.
6. “A inteligência emocional e social auxiliando o líder a atuar no ciclo de sucesso nas organizações de serviços”: este artigo, baseado em pesquisas bibliográficas, em que foram explorados os componentes da inteligência emocional e social com foco no líder, pesquisando em periódicos científicos, sites e livros, sobretudo os de Goleman, tem como objetivo verificar a possibilidade de correlacionar as práticas do ciclo de sucesso das organizações de serviço com os componentes da inteligência emocional e social que o líder deve desenvolver.