EDITORIAL
EDITORIAL
Revista Alcance, vol. 24, núm. 2, pp. 162-163, 2017
Universidade do Vale do Itajaí
Caros leitores,
Apresentamos a edição do II trimestre de 2017 da Revista Alcance, procurando sempre contribuir com a pesquisa em Administração. Nesta edição – Vol. 24 Número 2 - selecionamos:
um ensaio teórico sobre como competências operacionais são desenvolvidas a partir da abordagem de coevolução;
dois artigos teórico-empíricos no ambiente acadêmico: um na abordagem da relação universidade-empresa, e outro no comportamento empreendedor;
dois estudos bibliométricos: um no campo dos estudos organizacionais e outro no uso de metodologia de pesquisa;
dois artigos teórico-empíricos sobre o uso de práticas em gestão do conhecimento;
um artigo no Fórum de Métodos de Pesquisa em Administração que utiliza o método de mapeamento de conhecimento científico denominado Processo Construtivista de Desenvolvimento de Conhecimento (ProKnow-C);
um Caso para Ensino para disciplinas que tenham por objeto a avaliação de políticas públicas e programas sociais.
O primeiro artigo - “COEVOLUÇÃO E COMPETÊNCIAS OPERACIONAIS: VISÃO PRESENTE E OPORTUNIDADES DE PESQUISAS FUTURAS”. Este ensaio teórico discute como competências operacionais são desenvolvidas a partir da abordagem de coevolução. A criação de competências sob esta abordagem abre novas perspectivas para a pesquisa em Gestão de Operações e, em particular, para o tema Estratégia de Operações.
O segundo artigo – “INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA SOB O ENFOQUE INSTITUCIONALISTA-EVOLUCIONÁRIO” – analisa as dificuldades e os mecanismos facilitadores presentes no processo de interação U-E, a partir do campo empírico das Universidades Públicas de Santa Catarina.
O terceiro artigo – “ATITUDE EMPREENDEDORA EM DISCENTES DE GRADUAÇÃO: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA” – investiga a atitude empreendedora dos discentes de graduação, na perspectiva dos alunos da Universidade Federal de Santa Maria, no campus Frederico Westphalen.
O quarto artigo – “ESTUDOS ORGANIZACIONAIS BASEADOS EM MICHEL DE CERTEAU: A PRODUÇÃO INTERNACIONAL ENTRE 2006 E 2015” – discute a produção científica internacional nos estudos organizacionais dos últimos dez anos. Identifica que a resistência foi a temática mais recorrente, a tática foi o conceito mais usado, e Michel Foucault e Pierre Bourdieu foram os teóricos mais articulados com Michel de Certeau.
O quinto artigo – “INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO, AMBIENTE INTERNO E INTERAÇÃO EXTERNA – QUAL A RELAÇÃO DESSES FATORES COM OS RESULTADOS DA INOVAÇÃO?” – investiga quais dessas dimensões mais influenciam os resultados de inovação. A amostra é constituída por 354 indústrias do Estado do Paraná. Apresenta o ambiente interno como a dimensão que mais contribui.
O sexto artigo – “NÍVEL DE IMPLANTAÇÃO E ALCANCE DAS PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BASE TECNOLÓGICA E FUNCIONAL DE ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL” – analisa as práticas de gestão do conhecimento relacionadas à base tecnológica e funcional a partir do campo empírico de instituição de ensino superior privada.
O sétimo artigo – “GROUNDED THEORY: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM ADMINISTRAÇÃO NO PERÍODO DE 2000 A 2014” – trata de um questionamento: ‘Como estão os resultados das pesquisas feitas por meio da grounded theory no Brasil?’. A pesquisa indica que todos os artigos analisados não produziram uma teoria propriamente dita e sim, na realidade, aproximações teóricas.
No Caso para Ensino, apresenta-se – “A cisterna que Caiu do Céu: Políticas Públicas e Desenvolvimento Local no Semiárido Brasileiro”. Este caso para ensino foi construído para uso em cursos de graduação, especialização ou mestrado profissional em Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Social e Serviço Social para disciplinas que tenham por objeto a avaliação de políticas públicas e programas sociais.
No Fórum de Métodos de Pesquisa em Administração, apresenta-se o artigo “GESTÃO DO CONHECIMENTO E MÍDIAS SOCIAIS: MÉTODO DE BUSCA DE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS PARA INCENTIVAR PESQUISAS FUTURAS”. O método de mapeamento de conhecimento científico, denominado Processo Construtivista de Desenvolvimento de Conhecimento (ProKnow-C), apoiou uma análise bibliométrica e sistêmica de literatura.
Agradecemos a todos autores, enumerados em cada edição de seus artigos, os quais participaram do processo de proposição, análise e revisões e, em especial, a todos os avaliadores que foram fundamentais para o resultado final desta edição.
Desejamos uma boa leitura!